A ‘queda de braço’ entre Ciro e Zeina Latif

A Época conta que Ciro Gomes e a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, tiveram um “princípio de discussão” na palestra do pedetista na assessoria de investimentos, ontem.

Ciro voltou a dizer que “51% do Orçamento” do governo federal é voltado para a despesa financeira. Zeina observou que a conta tem de desconsiderar o pagamento de juros e que a proporção é menor. O pedetista não arredou pé.

“Após uma rápida ‘queda de braço’ de ‘sim’ versus ‘não’, a questão ficou em aberto, deixando os participantes confusos sobre qual a perspectiva correta”, escreve a Época.

Não há confusão nenhuma. O dado de Ciro é errado –ou simplesmente mentiroso. E Zeina está certa. Simples assim.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 109 comentários
  1. O MACRI também achava que Ciro não entendia de economia e que suas ideias eram malucas; acabou seguindo a cartilha neoliberal, confiou no Lobo Mau do Mercado e deu no que deu…
    Agora, terá que sacrificar as criancinhas argentinas (através da legalização do aborto) a troco de empréstimo do FMI!

  2. … Alckmin, Bolsonaro, Álvaro, Marina, pq se omitem?

    Provavelmente, porque NÃO ENTENDEM NADA DE ECONOMIA!

    E por isso confiam cegamente nos economistas porta vozes (bonecos de ventríloquo) do Mercado e assinam embaixo tudo o que pregam!

  3. Ciro está correto! A dívida pública e seus juros são um verdadeiro assalto ao povo e a nosso setor produtivo! Ciro ataca frontalmente essa roubalheira. É os outros? Alckmin, Bolsonaro, Álvaro, Marina, pq se omitem?

  4. O País precisa de uma estratégia consistente de redução de dívida para em vez de gastar metade do orçamento com essa despesa, gastar naquilo que realmente importa: educação, educação e educação.

  5. Comparem com os orçamentos de outros países e nossa situação ficará ainda mais clara. Eu diria que ou esse cidadão País pega um financiamento de longo prazo e a taxas menores para com isso começar a conseguir pagar o principal da dívida, ou dará o calote em breve.

  6. Os jornalistas questionam o dado objetivo apresentado por Ciro Gomes mas não informam o montante despendido pelo Governo para pagamento dos juros e amortização da dívida pública. Nos últimos 12 meses pagamos R$384 BILHÕES de juros é a dívida só cresce! CIRO GOMES está correto!

  7. Senão vejamos; 3,57 trilhões de orçamento; 1,16 trilhão de refinanciamento da dívida; mais 585 bilhões de juros. No português que todos entendem: O cidadão País paga quase metade do seu salário(49,85%) com o parcelamento da dívida que tem com o cartão de crédito, sem contar as compras desse mês.

  8. A melhor resposta pra Ciro Gomes é do bolsonaro, porque não respondia os insultos do Ciro?
    Não sou psiquiatra. kkkkkkkk
    E completou: você não conversa com doido!
    MATOU A PAUUUUU !!!!! kkkkkkkkkkkk

  9. Aqui estao vários dados do orçamento para 2018 e dá para ver com cristalina clareza que o coroné estava errado, como sempre! Basta saber ler números!

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-12/orcamento-de-2018-e-aprovado-com-previsao-de-gastos-de-r-357-trilhoes

    1. Não, seu link apenas remete a LOA. A previsão orçamentária é subestimada!A despesa com juros nos últimos 12 meses já consumiram dos brasileiros 384 BILHÕES e a dívida pública bate 5,1 TRIlhões! CIRO combate o rentismo e seu posicionamento político está certo!

    2. Você sabe fazer conta? Vai la na matéria e soma refinanciamento da dívida (rolagem), mais Previdência, mais pagamento do serviço e divide pelo total do Orçamento previsto e veja qual é a porcentagem.

  10. Ciro Gomes é um COMPLETO BOÇAL: vai vomitando terminologias economicas aprendidas nas coxas do Mangabeira Unger e nao sabe nem onde procurar os dados de gastos públicos! E acaba fazendo igual Lula: na falta de informaçao, simplesmente MENTE inventando o que dizer.

  11. Entrei no SITE da SECRETARIA DO TESOURO NACIONAL, conforme Ciro havia sugerido na Jovem Pan, e ele é que está certo!

    O site da AUDITORIA CIDADÃ e as palestras da AUDITORA FISCAL Maria Lucia Fattorelli no YouTube também CORROBORAM as denúncias do Ciro, sobre SWAP CAMBIAL e OPERAÇÕES COMPROMISSADAS!

