O país vai virar um grande Rio de Janeiro?

Henrique Meirelles, em evento agora na FGV do Rio de Janeiro, defendeu a reforma da Previdência — sim, alguém do governo voltou a tocar no assunto.

Ele disse ser óbvio que a população será sempre contra à proposta se a pergunta for: “Você é a favor de que o governo retire seus direitos?”

O questionamento correto, acrescentou o ministro, seria: “Você prefere aposentar, em tese, um pouco mais cedo e não ter certeza de que vai receber a sua aposentadoria ou aposentar mais tarde e ter certeza de que vai recebê-la?”

Em seguida, Meirelles usou a situação financeira do Rio de Janeiro para ilustrar como o país poderá ficar se a reforma não avançar.

“Não vou precisar elaborar muito porque estou no Rio de Janeiro, não é verdade? Previdência quebra… Se a reforma não for aprovada, o país inteiro vai ficar nesta situação.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 73 comentários
  1. Oantagonista, pesquise quanto, no total, empresas devem ao INSS, por favor…Provavelmente de bilhão para fora. Com isto se verá o porque do déficit. Se é que ele existe realmente …

  2. Alex, onde está esta lei, quem entrou no serviço publico depois de 2003 tem a seguinte regra: aposentadoria pelo ultimo salario e paridade, homem 60 anos e mulher 55, Art.6 EC 41/2003, essa que eu saiba foi a ultima, mas a justiça ainda está concedendo muitas vantagens a quem perdeu alguns direitos. Acho que o servidor deve ter um bom salario, mas do jeito que está vai matar a galinha de ovos de ouro, que ja está acontecendo.

  3. Zani, Eu até poderia te aconselhar a fazer um concurso público, mas seria em vão por sua falta de informação. Servidores públicos que entraram a partir de +- 2005 já se aposentam pelo regime geral

  4. Meirelles é um RATO de Porão que ajudou Lula, Dilma, JBS, Temer a roubar o país. Enriqueceu se alimentando às bordas do poder, carimbando os assaltos ao dinheiro público dos pagadores de impostos. E a população vai pagar a conta de novo? MEIRELLES, TENTE ANDAR PELAS RUAS PARA VER COMO O SENHOR SERÁ RECEBIDO POR QUEM ESTA SENDO COTIDIANAMENTE ROUBADO…

  5. Eu sou capaz de respeitar um filho da m@e que haja com desprezo pelas pessoas,porque não tem nada a perder… Mas eu não consigo respeitar um filho da m@e que haja com desprezo pelas pessoas porque não tem nada a perder e estabeleça um raciocínio desprezivelmente medíocre como este cidadão… Meirelles você é desprezível !

  6. Mas tem que reformar quem quebra a previdência, não eu! Joga na HP a seguinte continha: CHS 286000 FV; 200 PMT; 8,0849 i; n = 32! Qual é a resposta? Se meu salário é de R$ 2.000 e eu aplicar 10% dele na poupança, preciso poupar 32 anos para ter meu salário garantido todo mês, além de um capital de 286 mil reais para deixar de herança!

  7. O Caco, o socorrista seja do SAMU ou RESGATE, o enfermeiro, policial, o atendente do UPA, são responsáveis pela má gestão há décadas do setor público? Ou as indicações dos políticos que a população insiste em manterem no poder é que roubam o dinheiro do imposto? Só pra lembrar, senadores e dep. federais juntos com empresários e bancos devem mais de 400 bilhões ao cofre público. Precisamos de reformas mesmo, mas onde? Se as reformas forem no sentido das já referidas não seremos um Rio de Janeiro, mas uma África.

  8. Nos queremos reforma do setor público. Dez milhões de funcionários ativos e inativos, 5% da população, consomem 95% de tudo o que é arrecadado. Um escândalo. Chega de estabilidade de servidores públicos, chega de greve a cada seis meses para aumentar salários, chega de salários que são o dobro ou triplo dos praticados no mercado, chega de cotas para quem quer que seja. Tem que extinguir mais de 20 ministérios. Tem que reformar o setor público, viu?

