O STF empurrou o problema para Temer

Os estados estão quebrados não apenas por causa da queda de arrecadação, mas também em virtude da gastança.

Essa decisão do STF, que postergou por 60 dias as liminares em favor dos juros simples no pagamentos de dívidas de estados com a União, causará uma perda de 6 bilhões de reais.

O STF, na verdade, empurrou o problema para Michel Temer, na base do deixa como está para ver como é que fica.

44 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Exatamente, este governo tem que ser a transição para as reformas em um contexto político onde a sociedade civil que se organizou e agora tem voz pressione para essas reformas não permitindo qualquer tentativa de corporativismo. Esta geração que traz a digitalização como ferramenta para nossas reivindicações possam ser mais diretas mais diretos com os políticos o que facilita esse forum de debate. Espero que seja também um período rico de promoções de espaços onde se debatam essas reformas com as excelências nestes assuntos.

  2. O problema do Brasil é que cada um quer ter um puxadinho… digo partido…para chamar de seu. Aliado a isso tem o tal do voto carreta, aquele que serve para arrastar um monte de gente, em detrimento dos candidatos mais votados.

  3. Sinceramente? Acho que nesses 2 anos que restam para 2018 Os congressistas não discutirão muita coisa, a não ser – – Como escapar da Lava Jato. Muitos deles, serão lavados até lá.

  4. IMPRENSA 10. maior liberdade para criação de empresas de tv e de rádio. alteração da lei das concessões. Conceder número X de inserções ao governo, para campanhas educativas. 11. PROCESSO CONTRA INTEGRANTES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS. Inversão do ônus da prova, nos casos envolvendo ocupantes de cargos públicos, após a constatação de fortes indícios de cometimento de irregularidades. Assim, ele é quem terá que provar que agiu corretamente; PRIVILÉGIOS. 12. extinção de mordomias e privilégios de deputados, senadores, presidente.

  5. 6. O ideal seria que mesmo o presidente fosse inicialmente julgado pelo STJ, para se ter o efetivo duplo grau de jurisdição; SANÇÕES ADMINISTRATIVAS A DEPUTADOS. 7. punição mais severa de deputados que se ausentam e que chegam atrasados; TRANSPARÊNCIA. 8. implentação de transparência absoluta em todos órgãos públicos; PODER JUDICIÁRIO. 9. extinção da indicação do ministro do stf pelo presidente da república. o maneira que é feita no STJ é melhor;

  6. 12 PROPOSTAS: SISTEMA LEGISLATIVO. 1. Fim da reeleição para cargos do executivo;. 2. reduzir pela metade o número de deputados federais e de seus critérios por estado; 3. 2 ou 3 deputados por região territorial do estado (similar a voto distrital); 4. responsabilização maior dos partidos políticos. Atualmente, na verdade, votamos no partido. Logo, o mandato pertence ao partido. Eles devem ser responsabilizados por seus integrantes (candidatos). 5. Fim da janela para mudança de partidos, pois o mandato pertence ao partido.

  7. Esse é o melhor argumento contra a antecipação de eleições gerais para agora: novas eleições segundo as mesmas regras que aí estão vão redundar inúreis com certeza e a sabotagem ao governo de transição não servirá de nada afinal.

  8. CONTINUANDO: – mandatos de 2 anos p deputados e 4 p senadores (mandatos menores, + controle pelo povo). -prévias partidárias OBRIGATÓRIAS para todos os cargos, já fazendo parte das eleições, com voto secreto dos filiados e tudo. -plebiscitos em todas as eleições OBRIGATÓRIOS sobre temas nacionais, regionais ou locais e apurando não só duas alternativas (SIM ou NÃO), mas a necessidade da mudança só para uma alternativa não colocada (continuidade da discussão). – referendo revogatório de mandatos no lugar de IMPEACHMENT. – PROIBIÇÃO de marketing nas campanhas. Só debates por temas.

  9. Dependendo da reforma, mesmo com ela aprovada, ainda pode ser que 2018 continue SEM sentido para os eleitores. A REFORMA POLÍTICA NECESSÁRIA É A QUE SE FUNDA NO CIDADÃO E PARA ELE. ASSIM, ELA TEM TER COMO CRITÉRIO PARA APROVAÇÃO DAS NOVAS REGRAS E INSTITUIÇÕES O OBJETIVO REAL DE EMPODERAR O POVO. Assim, deve haver a privatização da política com FIM do fundo partidário (ESTATAL). O cidadão contribui p/ partido que tem afinidade, como no Partido NOVO, e: – menos 50% cadeiras em todos legislativos, com RECALL(+controle pelo povo) – mandatos de 2 anos p deputados e 4 p senadores.

  10. Para que a reforma política aconteça em tempo hábil para serem seguidas em 2018, somete com a mesma pressão popular que houve para o impeachment. O povo tem de estar nas ruas de novo, caso contrário, esqueça! pela livre e espontânea vontade dos “nobres” deputados nada acontecerá!

  11. Com aqueles congressistas baixo nível??? Só pode ser piada suja!!!Não acredito mais na recuperação do Brasil com o plantel de políticos atuais. Todos vendidos, corruptos, incompetentes e ignorantes!!! Pode fechar o congresso e câmara. Será melhor para o país. VAGABUNDOS!!!!!!

  12. O mais importante é a reforma política. Alterar o sistema político partidário, para extinguir a forma feudal como os partidos são controlados; alterar o sistema eleitoral para que seja adotada outra forma para eleger candidatos, como por exemplo o voto distrital misto e com essa alteração adotar juntamente o recall para que eleitos que se desviarem dos seus programas, promessas ou que cometam graves erros, crimes ou má gestão, tenham seus mandatos revogados diretamente pelo eleitor, em tempo hábil. Enfim, a reforma requerida é ampla e urgente. O Brasil morreu politicamente. Apodreceu.

  13. Peraí vamos fazer uma reforma criminal, consulte os presos pra ver o que eles acham melhor, as vítimas deles concordam kkkkk vocês já esqueceram as inúmeras vezes que o pessoal do PT fala sobre reforma política? Isso só beneficiará os políticos, querem alterar nossa constituição, deem uma pesquisada, isso é golpe! E se convocarem o “povo” será só quem eles querem, apoiadores do governo, igual é na Venezuela, uma farsa!

  14. Ou o Brasil delibera por adotar mudanças radicais e urgentíssimas ou estaremos fadados ao agravamento da situação periclitante em que nos encontramos…, ao fracasso! Não dá mais para termos espécimes como Lula/Dilma/Temer/Renan/Cunha juntos a manipularem nossos destinos! As reformas – Política (fim da reeleição que acabe a oligarquia nefasta no Congresso; impedimento de candidaturas dos que já respondem processos) e Tributária (onde se defina que o total da arrecadação seja distribuído racionalmente – 50% para União, 25% para os Estados e 25% para os municípios – fontes), são imprescindíveis!

  15. E para que eles vão fazer isso se sabem que vão continuar ganhando votos dos otários ad infinitum? Não cultivem falsas esperanças. Não vai mudar nada. Em 2018, teremos os mesmos dinossauros de sempre e o povo vai votar neles como o bom gado que é.

  16. Para haver uma verdadeira revolução política, vai o mapa do caminho: 1) Plebiscito sobre a forma de governo, precedido de amplo debate com três opções postas: república presidencialista (mais do mesmo), república parlamentarista (chefia de estado ainda sujeita a interesses partidários), ou Monarquia Parlamentarista (coroação da democracia); 2) Aprovação da Monarquia; 3) Introdução do voto distrital para eleição de Constituinte e do Parlamento Nacional; 4) Constituinte atualiza a Constituição de 1824, replicando parlamentarismo nas províncias e municípios; 5) Eleições; 6) Vida segue.

  17. Enquanto isso vamos continuar sendo assaltados pela classe política, protegida pelo foro privililegiado. O loteamento dos cargos públicos para arrecadação de propina, na atual conjuntura e na que está próxima chegar, continuarão a ser o objetivo maior dos parlamentares, infelizmente. Por isso é que deveria ser feita uma reforma, a partir de agora.

  18. Parlamentarismo será discutido? E fim do fundo partidário? e o fim da propaganda eleitoral gratuita? e o voto distrital? Acho que não. Então que reforma? Cláusula de barreira? prosopopéia flácida para acalentar bovino.

  19. SEPULTURA, entendo que NÃO. Por favor, ver minha opinião Sepultura 6 minutos atrás Sim, reforma política já !!! Mariazinha 10 minutos atrás O “ impichi “ do Sistema Político REVOLUÇÃO POLÍTICA : É isto que o Brasil precisa. Sim, no sentido e na direção de INOVAR. Não basta só reformar. Reforma política, reforma eleitoral, reforma do código penal, ….., consolidação disto ou daquilo … reforma do escambau. Nada disto. A CASA CAIU , precisa de CONSTRUÇÃO NOVA ! A partir de nova e moderna estrutura.

