O que será retirado da reforma da Previdência na CCJ da Câmara

O Antagonista apurou que já há um acordo entre a equipe econômica do governo e lideranças partidárias para que dois pontos sejam retirados da proposta de reforma da Previdência na CCJ da Câmara.

São eles:

— o fim da obrigatoriedade de recolhimento de FGTS do trabalhador que já for aposentado e do pagamento da multa de 40% na rescisão contratual em caso de demissão desses trabalhadores;

— a universalização na Justiça Federal do Distrito Federal como foro nacional para propositura de ações, envolvendo a União.

Outros pontos ainda estão em discussão.

Mais cedo, como registramos, Rogério Marinho, secretário especial da Previdência, nos disse acreditar que a votação do parecer ocorrerá na próxima terça-feira, “mantendo a espinha dorsal do projeto e o impacto fiscal”.

Sua aposentadoria está ameaçada. SAIBA MAIS AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Massaaki disse:

    Muito pouco, quase nada. Que tal retirar o sigilo absoluto imposto pelo Ministro ou Bolsonaro? Que tal, retirar o boi de piranha da reestruturação dos militares. Que tal incluir todo mundo? Verdade!

Ler comentários
  1. Roberto disse:

    Essa reforma horrorosa só passa após intensa desidratação.... Que bom termos o centrão para moderar o insaciável apetite dos bancos por lucros.

    1. Como os bancos vão lucrar? E MarcusT, poderia citar a fonte desse dado, de que a gente paga mais do que em outros países.

    2. Exatamente. Querem meter a mão no único lugar onde ainda tem alguma coisa. E tem gente que ainda acha Guedes e Bolsonaro dois patriotas abnegados. Santa ingenuidade.

    3. Reforma ridícula e absurda.. o Brasil é um dos países em que se mais paga pela previdência e menos se recebe... isso ninguém fala pois os recursos arrecadados são usados em outras rubricas..

  2. MarcusT disse:

    Que moral tem esta gente para cobrar uma idade mínima maior do cidadão comum,uma transição ridícula,depois de apresentar a proposta dos militares?que sequer exige idade mínima para os que estão

    1. Qual a sua solução então? Deixar quebrar? Nada mais inútil do que reclamar se propor alternativa.

    2. Bozo desfruta de privilégios. Moro tb. Todos os deputados e senadores eleitos. Membros do MP... Ou seja, reforma é só para os pequenos, os eleitores comuns, como eu e vc, os otários.

    3. Ver na internet: "Representantes do poder público desfrutam de privilégios inimagináveis".

    4. A reforma por acaso pega as aposentadorias especiais dos parlamentares e as regalias de ex-presidentes? A matéria é de 2013, mas acho que tudo continua valendo. Ver:

    5. Uma reforma feita por bozopatas. Vc queria o quê?

  3. Laranjeira disse:

    É um povo de remendos, porque tem milhões de leis e centavos de justiça. Antes do FGTS, trabalhador ganhava estabilidade com 10 anos, e não podia mais ser demitido. Patrões demitiam com 9 anos.

    1. Sai para outro, mas não quer ser registrado durante os meses em que TEM MAIS UM DIREITO, o de receber o salário desemprego . E por ai vai. Eu já fui do trecho e conheço bem esses truques.

    2. Ai inventaram o FGTS, e multa por demissão. Ai o empregado junta um FGTS de uns 3, 4 anos e com a multa de 40% força ser demitido para pegar o FGTS+40%, férias, 13 e sai para outro.

  4. GAC disse:

    Já é um bom começo. Finalmente um pouco de razoabilidade.

  5. Paunomolusco disse:

    Já começaram a desidratar a reforma...

  6. Roberto disse:

    Cadê a popularidade do Bolsonaro que tava aqui? O gato da previdência comeu....

    1. Uma visita à feira livre comprova a decepção do eleitorado com o governo, principalmente em virtude do estelionato eleitoral representado pela reforma da previdência, que nunca foi pauta do B17.

    2. Por que os bozopatas quando estão perdendo apelam?

    3. A popularidade continua firme e forte, inclusive marchando agora pra frente da casa de sua mulher...

  7. #nordeste_é_Lula disse:

    Pau no kv do empregador. Segue o baile.

    1. Você poderia ser filho do Lula, mas o molusco sabe bem que tem que vestir a camisinha na zona.

  8. Roberto disse:

    Cadê a popularidade do governo que tava aqui? O gato da previdência comeu....

    1. Tomara que a grana do PT e do Lulla sejam devolvidas ao povo. Votei em Bolsonaro.

    2. Cadê o dinheiro que o Luladrão roubou. Garanto que você não viu, esquerdopata!

  9. danilo disse:

    Eu não lí todo o contexto da reforma mas, qual a contra-partida para acabar com a multa de 40% sobre o empregador que demitir sem justa causa? Estamos voltando a estaca zero(direito trabalhista).