  9. Infelizmente o homem está certo, o sistema de aposentadoria e contratação de servidores publico e cruel ao restante do pais. É so ver nos sites transparencias dos governos (municipais, estaduais e federal) os salarios do pessoal e tem que ser sustentado até o resto da vida com vencimentos de 40, 30, com duas ou três aposentadorias ou até cinco. A unica solução é os agentes(politicos em geral) e servidores publicos entrarem no Regime Geral da previdencia, caso contrario podem prender todos os corruptos que não adianta.

  10. Esse papo do Meirelles lembra a escolha entre ser rico com saúde ou ser pobre sem saúde!… O roubo continuado e o intervencionismo na economia promovido para enriquecimento de poucos tem provocado contínua degradação das obrigações dos Estado. Na falta de recursos, a conta sempre fica pros mais fracos e sem representação política…

  11. Bom motivo pra comecar a cortar gastos: ministérios inúteis, universidades “grátis” e um monte de cargos públicos. Mas, como Temer está e ficará capenga por algum tempo é preciso contar com muitos cargos, de preferência com foro privilegiado, para agradar os partido$ que o apoiam. Meirelles podia explicar pq neste país até favelado paga imposto de renda.

  12. Um a madrugada dessa assisti a re-apresentação sda CPI da Preividencia , e la estava representante da Americanas .com e Pão de Açucar , mostravam, o valor da dívida dessas lojas com a previdencia, fiquei até estarrecida, e porque não existe fiscalização / Receita para cobrar estas taxas obrigatória, desconta do funcionário mas não recolhe/

  13. A situação é crítica e não há outra saída. Mas também precisa ser repensada. Tudo o que vemos são crises, seguidas de reformas e de novas crises e, novamente, de outras reformas. O problema é cíclico e natural em função de fatores diversos, como o envelhecimento da população, a perda da força de trabalho e os vários benefícios a ela atrelados. É preciso rever o sistema e sua obrigatoriedade, estimular o povo a administrar seus próprios recursos para uma aposentadoria futura. A Previdência até poderia continuar, mas como opção.

  14. E de carreirismo no serviço público, o clã BolsoEstado entende. O BolsoPai é Deputado carreirista, os BolsoFilhos Deputados e Vereadores, e o BolsoIrmão era funcionário fantasma na ALESP.

  15. MENTIRA!!! A Providência não está quebrada, quem está quebrado é o país, e querem tirar exatamente de onde sempre tem tirado a salvação da lavoura: DOS APOSENTADOS. De onde vem o dinheiro (milhões, quiçá bilhões) para pagar tantas compras de parlamentares para votar em favor do governo????????????????????????????????? Bando de cafajestes. Apesar do PT e asseclas ser contra a reforma da previdência, desta vez tbm sou.

  16. Ministro, explique se o presidente enrolado na JBS, vai aceitar perdoar as dúvidas de empresas de políticos corruptos , que estão devendo milhões de reais ao fisco, e legislador em causa Própria, criando Refis, pra não pagar o que devem ao governo. Só querem ferrar o pobre trabalhador. Bando de hipócritas.

  17. é só eleger o bolsonaro que de uma hora pra outra o brasil vai pra frente, todos ficarão ricos, os bandidos vão tudo pra cadeia e vai todo mundo ser feliz igual comercial de margarina

  18. Reforma da previdência. 25 a 30% da população entende a questão e apoia. 70% de desinformados e oportunistas, como o próprio Janot, são contra. Ela mexe com altos servidores. Por isso querem a cabeça do Temer, não pela gravação e nem pela JBS.

  19. para resolver o problema Do Brasil, é só fazer uma reforma política tirando os super sala rios dos Tres Poderes, e todos o direitos que eles tem estendendo aos seus familiares, pensão vitalícia aos familiares, auxilio moradia, auxilio telefone auxilio carros, auxilio paletó, auxilio secretarias(os|) auxilio saúde, auxilio educação para todos os familiares destes sugadores do povo, auxilio avião, auxilio passagens aéreas…auxilio corrupção, auxilio propina, auxilio etc., garanto que o Brasil se sustentaria com folga

  20. Sabem por que o Brasil vai ser(se já não é) um grande Rio de Janeiro? exatamente em razão dos comentários. A maioria diz assim…tudo bem reformas a previdência, mas ANTES tem que fazer isso e aquilo. Como isso e aquilo demora pra ser feito e mesmo que seja feito não altera a questão matemática, numérica, cheque especial, da previdência, vai quebrar. Não tenho dúvidas de que uma grande catastrofe nos aguarda. Nem culpo tanto o povo que é ignorante mesmo e não quer aparentemente perder nada. Aliás, a fórmula 95/85 que está vigorando e foi feita para derrubar Dilma piorou ainda mais o deficit.

  21. para resolver o problema Do Brasil, é só fazer uma reforma política tirando os super sala rios dos Tres Poderes, e todos o direitos que eles tem estendendo aos seus familiares, pensão vitalícia aos familiares, auxilio moradia, auxilio telefone auxilio carros, auxilio paletó, auxilio secretarias(os|) auxilio saúde, auxilio educação para todos os familiares destes sugadores do povo, auxilio avião, auxilio passagens aéreas…auxilio corrupção, auxilio propina, auxilio etc…etc…etc…, garanto que o Brasil se sustentaria com folga

  22. Claro que o Brasil não vai virar um Rio de Janeiro!!! O Brasil todo não tem a mesma natureza dos Cariocas e assemelhados. Por isso sou um convicto separatista – São Paulo, Sta Catarina, Paraná e R.G do Sul. O resto pode dar de presente para o Evo Morales.

  23. Meirelles assumiu o cargo porque nenhum dos economistas de verdade que foram convidados, aceitou fazer parte dessa latrina que o Temer chama de governo. Última opção em tudo e entre todos, Meirelles está mais para garoto propaganda do bandidão, do que para ministro. E só alienado acredita que o Brasil não é o Rio.

  24. Reforma da previdêncua Sr monistro tem que ser feita de cima pra baixo, primeiro acabe com as mordomias e os privilégios escandalosos dos políticos ladrőes,juízes, dos funcionários públicos encastelados em seus feudos improdutivos ; cobre os grandes devedores do INSS, acabe com as isençőes de IR de igrejas, clubes de futebol, de ONGS suspeitas, do setor financeiro, de bilionários que dão golpe no estado falido que é o Bradil. Nào transfira o ônus da quebradeira e falêncua do INSS para os “aposentados”de salário mínimo, qye vivem à míngua. Esse seu discurso nocivo, imtimidador, ameaçador de te

  25. Sou a favor da reforma da previdência para os pobres,mas antes temos que equiparar a aposentadoria de todos funcionários públicos ao sistema único ( máximo de 5.300,00 por mês) Não pode? É direito adquirido? Então vamos deixar quebrar.

  26. CLARO QUE EM BREVE O BRASIL SERÁ GRANDE RIO DE JANEIRO. ORA, É POR ISSO QUE EXISTEM TANTOS MAVS DO TEMER. NINGUÉM QUER QUE O PAIS PIORE AINDA MAIS VIVENDO DE TIRAR PRESIDENTES, ANTAS…POR MAIS “ÉTICO! QUE SEJA..ACORDEM!!!!

  27. Quase 80% do custo da Previdência é comprometido com as aposentadorias absurdas do setor público, é aí que tem de mexer e urgente. Milhões tem de se sacrificar para milhares viverem ganhando salários mínimos 20, 30, 40 vezes ou até mais como privilegiados aposentados. E são os que menos trabalharam. Concordo, mas tem de haver coerência.

  28. Todo Apoio a Lava Jato! Previdência NÃO QUEBRA. QUEBRA: Roubos, Corrupções, Incompetências (CONTINUA ATÉ HOJE), fraudes e desvios. Agora o Ministro se tivesse SERVINDO AO ESTADO DE FATO, hoje, não estaria em eventos e sim trabalhando, para aperfeiçoar as ferramentas previdenciárias de controle, fiscalização e melhorias de GESTÃO. Idéias NÃO FALTAM. FALTAM SERVIDORES PÚBLICOS DE VERDADE

  29. “O país vai virar um grande Rio de Janeiro?” Sim, vai. Não apenas por causa da previdência, mas por causa de outras despesas crescentes, cujas reformas propostas estão muito aquém do necessário pra tirar as contas públicas do vermelho. É inevitável, por volta de 2019, até no máximo 2022, que o orçamento seja devorado pelas despesas que não podem deixar de ser pagas e aí… Um abraço. Comprem bitcoins o quanto antes, quem avisa amigo é!

