O mercado salvou o Brasil

O mercado salvou o Brasil da bancarrota, mantendo Michel Temer sob tutela.

Leia um trecho da coluna de Vinicius Torres Freire:

“A taxa real de juros cai de novo abaixo de 3% ao ano nestes dias em que Michel Temer tenta dar sobrevida a seu governo de popularidade 3%. O país talvez volte a crescer, depois de três anos regressivos. Apesar de enxovalhado e desprezado pelo país quase inteiro, mantém maioria no Congresso e sua regência é tolerada pelos donos do dinheiro. Não querem mais bagunça. Enfim, no que lhes interessa, o governo Temer não parou de todo, apesar de alguns becos sem saída e de bombas que ficarão para explodir em 2019, por aí.

Sim, a reforma da Previdência é improvável. Até a aprovação de remendos dos deficit do governo é incerta no Congresso. Mas, além do pacotão de reformas aprovado até o caso Temer-Joesley, em maio, o governo continuou a ‘entregar’, como diz o pessoal dos negócios. Teve reforma trabalhista e enxugamento do BNDES, com o fim dos juros subsidiados. Vai passar o cadastro positivo do crédito, entre outras mudanças na área.

Estão no forno uma reforma liberalizante do setor elétrico e a privatização da Eletrobras. Haverá esforço de aprovar alguma simplificação tributária, que não será uma reforma (…).

Tudo isso em apenas ano e meio, feito por um governo de políticos zumbis à porta da cadeia, que nada entendem de economia, sob protetorado da coalizão liberal e dos donos do dinheiro e nenhum outro apoio. Por vias tortas, é histórico.”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 88 comentários
  1. Resumindo, o Brasil, como só não via quem não queria ou idiotas, esteve e está sendo dirigido pelo mercado e em seu único interesse, atacou apenas os direitos da população e chegou ao ponto de revogar a lei Áurea e em melhores condições, nesses tempos em que o que importa é reduzir o trabalho humano, cujos benefícios deveriam ser quase que totalmente para as pessoas, no lugar do que acontece hoje, para os donos do dinheiro, sem que ninguém faça algo a respeito. E ainda tem idiota que defende, sem incluir os remunerados como esses últimos.

  2. Falta de assunto. Deixem de fofocas. O trabalho do temer está de bom tamanho. Ele fica até jan19. Juros, inflação e ajuste fiscal apontam p bom futuro. Então não encham o saco. Mudem a pauta globo. Não deu.

  3. Esqueceram de citar q ainda por cima Temer fez tdo isso correndo em zig zag em campo minado p se livar das granadas q lhe foram dirigidas por quem queria aplicar um golpe e colocar um fantoche (da Rede Goebels?) em seu lugar. Infelizmente só podemos conjecturar como o país estaria se tivessem deixado Temer trabalhar sendo singido pela população como estava acontecendo nos primeiros meses. O golpe fracassado não apenas tirou força do Presidente mas tbm o afastou da voz das ruas.

  4. O mercado salvou o Brasil e Temer salvou o mercado. Reconheçam!!!, é mais elegante. Despeito não faz bem para ninguém. É só pensar como estava naufragando o barco da economia no fim da “era Dilma”.

  5. Quer saber? Lula disse que os bancos nunca lucraram tanto como no governo dele, mas taí, Temer perdoando todo tipo de dividas dos bancos, por onde escoaram mais de 3 trilhões em corrupção, do LASTRO DA ECONOMIA. E a tal ciência, não junta esses valores com O PIB. Nem o PIB é real nesta zona. Mas, o fisco sabe muito bem onde achar meu pouco dinheiro. Dinheiro muito, NÃO. Nem o Tesouro sabe onde foi parar essa grana que daria para fundar outro país, nem os economistas, nem os bancos públicos, nem o Governo… É no mínimo estranho.

  6. Que título podre deste post. Bem ou mal, 1° Cunha e agora Temer são os ‘bandidos’ favoritos que nos LIVRARAM do PT DILMA LULA e a desventura economica de pelegos ladroes.

