ACESSE

Órgão do Senado projeta rombo nas contas públicas até 2030

Telegram

Segundo a Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado, as contas do setor público brasileiro — governo federal, estados e municípios — ficarão no vermelho pelo menos até 2030.

A projeção foi divulgada durante uma audiência pública da comissão do Congresso que acompanha as medidas de combate à Covid-19.

Para 2020, a IFI estima um rombo de R$ 710 bilhões — mais de 9% do PIB.

“O quadro é muito grave, mas não é verdade que não se deva gastar neste momento. A partir do ano que vem, tem dever de casa, com aumento de receita, cortes de gastos e manutenção dos efeitos preconizados pelo teto de gastos”, disse Felipe Salto, diretor-executivo da IFI.

O órgão projeta ainda uma retração de até 5,2% do PIB brasileiro neste ano. Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central, como noticiamos mais cedo, projetam uma retração de 5,89% em 2020.

Leia também: Bolsonaro mandou investigar Witzel?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 7 comentários