  30. PODE QUEBRAR A PREVIDÊNCIA E TODOS OS BRASILEIROS SOFREREM AS CONSEQUÊNCIAS, MAS, COM CERTEZA, OS PORCOS ASSASSINOS LATROCIDAS CORRUPTOS NÃO DEIXARÃO DE RECEBER APOSENTADORIA!!!

  31. EM TEMPO: POR QUE NÃO ACABAR COM O TAL CAMARA “DOS LADRAVAZES” (+ DE 500 LADRÕES ) E ECONOMIZAR UM GIGANTESCA FORTUNA ? POR QUE O DOCAS DE SANTOS (VULGO temer) não renuncia a aposentadoria ? CANALHAS !!!!!!! BANQUEIRO DE M #####

  32. Conversa fiada, blá blá blá, empulhação, agora todos os males do país se resumem na previdência. O RJ, quebrou porque a roubalheira correu solta, o Brasil também, o desperdício continua, liberação de emenda pra comprar deputados, verba publicitária para amigos etc… Enquanto agirem assim ENFIANOKU a reforma.

  33. Antes de mexer na previdência do povão falido que ganha 1 salário mínimo de aposentadoria, sejam menos crápulas e retardados, e proponham diminuição dos impostos de 40 pra 20% do PIB, para que o povo possa produzir e assim o país enriquecer. Só em país COMUNISTA se paga 40% do PIB pra sustentar uma casta de políticos com privilégios de nobreza real. Outra coisa, mexam primeiro na aposentadoria ABSURDA dos 1 milhão de funcionários públicos, políticos e juízes que causam 70% do rombo total da previdência com seus ganhos irreais. VÃO ROUBAR VOSSAS MÃES NA ZONA

  34. Isto é balela de tecnocrata. É evidente que a previdência deve ser reformada, mas em primeiro lugar, a previdência para os funcionários públicos e políticos e aqueles nababos do judiciário. O orçamento federal já é comprometido 80% com as tais despesas incomprimíveis, pagamento de pessoal. Por que não falam em reduzir o tamanho do estado, privatizar empresas desnecessárias, acabar com as benesses e auxílios dos funcionários dos três poderes e principalmente reduzir a quantidade de políticos? Nada, isto é só empulhação. Quando este sujeito foi ministro do jararaca não propôs nada disto! JUDEU!

  35. O maior problema do Brasil hoje em dia é FISCAL! Questão básica: RECEITAS – DESPESAS! Brasil torra 40% do PIB com a folha salarial do FUNCIONALISMO PÚBLICO! Gastamos R$ 300 BILHÕES por ano apenas com funcionários públicos da União! 85% do DEFICIT Previdência é devido a folha salarial do… FUNCIONALISMO PÚBLICO, que se aposenta cedo e recebe integralmente! Deficit público previsto pra esse ano no Brasil é de R$ 140 bilhões! Se exonerar 30% desses BARNABÉS, o país sai da crise fiscal, os juros caem, os investimentos voltam, os empregos reaparecem e o país decola!

  36. A Reforma da Previdência tem que ser feita em cima do FUNCIONALISMO PÚBLICO PELEGO! 85% do deficit da Previdência vem do FUNCIONALISMO PÚBLICO, que é repleto de mordomias, luxos, mamatas, estabilidade, zero eficiência, salários mais altos que na Europa e EUA! 40% do PIB brasileiro é pra pagar a folha salarial do FUNCIONALISMO PÚBLICO! Chega!! Só na África que uma elite minúscula suga toda a verba do país e o resto é um monte de gente ferrada disputando migalha!! O esquema do Brasil é o mesmo de ditaduras africanas de quarto mundo!!

  37. E o fdp ex-JBS não explica como a Previdencia vai se sustentar com a nova FALCATRUA conhecida como PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇOES DO TRABALHO. Neguinho vai trabalhar 6 meses no ano, portanto vai levar 80 anos para se aposentar. E quem vai sustentar, então as futuras aposentadorias ? CANALHA. BANQUEIRO DE M@#$%, ACOMPANHADO PELOS PELEGOS SINDICAIS .

  38. A Reforma da Previdência tem que ser feita em cima do FUNCIONALISMO PÚBLICO PELEGO! 85% do deficit da Previdência vem do FUNCIONALISMO PÚBLICO, que é repleto de mordomias, luxos, mamatas, estabilidade, zero eficiência, salários mais altos que na Europa e EUA! 40% do PIB brasileiro é pra pagar a folha salarial do FUNCIONALISMO PÚBLICO! Chega!! Só na África que uma elite minúscula suga toda a verba do país e o resto é um monte de gente ferrada disputando migalha!!