  7. O Brasil que teve uma melhora, foi o do Capital…mas o povão, diferentemente do povo americano, aqui não aplica em bolsa…Logo este papo que a economia está melhorando ainda não atingiu os pobres…e não adianta ficar falando que foi graças ao Temer…na hora que os preços baixarem nos supermercados, e o povo voltar a ter emprego, aí sim digam que melhorou…

    1. Temer é um pobre coitado. Espremido entre 3 escravidões: O mercado que o sustenta. A usura da sua base comprada no Congresso, e o MEDO DE MORO.

    2. Só para informar aos que não conhecem bolsa, para o mercado o que indica deu valor, se atingiu o topo ou o fundo, é o seu valor em dólares, no caso da Bovespa o topo em dólares transformado em real foi de mais de 133000 pontos e hoje está em apenas 76800, ~44% abaixo ao contrário da mentira divulgada para enganar quem não acompanha, ou seja, quase todo mundo é quando isso é divulgado osantagonistas pertencente a uma financeira, esconde isso. Todos comprados, a mesma financeira que quando a bolsa desmanchava não recomendava compra e comprava tudo, novos é que eles não são.

    3. Tudo está interligado. Se você acha que capital é só investir em bolsa e que não tem nada a ver com a vida do “povão”, sinto muito, mas não entende nada de economia. Se bem que com essa conversa, o mais provável é que seja apenas mais um trollzinho petista.

    4. Quer saber? Lula disse que os bancos nunca lucraram tanto como no governo dele, mas taí Temer perdoando todo tipo de dividas dos bancos, por onde escoaram mais de 3 trilhões em corrupção, do LASTRO DA ECONOMIA. E a tal ciência, não junta esses valores com O PIB. Nem o PIB é real nesta zona. Mas, o fisco sabe muito bem onde achar meu pouco dinheiro. Dinheiro muito, NÃO. Nem o Tesouro sabe onde foi parar essa grana que daria para fundar outro país, nem os economistas, nem os bancos públicos, nem o Governo… É no mínimo estranho.

    1. Aquela privataria foi o maior engodo desde a emenda da reeleição. Gostaria de saber como um país que precisa captar dinheiro e investimentos, DÁ o dinheiro para o cara comprar as porcarias, ao invés de fazer ele trazer dinheiro de fora. E de quebra, desvincula receitas para anistiar débitos das porcarias, como os da previdência.

  8. Durante o governo Lula, a bolsa fez seguidos recordes históricos (saiu de 10.000 pra 75.000 pontos), o dólar se valorizou continuamente e os juros atingiram, à época, patamares mínimos históricos. O Brasil virou investment grade e o risco país chegou aos mais baixos patamares da história.
    Quando a Dilma interveio na energia e cortou juros por decreto o mercado aplaudiu. A bolsa subiu e os juros futuros caíram.

    E enquanto isso os dois trabalhavam pra afundar o Brasil na maior crise financeira, política e moral da história – da qual provavelmente não vai sair nunca mais.

    O mercado é movido pelos seus próprios interesses de curto prazo. Quando tudo está bem no mundo (como está agora) tudo melhora. Mas acreditar que o mercado serve para balizar políticos é coisa de quem não entende nada. Quem não entende nada a ponto de achar que a melhor solução pro Brasil é o Luciano Huck.

  9. Engraçado é ver desempregados nas ruas, nas ilas para qualquer coisa, comentando: Olha, a Bolsa disparou outra vez! E não tem um putto no bolso nem pra comprar um bilhete da loteria ou jogar no bicho. Acha que o capital parasitário da Bolsa significa que os filhos dele não precisarão comer RAÇÃO DE LIXO INTERROMPIDO. E eu só posso rir… (Ah, voltei para dizer que as péssimas notícias sobre o SUS ocupam sempre os últimos espaços dos jornais)

    1. Trabalho com o KU livre. As mãos livres e a BOCA LIVRE. Tipo assim: não preciso dar o ku a ninguém. Não preciso me agarrar no pau de ninguém, e minha boquinha carnuda não precisa lamber o saco de ninguém. Você podia procurar um emprego assim e sair dessa vida…