  10. Marcos disse:

    Estes pontos são os jabutis que Paulo Guedes falou na Globo News, vai passar o mais importante da reforma...se bolsonaro emplacar isso ta eleito, e eu nunca mais entraria num avião com ele muito ri

  11. Marcobsb disse:

    Absurdo multa para demitir quem por idade não pode mais desempenhar a tarefa para a qual foi contratado.

    1. Incentivo a CONTRATAR gente que já está inativa. É positivo, caramba.

  12. disse:

    Desse jeito o empregador vai ter que pagar 0s 40%... muito bem

    1. É um freio para que o velhote não peça salário aposentadoria enquanto estiver empregado. Assim safam o patrão e o INSS. Patrão dá um pé no rabo imediato se o cabra se aposentar. Raras exceçõ

    2. Márcio, esse é um dos pontos a serem retirados da reforma.

    3. Leia o texto com atenção: Fim da obrigatoriedade para recolhimento do FGTS e da multa de 40% para quem já estiver aposentado e for demitido.

  13. Romulo disse:

    Ou seja, os velhinhos aposentados não terão mais oportunidades no mercado de trabalho. É melhor complementar a aposentadoria do que esperar os 40%. Como sempre, os políticos jogando pra plateia.

    1. Marcio na reforma trabalhista diziam as mesmas coisas e nada mudou ao contrario, aumentou o desemprego.

    2. Isso mesmo. Haverá incentivo à contratação de pessoas já aposentadas e com experiência, o que atualmente não acontece. No sistema atual as pessoas com mais idade são descartadas.

  14. Erika disse:

    Kim Kataguiri? Tabata Amaral? Janaina Paschoal? Os anjos da renovação? Vão dar o exemplo? Ou seguem se lambuzando de benesses? Tudo igual. Duvido que mudem alguma coisa. Parei de votar.

    1. Eu sei, Roberto. Mas juro que gostaria de saber se topam cortar as regalias de que desfrutam agora em seus cargos, defendendo cortes e mais cortes para todos os outros servidores públicos.

    2. Janaína Paschoal é deputada estadual por São Paulo, ela não vota na reforma da previdência dos bancos.

  15. Erika disse:

    Sete benefícios que os políticos usam para engordar o salário. Sugiro que busquem na internet. Esses vampiros que votam as reformas? Se cortarem seus privilégios antes dessa votação, passo a cre

  16. Cesar disse:

    Os bolsotarios que frequentam esse site continuam acreditando em td oq a mídia diz sobre esta reforma da previdência.Vai resolver todos os problemas do país.Assim cm falavam da reforma trabalhista.

    1. Bom mesmo é lulla, o presidiário, pai dos "pobres", tipo JBS!

    2. O desemprego vem caindo, e o ponto de inflexão foi 2017, ano da reforma.

    3. Pra vcs o primeiro presidente eleito no Brasil foi em 2002.Não sabem nem o que era política e o Brasil nos anos 80 e 90 a internet ficou repleta de bolsotarios da Mooca dando palmite em tudo af...

    4. Tem razão. Vou escutar mais a Gleisi e a Maria do Rosário. Essas sim sabem tudo que precisa fazer de bom para resolver os problemas do Pais. Pena que tiveram 16 anos para fazer, e não fizeram, né.

    5. Papo de petralha, Partido corruPTo ficou quantos anos no poder? E fez o quê, além de roubar e destruir o país?

  17. Renato disse:

    Se a reforma terá que ser aprovada, pra que apresentar tantos obstáculos na comissão de mera constitucionalidade? não há sentido. O debate da reforma se dará em outra comissão. Ponto.

    1. Na realidade, as esquerdas e os contra querem apenas tumultuar!

  18. Giusti disse:

    Ou seja, o q seria um incentivo p contratação d um aposentado será retirado e eles vão continuar desempregados mesmo q queiram ou precisem trabalhar, por pura tara por essa expropriação q é o F

  19. Vicente disse:

    levando-se em consideração que do bolo previdenciário, 41% fica com a minoria mais rica e os mais pobres apenas com 3%, é justo reformar a previdência, justamente para acabar com a discrepância!

    1. Eu não sou a favor de pobre ou de rico, sou a favor de quem contribui. Esse reforma ainda mantém privilégio a funças. NÃO a reforma. Sim, que QUEBRE.

    2. Isso na câmara, mas o povo não sabe, o PT e esquerdas tratam de desinformar, dizendo que é ao contrário.

    3. Os que são contra a reforma, são a favor da desigualdade e da manutenção dos privilégios e não a favor dos mais pobres.

  20. Massaaki disse:

    Negociar, propostas, contrapropostas, alternativas e novas contribuições. Para is Estados e municípios em dificuldades serem ajudados, eles precisam ser ajudados a se ajudarem: contrapartidas

  21. Vicente disse:

    Não é honesto ficarem desfigurando a reforma, porque nesse caso, em cinco anos terá de fazer uma nova. Até quando? O problema é que poucos estão pensando no país!

  22. Gerson disse:

    O que não pode é desfigurar a reforma!! Tem que lutar contra os que não querem o bem do Brasil!!

  23. André disse:

    O ideal é aumentar pro lado dos militares para compensar essas perdas...

  24. Roberto disse:

    Bolsonaro tem duas aposentadorias, aposentou novinho na primeira, com 33 anos, em dezembro último recebeu 84.3 mil dos cofres públicos.

    1. E sua Gilma? Recebe quanto por ter destruído o país?

  25. Roberto disse:

    A proposta do governo é leonina, não vai passar. Não há regra de transição. A relação previdenciária é de longo prazo e não pode estar sujeita a surpresas. Há muitas inconstitucionalidades

  26. Carlos disse:

    Eu nem sabia que existia esses pontos. Não a reforma.

  27. flavio disse:

    A pensão precisa ser revista no caso do falecimento de um dos cônjuges. Não pode o governo simplesmente obrigar a escolher uma delas e se alisar da outra no caso de um deles falecer. Isso é roubo!

    1. Concordo contigo, mas não vejo nenhum comentário da imprensa ou dos deputados sobre este assunto, só falam no BPC, vindo dos socialistas, que paga benefício a quem jamis contribuiu.

    2. Aprovo a reforma, mas com algumas considerações; como por exemplo o caso da pensão, se os dois contribuíram por que escolher entre seu benefício de Aposentadoria ou a Pensão, isso é roubo escan

    3. Exato! Deveriam cortar é o BPC, vindo do socialismo, que paga benefício a quem jamais contribuiu. Quem contriuiu tem que ter segurança jurídica.

  28. Rômulo disse:

    🇧🇷 Para nós simples mortais que se aposentam pelo INSS pouca diferença faz estamos condenados hj a trabalhar até a morte. Tenho 60 anos e continuo a trabalhar.

    1. Eu tenho 90 e, além de trabalhar e contribuir para o RGPS, faço aquilo mesmo que vc está pensando... diariamente!

    2. Eu tenho 80 e continuo trabalhando, e muito, e me sinto bem. Vai de cada um...

  29. Francisco disse:

    Teria que retirar mais. Com tantas atrocidades nessa reforma.

    1. Oi, faz tempo que não te vejo, mamãe Marilena Chauí, vai bem ?

  30. Ivanor disse:

    FGTS não tem nada a ver com a Previdência. Poderá, talvez, ser abordado numa reforma Tributária.Visto que trabalho para aposentado, em certos casos, pode ser considerado um favor.

    1. 🇧🇷 Vejo que trato com um idiota sou aposentado e trabalho com mais eficiência e responsabilidade que um jovem. A velhice chega para todos que sobreviverem.

  31. Carlos disse:

    O que o FGTS e a multa rescisória tem haver com previdência.

    1. Isso é coisa do banqueiro pilantra. Ou vc acha que ele foi atrás do Bozo pq quer o bem do país?

    2. É isso que eu quero entender.......parece que querem aprovar a mudança do FGTS e a multa rescisória embutindo, sorrateiramente, no pacote da Previdência.

  32. Laranjeira disse:

    A população não quer trabalho, quer EMPREGO. Trabalho é arar de sol a sol e tirar o sustento da terra. EMPREGO é férias, 13º, 30hs semanais, FGTS, multa greve. Trabalhar ? Trabalhar dá muito t

  33. danilo disse:

    Essa multa de 40¢ para o Empregador è justamente para ele pensar duas vezes antes de demitir um empregado(a). Dessa forma haverá mais demissões. Espero não estar equivocado.

    1. A jogada é facilitar a vida do patrão e do INSS. Empregado não pede aposentadoria para não ser demitido imediatamente do emprego. Patrão torce para êle pedir aposent e não pagar 40%

    2. Laranjeira, vai dizer isso para os milhões de desempregados(as) que estão por aí e não conseguem um novo emprego....

    3. Mas por experiência serve muito mais para empregado que consegue um novo emprego, ficar forçando ser demitido no emprego atual e enfiar no cool do patrão uma multa de 40%. Sacou como é dúbio.

    4. Kaká, gente velha? Idosa. Eles tem que viver de uma aposentadoria digna, por isso pagamos a Previdência; e não voltar ao trabalho novamente.

    5. A eliminação da multa é para as empresas terem custo menor e poderem investir mais. Ficará mais fácil também demitir. Dai a necessidade dos empregados serem mais produtivos. Fica quem for bom.

    6. A mentalidade do empregador brasileiro é aumentar seus lucros por isso existe essa multa de 40% para ele(empregador) não demitir sem justa causa. Quem disse que tirando a multa vai aumentar emprego

    7. Invertam esse raciocínio : isto serve para CONTRATAR gente mais velha. Ora. Não parece óbvio ?

    8. hoje, o custo de um empregado só, deixa outro trabalhador desempregado, parem de enxergar o proprio umbigo, temos que ter muitos empregos sem muitos direitos e deixar de ser vagabundo encostados .

    9. Justamente, Danilo. Por que Guedes quer acabar com essa multa? O que tem a ver com a Previdência? Não pode passar!