  39. Isto é balela de tecnocrata. É evidente que a previdência deve ser reformada, mas em primeiro lugar, a previdência para os funcionários públicos e políticos e aqueles nababos do judiciário. O orçamento federal já é comprometido 80% com as tais despesas incomprimíveis, pagamento de pessoal. Por que não falam em reduzir o tamanho do estado, privatizar empresas desnecessárias, acabar com as benesses e auxílios dos funcionários dos três poderes e principalmente reduzir a quantidade de políticos? Nada, isto é só empulhação. Quando este sujeito foi ministro do jararaca não propôs nada disto. Basta!

  40. Terrorismo puro, acabe com os cargos comissionados, Loas só para quem mora só e sem residência, fim do salário presidio, bolsa família, uma investigação profunda em São Paulo , Santa Catarina, Rio de janeiro e todo o Nordeste e Norte do País é uma vergonha , o cara viaja e depois de três meses volta aposentado para o sudeste se tiver 65 anos e nunca ter pago.

  41. Henrique Meirelles tá lendo o mais novo MAV do Temer o grande Rodrigo Constantino já escrevia isso. http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/e-seguranca-estupido-ou-esquerda-caviar-entrega-rio-aos-bandidos-e-reacao-e-bolsonaro/

  42. GRANDISSÍSSIMO MOLEQUE… NA DIRETORIA DA J&F NÃO SABIA DE NADA E AGORA É O MINISTRO DA FAZENDA DA FACÇÃO B DA ORCRIM.. O QUE VOCÊ QUER MAIS, MOLEQUE?? VOCÊ JÁ ESTÁ RICO, VAI EMBORA, PORRA!!!

  43. A pesquisa da CNN disse que o brasileiro é o povo mais “legal” do mundo. Na hora de puxar a sardinha para a sua brasa, sem pensar no próximo e nem no futuro dos filhos, não tenha dúvida de que o brasileiro acha isso muito “legal”. E sim, o Brasil vai virar um gigantesco RJ, com a continuidade do ESTADO GIGANTE e das políticas esquerdistas em vigor. Só questão de tempo.

  44. Meirelles, Lula e Dilma apoiaram remover royalties do Rio. São os pais da crise. http://www.valor.com.br/politica/2898568/rio-perde-r-77-bi-com-projeto-dos-royalties-ate-2020

  45. Antes de mexer na previdência do povão falido que ganha 1 salário mínimo de aposentadoria, sejam menos crápulas e retardados, e proponham diminuição dos impostos de 40 pra 20% do PIB, para que o povo possa produzir e assim o país enriquecer. Só em país COMUNISTA se paga 40% do PIB pra sustentar uma casta de políticos com privilégios de nobreza real. Outra coisa, mexam primeiro na aposentadoria ABSURDA dos 1 milhão de funcionários públicos, políticos e juízes que causam 70% do rombo total da previdência com seus ganhos irreais. E VÃO ROUBAR VOSSAS MÃES NA ZONA.

  46. Qdo o Meirelles apoiou a distribuição dos royalties do petroleo do Rio pelos entes da federaçao, ajudou a quebrar uma das pernas do Rio, a outra foi quebrada qdo ele foi ministro do Lula, e fez parte do projeto de poder que trouxe Cabral.

  47. Não mexa nos Federalhas Vagabundalhas, mexa com que paga a conta Meirelles, o povinho burro paragarai… Não esqueça não mexa nos militares, nas polícias, no funcionalismo etc soca no kuu do povinho apenas…

  48. Meirelles um belo terrorista velho liberando grana paralimentares junto com seu escudeiro dos infernos Diogo planejajumento… Meirelles e seu guarda espada Diogo são mães Diná…

  49. A Reforma da Previdência tem que ser feita em cima do FUNCIONALISMO PÚBLICO PELEGO! 85% do deficit da Previdência vem do FUNCIONALISMO PÚBLICO, que é repleto de mordomias, luxos, mamatas, estabilidade, zero eficiência, salários mais altos que na Europa e EUA! 40% do PIB brasileiro é pra pagar a folha salarial do FUNCIONALISMO PÚBLICO! Chega!