    2. hehehehehe! Teu Ku tem dono. Tua mãos tem algemas. E na tua boca cresce pentelho do saco dos outros. Agora, vai fazer alguma coisa útil para preencher seu vácuo existencial. Tô vendo a saída de Temer do hospital vestido com fraudas geriátricas. Esse povo é muito criativo…rsrs

    3. hehehehehe! Teu Ku tem dono. Tua mãos tem algemas. E na tua boca cresce pentelho do saco dos outros. Agora, vai fazer alguma coisa útil para preencher seu vácuo existencial. Tô vendo a saída de Temer do hospital vestido com fraLdas geriátricas. Esse povo é muito criativo…rsrs (desculpe a troca do L pelo U, mas é que a palavra FRAUDE, em se tratando de Temer, me persegue como uma obsessão)

    4. Esquenta não. Não espere que eu fique passiva diante de agressores que só pensam naquilo… Até porque não procuram mais nada para pensar. Falo a linguagem que eles entendem. SEM FILTROS.

  10. Fui às ruas, carregando 3 crianças e um marido comigo, 2 vezes, para tirar uma presidente incapacitada mentalmente, na minha opinião, do poder. Sabia bem o que era o PMDB, me lembro do PMDB no governo de Minas, um horror sem fim. Mas foi um alívio ouvir Temer falar, ao invés de Lula ou Dilma. Foi um alívio ver pequenas e médias empresas minimamente se recuperarem. E, por mais que continue sem gostar ou confiar no partido no poder, ou em qualquer outro político da atualidade, com raras 4 ou 5 exceções, no quesito honestidade, especialmente, não tive forças para sair às ruas berrando “Fora, Temer”. Gritarei nas urnas “fora, Corruptos”, e apoiarei os 4 ou 5 em que acho que poderei confiar. Na minha cidade, no interior de MG, vejo as pessoas se recuperarem minimamente, mas com esperança. Então, não acho que possa exigir mais sacrifícios do meu povo, no momento, como aguentar uma nova mudança. Maia não deveria ser nenhuma grande mudança, mas é mais um trauma. Não quero isso. Quero um pais normal, pelo menos por enquanto. E rezo.

    1. Tambem acho.So nao ter q ouvir aquela ignoranta falando,com aquela aparencia e atitude repelente,cercada de bagacos e incompetentes,ja foi um progresso .Temer nao he um santinho,mas pelo menos sabe o q fazer na economia.Os efeitos ja estao ai,e o alivio generalizado q nao seremos uma economia marxista por eqto.Mas continua a ameaca eqto a dupla sinistra anta-molusco continuarem soltos.Se eles voltarem seremos a prox cuba ou venezuela com certeza.

    2. Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe, no caso essa recuperação mínima sempre acontece é, se as coisas continuarem, o último sopro. Caso interessem por mais, leiam meu comentário anterior.

  11. Engraçado e ver desempregados nas ruas, nas ilas para qualquer coisa, comentando: Olha, a Bolsa disparou outra vez! E não tem um putto no bolso nem pra comprar um bilhete da loteria ou jogar no bicho. Acha que o capital parasitário da Bolsa significa que os filhos dele não precisarão comer RAÇÃO DE LIXO INTERROMPIDO. E eu só posso rir…

  12. Prefiro acreditar na meteorologia. Os flatos da economia estão cada vez mais curtos. Nem se pode chamar de soluços. Tem que baixar a taxa de jutos pra pegar o dinheiro do décimo terceiro salário do povo. Olhem bem a época do ano. Esperem espetaculosidades sobre o aumento de vagas do setor de serviços, é quando as notícias dão a impressão que estamos a caminho do pleno emprego… Daí vem Janeiro. Que MATRIX do caramba!

  13. Trabelhei 25 anos no mercado financeiro e posso garantir que o mercado não salva, o mercado é “salvo”. Se as medidas corretas não tivessem sido adotadas, não haveria mais mercado ou seria igual ao da Venezuela.

    1. Pois é você trabalhou e está correto, só que não explicou quais foram essas medidas salvadoras e seus efeitos e a quem beneficiou e suas consequências, já que até agora não produziram efeitos, só expectativas.

  14. Temer foi a melhor coisa dos últimos anos para esse país e isso foi inegável. Imaginem um pouco se Dilma continuasse com as suas medidaS Marxistas para a economia, apenas reflitam um pouco. Com certeza estariamos perto de uma Venezuela. Se Bolsonaro assumir em 2019 nosso país terá uma nova cara e colocaremos Liberais e conservadores no congresso para essa esse país caminha para frente. Temer pode ser tudo o que não presta como um ser humano, mas reconheço que o Governo dele só está atrás do primeiro governo de FHC.

    1. Em primeiro lugar o plano real foi do governo Itamar, em segundo foi o principal responsável por tudo que veio depois, sua herança maldita tão usada pelo coisa ruim foi ele o 9 dedos, não criou as condições para, já que foi tão bom, para eleição de seu candidato e, ao contrário, comemorou a eleição, criou todas medidas que permitiram a corrupção, o cartão corporativo, a dispensa de licitação na Petrobras, os programas sociais sem que fossem garantidos por lei, permitindo a criação do maior curral eleitoral do planeta, só perdendo para a Venezuela que faz seu para aprovar tudo, cruadir do foro de São Paulo, resumindo, um completo filho de uma, ainda não sendo assim classificado pelo politicamente correto, terapeuta sexual. Quanto ao avô do filho da Marcela, um ladrão confesso em rede nacional, responsável juntamente pelo cancro Sarney por tudo de ruim após o regime militar, ai contrário dele, sempre atuando nas sombras e na garagem em seu governo e principal responsável por sustentaram o governo do PT, até que aproveitando da situação, deu uma rasteira na “presidenta”e passou a agir pessoalmente sem preocupar com o viria depois na política, garantindo com JBS uma aposentadoria.

  15. Mercado não salva ninguém. Só eles mesmos.
    Quem salvou o Brasil da bancarrota na TERRA DEVASTADA pelo MENTIROSO LULA e pela BARANGA DE BH foi o AGRONEGÓCIO.
    O resto é especulação e propinagem.

  16. Perdão, Antagonistas, mas vocês mesmo disseram aqui, em Junho, antes da votação da primeira “denúncia” de Janot, que “O mercado já havia precificado a saída de Temer e que ela não era problema”, lembram? E para que não fique nenhuma margem a dúvidas, o título do postzinho vagabundo era “Quem precisa de Temer?”. E agora vocês vêm com esta para tentarem ludubriar incautos e posarem de grandes analistas? Façam-me o favor: aceitem que vocês não acertam uma e, repito, chamam urgentemente alguém capaz de exorcizar a urucubaca mortal que assola esta joça e derruba tudo o que vocês prevêm e/ou apóiam…

  17. Esse “mercado” é uma grande farsa. Tem um ótimo documentário que fala sobre os “sufocadores econômicos”, que resumindo, diz que quando um governo não faz aquilo que certos organismos internacionais querem, o país é sufocado economicamente.

  18. É muita desonestidade, caras, vocês a cada dia se superam. O mercado salvou o Brasil? Tenham vergonha nestas caras de pau e admitam, o mérito é do Temer ao ditar e apoiar as políticas certas para a recuperação da economia arrebentada pelo PT, via Dilma, invenção desta maldição que paira sobre o Brasil, chamada Lula. Incrível o que Temer tem conseguido no meio deste bombardeio constante por parte do que de pior e de mais poderoso o Brasil possui: uma justiça e jornalismo sem qualquer senso de responsabilidade com o país, vale dizer, com os mais pobres, primeiros resgatados com a retomada da economia. É de dar nojo estes falsos moralistas ideológicos e defensores do caos para especulação.

  19. QUEREM SABER UMA VERDADE/VERDADEIRA: O que renova as esperanças do povo, são as operações da Lava.Jato prendendo corruptos, isso nos traz um sentimento de vingança contra essa gentalha que nos rouba a anos. Essa suruba política entre eles na briga pelo butim, já cansou ninguém quer saber disso. O povo quer prisão, cadeia de verdade nessa gente. O resto faz dormir a indignação.

    1. Penso da mesma forma, só me interessa o aprofundamento da Lava.Jato, o resto eu já assisti esse filme N vezes, e os bandidos todos se salvam para o próximo episódio.

    1. Mudanças pontuais? Até agora atendeu exclusivamente ao mercado e grandes empresários, os ” patos” da FIESP, com reformas que apenas tiraram direitos da população e cujos efeitos passarão a ser sentidos no próximo mês, com entrada em vigor da reforma trabalhista, que além de inviabilizar o recebimento dos direitos trabalhistas, a redução da arrecadação do INSS como consequência, e em nada afetando os empregados do setor público, a côrte da nova república.

  20. É o mesmo mercado que se cala diante de coisas desse tipo:
    =================================================
    Empréstimo do Gilmar com o Bradesco é coisa mais séria, não posso esconder a verdade sobre o ministro.
    =================================================
    #QueroUmBrasilÉtico
    #ProfessorLFG
    #ForaGilmar.

    https://www.facebook.com/luizflaviogomesoficial/videos/525161321184769/

  21. É para imaginar como o Brasil estaria bem se tivesse um presidente que respeitasse as leis, se tivesse governança e não gatunagem dum governo arrogante e sem projeto nenhum para o país.

  22. Temer com suas acertadas medidas. Fez o que não foi feito em 13 anos de Governos Petistas, estes sim quebraram o pais, levaram à maior recessão já presenciada neste Pais, e ao maior esquema de corrupção. Temer esta salvando o pais e o Mercado…Isso tenham vergonha e falem a verdade anbestesitastasssss

  23. Resumindo, o Brasil, como só não via quem não queria ou idiotas, esteve e está sendo dirigido pelo mercado e em seu único interesse, atacou apenas os direitos da população e chegou ao ponto de revogar a lei Áurea e em melhores condições, nesses tempos em que o que importa é reduzir o trabalho humano, cujos benefícios deveriam ser quase que totalmente para as pessoas, no lugar do que acontece hoje, para os donos do dinheiro, sem que ninguém faça algo a respeito.

    1. VAI RECLAMANDO…VAI…
      LOGO…LOGO…OS ROBOS
      IRÃO TOMAR O LUGAR
      DAS PESSOAS…TIRAR
      AS PESSOAS DE SEUS
      TRABALHOS AVILTANTES
      E INFERIORES…
      E O QUE O POVO
      FARÁ???
      BEM…É BOM PENSAR
      SERIAMENTE NISSO.
      ROBOS NÃO TEM CLT.

  24. Isso está parecendo apoio do empresariado (verdadeiros donos do país) a candidatura de Henrique Meirelles a presidente 2018, não entrando no mérito, há um limite entre atender o “dinheiro” em detrimento do trabalho. É um flanco aberto ao populismo. Depois não reclamem do povo.

  25. NOJO DESTE POST.

    Falácia rasteira de quem NÃO APRENDEU NADA SOBRE O LULISMO.
    durante 13 anos O Mercado falou a EXATA MESMA COISA enquanto Lula também Diminuiu a SELIC na MARRETADA para 7% aa, e o mesmo MEIRELLES fez mais do mesmo (Cara de Paisagem INCENTIVANDO O ENDIVIDAMENTE das famílias via juros aritificialmente baixos e suposta inflação controlada, exatamente a mesma receita).

    Tem gente no Mercado de Capitais tem tem a mente de um Guri, e se acha ‘Assessor e Sumidade’. é Muito SIMPLES, Juros baixo = envididamente, = inflação = Desemprego,= RENOVAÇÃO DA DESGRAÇA DILMA logo mais á frente.

    FALOU O LEGÍTIMO,
    que tem 100% DE VATICÍNIOS CORRETOS nestes espaço.

    1. NOJO DE MIM MESMO!!
      SOU UM PETISTA E NÃO TIVE CORAGEM DE SAIR DO ARMÁRIO!!
      AMO A GLOBO!!
      AMO O JANOT!
      AMO O CAETANO VELOSO!!
      NÃO ESTOU CONSEGUINDO SEGURAR A FRANGA!!

    2. Parece que estou lendo os jornais da época do mensalão. Dizia-se exatamente a mesma coisa: o mercado está satisfeito, a estabilidade é o que importa, a renda da população está aumentando, etc, etc, etc. Agora vejam o preço que pagamos por isso. E quanto vamos pagar no futuro como consequência do rouba mas faz do Temer ?
      Nunca aquela famosa história, lenda, a respeito do Fausto que vendeu a alma ao diabo para obter a juventude foi tão real.

    1. CORRETO,

      são um monte de INEXPERIENTES (de pouca idade, normalmente até 30a), que se acha ‘Luz da Razão’, e só vê o INSTANTÂNEO (o quadro momentâneo, não sabem fazer previsões, não sabem SEQUER analisar que sta FÓRMULA já foi aplicada por Lula , igualzinho).

  26. Se baixar juros fosse a única solução, seria fácil. Tenham cuidado em falar da taxa selic. Nenhum país sobrevive com taxas zero. O Japão vive forçando a inflação. Daqui a pouco os bananeiros começam a gastar o que não podem, e a bolha volta.

    1. Correto!
      é SUICÍDIO o que estão fazendo com a SELIC,
      mostra que o BC é um orgaõ POLÍTICO a SOLDO DE TEMER,
      Qualquer economista SÉRIO , sabe que o Brasil não tem ESTRUTURA para viver com juros muito baixos.

      Basta ver a PRESSA com que abaixaram os juros, para notar que foi tudo ORQUESTRADO para SALVAR TEMER.

  27. Meu candidato será aquele que: 1) quer Lula, Dilma, Aécio e Temer na cadeia; 2) quer a aprovação das 10 medidas contra a corrupção na forma original proposta pelo MP; 3) quer uma reforma tributária; 4) quer uma reforma da previdência que atua primeiro nos privilégios (aposentadorias integrais) e fraudes e só depois discuta idade mínima; 5) mantenha os programas sociais do minha casa minha vida e bolsa família com aprimoramentos; 6) que seja de um partido fora do eixo PSDB-PT-PMDB-PP-PDT-PCdoB.

    1. Meu candidato será aquele que, a partir de 1 de janeiro de 2019, se comprometa com o crescimento da produtividade na economia. Para isso, é fundamental que, antes, haja sinalização de que a reforma da previdência será implementada (reforma da previdência = idade mínima + redução das vantagens de funcionários públicos + etc), além de outros ajustes como a implementação da reforma trabalhista, reforma da educação… Se, para isso, tiver que aguentar o Temer até 31 de dezembro de 2018, que seja. O importante é que, até lá, a equipe econômica Meireles-Goldfajn-Parente se mantenha em alta. Depois disso, se quiserem enjaular o Temer, junto com Lula e Aécio, têm o meu aval.

    2. Enquanto os políticos se consideram acima da lei e o judiciário acima da constituição e com uma população ignorante, isso não vai acontecer nunca, nem Cristo sem usar os poderes do pai daria jeito nessa esbórnia. É preciso com urgência, pra ontem, que a população assuma e exija uma intervenção civico-militar, constitucional, exigindo o apoio das forças armadas, que até agora permanecem omissas, enquanto assistem uma quadrilha formada por todos os políticos, garantida pelo alto escalão do judiciário, os nomeados e pelos órgãos de controle e regularização, com uma imprensa, comprada, vendida ou silenciada.

    3. Para quem viu, no período dos governos militares, a proliferação de estatais e emissão desenfreada de moeda, ler alguém defendendo a intervenção das FFAA como meio de salvação do país, soa como piada de mau gosto. Quem tem um pouco de memória, viu, no governo Dilma, um arcabouço muito semelhante ao governo Geisel. Quem quer de volta algo assim?