  12. Deve estar se recuperando da SURRA INTELECTUAL que levou do Mestre Shaolin Ciro Gomes!

    O Constantino também achava que o Ciro não entendia de economia…

    Ficou tão traumatizado que virou seu arqui-inimigo e dedica a sua vida a tentar refutá-lo!

    “E dá bilhão?”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  13. Tadinho do “coroné” cagomes com perfil de jagunço.
    Não tem estofo nem para debater com surdo e mudo.
    O filho político natural (?) de jerei$$ati não consegue disfarçar sua “origem” deletéria…

  14. Se a Vale rende 20 bi de impostos, imagine o LUCRO que dá!Só que para privatizar, jogaram a empresa lá embaixo(aliás ela foi SUB avaliada e a privatização foi REPLETA de irregularidades).E mais, FHC vendeu para pagar dívida! Só que só pagou 3 meses de juros e a dívida explodiu#DRENEASTINHARAZAO

    1. Você pode até estar certa na questão dos valores e nas irregularidades, mas o Estado NÃO deve intervir na economia, tampouco ter empresas pra servir de cabidão. Tem que privatizar tudo e ponto.

  15. ChrisP/SP disse:
    29 de junho de 2018 às 18:31
    http://www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/teses/2006/a_politica_fiscal_e_a_falsa_crise_da_seguraridade_social_brasileira_analise_financeira_do_periodo_1990_2005.pdf

  16. Não há “certo” ou “errado”. A informação que o Ciro Gomes trás é verdadeira. A questão é que parte da “entrada” (receita) do Orçamento são ingressos de rolagem da dívida.
    Mas considerando as despesas, se somar previdência, amortização da dívida pública e o serviço da dívida pública, dá os 51%.

  17. ChrisP/SP disse:
    29 de junho de 2018 às 18:31
    Claro que tenho provas! A tese de doutorado da pesquisadora Denise Gentil devidamente documentada baseia-se exatamente nisso! O rombo é por causa dos juros da dívida paga com fundos da previdência, e não por causa de despesas previdenciárias.

    1. Deve ser mesmo, no mundo inteiro se aposenta com 45 ou 50 anos, por que só aqui tem que ser diferente?!?

  18. Ciro seria uma Dilma de Calças ? Lembram quando a Dilma/PT contestaram a Sinara Polycarpo Figueiredo, Analista do Banco Santander? Sinara estava correta, Dilma e PT estavam errados.

  19. Zeina é mega competente, ao contrário do cangaceiro. Embora não esteja claro aí o contexto do embate, ela está certa em excluir pagamento de juros quando se quer ter uma análise da atuação governo X. Porque a despesa financeira inclui juros, mas não significa que seja o governo X o responsável.

  20. Ciro é um falastrão, tudo que ele diz deve ser pesquisado o que é correto, na economia ele se parece com os esquerdopatas, fala difícil e não diz nada.Ciro está devendo descupas ao Rodrigo Constantino quando disse que no Desgoverno Dilma não tinha como economizar 1 bilhão.

  21. Ciro é um charlatão. Faz caras e bocas, arrota números com convicção teatral e engsna os trouxas e ignorantes. É só ver o desempenho dele à frente da Transnordestina: um fracasso total.

  22. Esse CORONEL CANGACEIRO, além de amigo pessoal do Lula, foi Ministro do MAIOR BANDIDO DESSE PAÍS – Lula – é RACISTA, HOMOFÓBICO, PRECONCEITUOSO, MISÓGINO, acha que mulher nasceu pra viver na cozinha, foi contra impeachment da Dilma e tem um pacto com o FORO de SÃO PAULO e o PARTIDO COMUNISTA CHINÊS!

  23. Essa cidada eh muito ignorante fica repetindo coisas que nao sabe, o controle da vale foi leiloado indicando um valor da mesma de 10 bi de $, Com o Agnelli elevou a producao de 30m para 300 m e ela passou a valer 200 Bi, A dilma o tirou e pos um pau mandado voltou a valer 9bi.

  24. Zeina ao contratio desse retardado ignorante eh uma expert nao esta la por politica mas por conhecimento. Esse coronel que quer trasnformar o brasil em Venezuela, que adora o Maduro, que o apoia, deveria ser expulso para aquela bimboca. Um cara burro desses nao deveria ser considerado um ser humano.

  25. O que acontece é que charlatões como O CORONEL CIRÃO DAS ESQUERDA, contam a AMORTIZAÇÃO da dívida com despesa financeira. Não são. Na prestação do imóvel, parte é amortização, valor que se paga realmente pelo o imóvel, o restante é despesa financeira.

  26. A Zeina e muito inteligente e esclarecida, ficou discutindo com um retardado ignorante, que apoia o maduro, quer fazer aqui a Brazuela. Um ser desses que indignifca a raca humana.

  27. Em entrevista para o Jornal da Tarde, aqui no Ceará:
    “Se não tem camisinha, faz anal, mulher. Assim vc não engravida.”
    — Conselho bolsonarético para evitar filhos.
    Bizarro!

  28. Mulherzinha vil, ignorante, suja, sem noção de finanças públicas. PQP!!!
    Roceira!
    Cadê seu machado, querida?
    Já lenhou hj? Hãn?
    Ignorante.
    E essas unhas sujas? hein!?
    Vai no site se informar:
    www.stn.gov.br

  29. E este sr. já foi ministro da fazenda e quer ser presidente do Brasil. Ou mente para enganar e manipular os eleitores ou não possui a mínima qualificação para ser presidente.

  30. hum
    então vejamos o que sabemos
    Ciro Gomes.
    o CE governado pelos gomes é 17 em desenvolvimento…17 com
    Gomes ou apesar dos Gomes..fico com a 2 o estado é melhor
    – é mentiroso (dados confirmam)
    é tresloucado
    destruiu rádio das oposição
    tem repetidora da globo

    nem os Ptralhas e lula apoiam

  31. • QUE a PQP FALIU
    • COMPANHEIRO, o PUTEIRO brasiLIXEIRO
    • DO CACHACEIRO FAFOFEIRO BANDOLEIRO MALOQUEIRO
    • TA no ATOLEIRO do TRAMBIQUEIRO LADRÃO de $$$$$$$$$
    • A PQP FALIU
    • A PQP FALIU
    • A PQP FALIU
    • A PQP FALIU
    • A PQP FALIU
    • A PQP FALIU
    • A PQP FALIU

  32. Num embate entre um ADMINISTRADOR PUBLICO X FUNCIONÁRIO DE BANQUEIRO, claro que para o Antagon o segundo vai ter sempre razão…. afinal é preciso levar o leitinho das meninas!!!!!

    1. administrador publico e o Ceará e 17 estado desenvolvimento pelos Gomes ou apesar dos Gomes

      olha escolho o 2 – apesar dos Gomes, o Ceará é bem melhor que Ciro aliás tu MAv é bem melhor que Ciro
      Dilma é melhor que Ciro.
      Meu pitbull é mais sensato que Ciro
      Coronel Ciro administador publico ahahahah

  33. Cidadã disse: 29 de junho de 2018 às 18:24
    Ué… Mas essa é a velha tática dos políticos para dizer que não tem dinheiro pra nada! Aliás, o tal tombo da Previdência é JUSTAMENTE porque tiram dinheiro da previdência para pagar juros de dívida! (…)
    _________
    VOCÊ TEM PROVAS DISSO???? FALAR É FACIL!

  34. O que esses economistas à esquerda se esquecem de dizer é que a dívida pública nasce justamente do tipo de política que eles gostam: déficit público para “estimular” a economia, expansão da demanda antes da oferta, aumento do gasto governamental etc. Isso os Tiro Gomes não dizem

  35. Lembrando que o FHC leiloou a Vale, de valor incomensurável, para apagar 3 meses de JUROS de dívidas! São nessas dívidas impagáveis que os políticos se escoram para fazer suas lambanças!

    1. Não sou “mortadela”, apenas não engulo que uma empresa pública de valor incalculável, como diria o saudoso Dr Eneas, tenha sido vendida a preço de banana e com dinheiro PÚBLICO ainda por cima! E se rende de impostos 20 bi, imagina o LUCRO que dá!

    2. Para de ser ignorante o mortadela, a vale foi leiloada por 10 bi de dolares, produzia 30 m de ton. depois comecou a produzir 300 mi, mesmo assim ha 2 anos voltou a valer 9bi com a dilma administrando. Mortadelas sao assim repetem coisas sem saber.

  36. Ué… Mas essa é a velha tática dos políticos para dizer que não tem dinheiro pra nada! Aliás, o tal tombo da Previdência é JUSTAMENTE porque tiram dinheiro da previdência para pagar juros de dívida! Mas a imprensa INTEIRA compra a tese de que a previdência está quebrada!

  37. Por isso Jair Bolsonaro vai esperar começar os debates de verdade, na tv, ou rádio. Lá, qualquer gracinha de esquentadinhos será vista ao vivo e a cores. E ainda poderá escolher em quais debates ir, se em 80% deles, 90%, 100%, pra estourar a audiência, e responder de forma rápida e avassaladora.

    1. