Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

PIB cai 0,1% no terceiro trimestre e economia está em recessão técnica

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram uma queda de 8% da agricultura e estabilidade da indústria
PIB cai 0,1% no terceiro trimestre e economia está em recessão técnica
Foto: jbzootec/Pixabay

O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% no terceiro trimestre em comparação com o segundo, mostram os dados divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, a economia brasileira está em recessão técnica.

O termo recessão técnica é usado para definir um período de dois ou mais trimestres consecutivos de queda do PIB. No segundo trimestre, a geração de riquezas no país também registrou queda de 0,1%. A comparação é feita com os três meses anteriores, e não com o mesmo período do ano no ano anterior.

No lado da oferta, os dados divulgados mostram uma queda de 8% do agronegócio e estabilidade da indústria. O setor de serviços, o maior da economia, teve alta de 1,1%.

No lado da demanda, a formação bruta de capital fixo, que mede a taxa de investimentos da economia, caiu 0,1%. O consumo das famílias teve alta de 0,9% e o consumo do governo cresceu 0,8%.

Apesar dos resultados negativos, a economia cresceu 4% no terceiro trimestre quando comparado com igual período do ano passado.

No acumulado dos quatro trimestres terminados em setembro, houve alta de 3,9% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.

De janeiro a setembro, o PIB avançou 5,7% contra igual período do ano passado.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....