  20. Finalmente começam a falar na reforma política, o segundo item mais importante para o brasileiro. Claro que o primeiro “is the economy stupid”. Um bom início é ler a página eletrônica do Partido Novo.

  21. Depois da limpeza da LAVAJATO, o Brasil espera que a próxima limpeza seja feita no congresso. Quem seguiu a votação na câmara dos deputados deve ter ficado estarrecido com os nossos ” representantes “.

  22. O “ impichi “ do Sistema Político REVOLUÇÃO POLÍTICA : É isto que o Brasil precisa. Sim, no sentido e na direção de INOVAR. Não basta só reformar. Reforma política, reforma eleitoral, reforma do código penal, ….., consolidação disto ou daquilo … reforma do escambau. Nada disto. A CASA CAIU , precisa de CONSTRUÇÃO NOVA ! A partir de nova e moderna estrutura.

  23. Soldado 2 minutos atrás REFORMA política feita por LADROES? Nem pensar; PRIMEIRO vamos esperar as condencacoes da LAVA JATO, só assim é possivel separar o joio do trigo. Bolsonaro Presidente! Salve Coronel Brilhante Ustra, finalmente a verdade vem a tona. Assino embaixo Cético

  24. REFORMA política feita por LADROES? Nem pensar; PRIMEIRO vamos esperar as condencacoes da LAVA JATO, só assim é possivel separar o joio do trigo. Bolsonaro Presidente! Salve Coronel Brilhante Ustra, finalmente a verdade vem a tona.

  25. Penso que diante da irresponsalibidade programada do PSDB eu posso votar no Caiado ou no PARTIDO NOVO. Quero um lider forte e decidido a por fim em toda esss palhaçada que tomou conta do país e sem medinhoo e calculo político.

  26. Extinção da reserva legal, estado é o gestor nacional das florestas que deverão ocupar entre 20 e 80% da área de cada estado, podendo ser manejadas por empresas autorizadas.

  27. – ” O Congresso Nacional terá dois anos de tempo para aprovar uma reforma política. É sobre isso que os partidos devem discutir. ” E mito mais do que isso, seria necessário conseguir uma maioria para aprovar, não só essa reforma, como as medidas de ajuste fiscal. Vamos aguardar… _

  28. Extinção da justiça trabalhista e da CLT, lítigios passam a correr em varas cívis sem paternalismos e parcialidade, que é absurdo e abusivo ao direito. Adoção da pena de morte para os casos a na forma a serem definidos. Extinção da menoridade, crimes são punidos mediante análise do caso concreto. Revogação de toda a legislação agrária e da “política permanente de reforma agrária”, crianção da área agrícola nacional, poderosamente mecanizada, gerida por empresas que adotam alta tecnologia perseguindo a alta qualidade e produtividade.

  29. Reforma política ? Eu quero fim do foro privilegiado. Reforma política ? Eu quero fim do foro privilegiado. # eu quero voto impresso JÁ. # eu quero voto impresso JÁ. # eu quero voto impresso JÁ. # eu quero voto impresso JÁ.

  30. Gostaria de lhes propor uma pauta: o fim do quociente eleitoral. Todos os movimentos que vejo, desde MBL, Vem Pra Rua, UNE, etc, de todo espectro político da esquerda à direita concordam que não se sentem representados no na Câmara de Deputados do Congresso Nacional. Por que não juntar todo o espectro em torno de uma pauta única, simples e específica como o fim do quociente eleitoral? Afinal precisamos colocar os interesses nacionais acima de interesses partidários e ideologias.

  31. A primeira coisa a fazer é eliminar todas as leis feitas para destruir a investigação de corrupção e depois aprovar a proposta de lei da Polícia Federal, dando autonomia àquela instituição para trabalhar. Ao mesmo tempo é acabar com essa palhaçada de foro privilegiado.

  32. O PT É PATÉTICO.. CHEGA A SER ENGRAÇADO.. ONTEM, NOS INTERVALOS DO FANTÁSTICO DIZENDO QUE IRÁ PARAR O BRASIL POR REFORMAS POLÍTICAS… COMO SE ELE QUISESSE.. NÃO O FEZ NESSES 14 ANOS.. AGORA, QUE NÃO TEM APOIO POLÍTICO É QUE NÃO CONSEGUIRIA, AINDA QUE QUISESSE DE VERDADE, FAZER MESMO.. JAMAIS PT.. JAMAIS PSOL.. JAMAIS PCdoB… JAMAIS REDE… ESTAMOS VACINADOS.