Para economista, quem não reformar Previdência não termina o mandato

Zeina Latif, a economista-chefe da XP Investimentos, disse em palestra hoje que não fazer uma reforma da Previdência no Brasil é “não terminar o mandato” presidencial, relata a Exame.

Segundo Zeina, a receita liquida do governo federal já está 101% comprometida com gasto obrigatório –e mais da metade disso está comprometida com a Previdência.

“Não tem mais brincadeira: acabou o dinheiro e estamos ficando velhos e pobres, o que não é uma boa combinação”, acrescentou a economista.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vou facilitar para a economista-chefe, é só o Governo cortar em 50% as renúncias fiscais e cobrar dos caloteiros do INSS que ele vai ter dinheiro até para reajustar os salários dos juízes chorões.

Ler mais 79 comentários
  1. Vou facilitar para a economista-chefe, é só o Governo cortar em 50% as renúncias fiscais e cobrar dos caloteiros do INSS que ele vai ter dinheiro até para reajustar os salários dos juízes chorões.

  2. Discordo da economista-chefe, é só o Governo cobrar de quem deve, cortar as renúncias fiscais pela metade e deixar de pagar os seus aposentados com o dinheiro do INSS. Mas é melhor ser catastrofista.

  3. Não precisa sequer ser ECONOMISTA para saber disso, Lula deixou o Brasil falido de tanto ROUBO, e agora os IDIOTAS pagam a conta, inclusive principalmente seus eleitores. Vejam o preço do GÁS????

  4. reforma para pagar auxilio livro para o Mp e judiciário ou para sustentar as indicações políticas? que tal cortar o salário desse povo pela metade ai depois a gente conversa sobre previdência.

  5. Essa reforma tem que começar com o corte das superaposentadorias..aí está o X da questão.. há pessoas , precocemente aposentadas como politicos e outros.. tem que haver uma nova constituinte,ilimitada

  6. A XP já analisou os gastos exorbitantes com o Congresso Nacional, Executivo e Legislativo? Que tal uma reforma que acabe com os privilégios e aposentadorias dos 3 poderes em todas as esferas?

  7. Concordo e aguardo o pronunciamento da economista da XP-SDB criticando o mercado financeiro por ” descompromisso” com o mercado produtivo ou seja criticando juros altos.

  8. É por essas e outras que muita gente ano que vem vai pedir o fechamento de algumas “instituicoes democraticas”, para o bem do Pais….Congressistas irresponsaveis e malandros.

  9. Meu caro “Servidor Versus INSS”, preciso lembrá-lo de que o servidor contribui com 12% dos seus vencimentos, e o beneficiário do Regime Geral com menos (9%). E o servidor permanece contribuindo…

    1. RGPS não tem paridade, tem teto, fator previdenciário e um redutor de 20% no salário de contribuição. E no total, patrões e empregados recolhem 20%. E servidor público não fica desempregado.

  10. O combinado não sai caro. E, de mais a mais, a Reforma da Previdência do Servidor já foi feita, perdendo a integralidade quem ingressou a partir de 2004, informação constantemente sonegada na imprensa

    1. E do INSS também! Contribuí para receber 20 salários mínimos e agora só recebo 5 salários, enquanto servidor público se aposenta com vencimento integral e mais de 30 salários.

  11. Vamos combinar? Os contratos devem ser respeitados! Parem de estigmatizar o servidor público (como Temer faz)! Ele é fruto do instituto mais democrático que existe neste país: o concurso público…

  12. A Reforma da Previdência deve ser feita, mas sempre respeitando os contratos e os direitos adquiridos. E focando também no resgate das fontes de contribuição, sempre negligenciadas pelos desgovernos..

  13. Por isso que economista e administrador não servem pra nada além de ser economista e administrador. No Brasil, é justamente o contrário. Quem reformar nao termina o mandato.

  14. Acho que tenho também uma boa solução para essa “ispicialista”: que tal um governo que entre para acabar com a corrupção e frear de uma vez com o roubo de dinheiro público? Será que sobraria dinheiro?

  15. Entendo pouco sobre o assunto, mas é fácil constatar o problema, ela deve ter razão porque tem uma brutal diferença entre o trabalhador do setor privado e público no tocante ao dinheiro.

  16. Mas a Orcrim já tem novo Candidato que eh o Alckmin!! Eh a quadrilha se perpetuando no poder! Que vai fazer a reforma da previdência e ainda acabar com a Lava Jato e continuar roubando!

  17. “Passei num concurso público, tenho direito a ter mais privilégios do que os 99% restantes do BR, ninguém me avalia, falto quando quiser, me aposento c/ 50 anos idade mamando 33x mais que INSS!”

    1. Viável para continua a roubar com o Centrão, depois do primeiro turno o MDB vai se juntar ao resto da quadrilha que mudou apenas de sigla saiu o PT e entrou novamente o PSDB. Meirelles eh disfarce

  18. Estabilidade funcional é o CÂNCER do país, torna o cidadão acomodado, arrogante, um inútil que só sabe mamar nas tetas dos impostos! Chega de repartição pública cheia de papéis e cheirando a mofo!

  19. https://www.poder360.com.br/eleicoes/equipe-de-bolsonaro-estuda-plano-de-previdencia-com-aposentadoria-em-etapas/ -> interessante leitura.

  20. Brasil precisa desratizar o Estado, cortar privilégios, os salários dos marajás, reduzir Ministérios, estatais, desregulamentar a economia! Funcionários públicos não são RECEITA, são DESPESAS!

  21. Mamãe não passei no Concurso Público…fiz cursinho, paguei, tentei..tentei dar uma de centrão…mas não deu! Ai que inveja do salario deles…ai que inveja de ter estabilidade..ai que inveja viu!

  22. MAMÃE NÃO PASSEI! Prestei para Receita, Tomeinuku meu amigo passou, Prestei para Prefeitura o outro amigo Bothow Nomeuku passou…meu toba ta duendo…o cotovelo doi…que inveja de tomar nuku..

  23. Gasto com 980 mil servidores é igual ao de todo o INSS, que possui 33 milhões de aposentados! Desgraça que vem desde o descobrimento do Brasil! Chega de MAMATAS, LUXOS e de PRIVILÉGIOS!

  24. Um país inteiro como o Brasil, cheio de pobres, miseráveis, desempregados, idosos…. não pode ficar refém de 1% da população – MARAJÁS do FUNCIONALISMO – que custam 33x mais que aposentados INSS!

  25. O Brasil precisa investigar a metade dos CNPJ, cortar sonegação, falcatruas , igualar imediatamente o crime de sonegação de impostos, e taxar o sem nota por fora com 35% de contribuição previdencia

  26. Um país inteiro como o Brasil, cheio de pobres, miseráveis, desempregados, idosos…. não pode ficar refém de 1% da população – MARAJÁS do FUNCIONALISMO – que custam 33x mais que aposentados INSS!

  27. Funcionalismo Público vai enterrar de vez o Brasil disse: Não dá pra sustentar os salários acima de 20 mil e as aposentadorias até 30 vez maiores FALE ISSO PARA JUÍZES TIPO SERGIO MORO.

  28. O Brasil precisa exonerar a metade dos Barnabés, cortar salários, benefícios, igualar imediatamente aposentadoria servidor ao teto INSS e taxar o funcionalismo com 35% de contribuição previdenciária!

  29. Temer, um lixo de presidente, saneou a previdência, cortando os ladrões do auxilio doença e irregularidades: 30 BILHÕES/MÊS. Essas merd@s da XP só servem para atender os seus interesses! VTNC!

  30. Vamos eleger Bolsonaro, pela proteção dos direitos básicos que temos, dentre eles a Aposentadoria para quem contribuiu.Banqueiros e Corretoras querem somente o dinheiro e o povo que se f0da! BOLSONARO

  31. Tem que comecar cortando por cima. quem eh aposentado com mais de 5mil, passé a receber o teto, isso vai fazer um monte de politicos e funcionarios publicos aprenderem a viver com isso.

  32. Não dá pra sustentar os salários acima de 20 mil e as aposentadorias até 30 vez maiores que a dos aposentados do INSS! Isso tem que acabar, pelo bem do Brasil! Chega de tanta malandragem!

  33. Esses filh0s da Put@ continuam insistindo nessa p0rra de reforma. Tem que sanear, quem não pagou cai fora! Boias frias e o resto das vítimas da automação tem que ser indenizados, pelos responsáveis

  34. Não existe mais como sustentar estatais ineficientes com dinheiro público, nosso tempo está se esgotando e há um grande risco de elegermos os mesmos – CENTRÃO – os corruptos que destruiram nos país

  35. Essa senhora dizia a mesma coisa há alguns meses em relação à reforma da previdência. O chefe da Orcrim não só está terminando o mandato como comprou o congresso inteiro. O Brasil aguenta, senhora.

  36. FALOU A MÃE DINAH Zeina Latif, a economista-chefe da XP Investimentos, disse em palestra hoje que não fazer uma reforma da Previdência no Brasil é “não terminar o mandato” presidencial, relata a Exame

  37. “Não tem mais brincadeira: acabou o dinheiro e estamos ficando velhos e pobres, o que não é uma boa combinação”, acrescentou a economista.NÃO ACABOU NÃO A XP TEM MUITO.Que tal pagarem IMPOSTOS?

  38. Zeina Latif, a economista-chefe da XP Investimentos, INTERESSADOS EM METER A MÃO NO QUE RESTOU DA POPULAÇÃO: A APOSENTADORIA. Quem vai ter que trabalhar são os bancos ladrões do me e cúmplices de LULA

  39. Não voto mais sob chantagem , no menos pior , no PSDB contra o PT . Reformar a Previdência e manter o PCC Primeiro Centrão da Corrupção é trocar 6 por meia dúzia . Ou o Brasil acaba com a corrupção ou

  40. Cortar os privilégios de se aposentar com o valor do salário que o funça recebe no mes , imagine que privilégio e ainda por mais porcaria que o sujeita seja não perde a boca, só no Brasil mesmo,!

  41. José Carlos , Geraldo Orcrimin pode fazer a Reforma , mas o Centrão da Corrupção vai exigir o fim da LAVA JATO a perpetuação da Corrupção e Impunidade , Ministérios e Estatais , vale a pena ?

  42. Auxílio-moradia, livros, educação, paletó, Bolsa Peru no Natal. Somando tudo isso, dá mais de R$ 10 mil/mês ISENTOS de IR! Quem ganha 10 mil isento IR BR? Nem 1% da população ganha isso como salário!

  43. E o sistema financeiro ganha 2 vezes. Ganha com os juros da dívida pública, pagos com dinheiro da previd/., e dpois com uma eventual reforma, que possibilitaria o uso da previdência privada, né?

  44. Só os ptralhas acham que podem enganar até os números e ludibriar a matemática , o Centrão de Orcrimin pode até Reformar mais vai sair caro manter a corrupção a impunidade e lotear a máquina pública .

  45. E quem fizer uma reforma só pra livrar a cara dos milhares de politicos, juizes e funcionarios publicos e suas aposentadorias milionarias e ferrar o trabalhador comum como eu, tb nao termina o mandato

  46. Tem que colocar o teto para todos de 5 mil e acabou comeca por ai. porque alguns podem se aposentar com 30 mil e os trabalhadores normais so 5 mil. Isso a soma das pensoes. Corta por cima.

  47. Esse economista deve ser banqueiro. O roubo e desvio criminosos com as DRUs que geram déficit na previdência. Esse idiota deveria saber que até o palito de dente que ele usa, gera receita para a previ

  48. Ela eh muito sensate e inteligente, o cara que fizer a reforma, vai ser taxado de malvado, vai ser odiado, nunca vai ser reeleito, ninguem vai apoiar, podiam ter deixado isso com o Temer.

  49. Tem que cortar 50% de todos BARNABÉS brasileiros, estipular teto salarial do funcionalismo de até 20 mil – 20 SALÁRIOS MÍNIMOS, muito bom! – e taxar os BARNABÉS com 35% de CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA!

  50. Essa senhora dizia a mesma coisa há alguns meses em relação à reforma da previdência. O chefe da Orcrim não só está terminando o mandato como comprou o congresso inteiro. O Brasil aguenta, senhora.

  51. O brasileiro é imediatista e temos uma casta de nababos muito bem organizados e poderosos, e que não querem perder privilégios. O futuro mandatário terá de ter a mesma coragem de Temer, veremos!

  52. Eu adoro a Zeina pq ela não mede palavras, vai direto ao ponto, simples, objetiva, mais clara impossível. Espero que o eleito entenda o recado, enxergue o risco e não fuja da realidade.

  53. A Reforma da Previdência tem que atacar esses MALANDROS do funcionalismo público, que se aposentam com 50 anos de idade com salário integral e consomem 33x mais recursos do que um funcionário do INSS!

  54. Concordo que tem que dar um choque nesse assunto urgente mas se não houver o choque moral nas instituições não adianta. Perdeu-se mais com a incompetência esquerdista na Petrobras do que roubo.

  55. Deixe-me ver… esta economista aposta em um crescimento zero ou menor que o aumento das despesas… Será que existe neste país um economista capaz de fazer acontecer um AUMENTO DAS RECEITAS ???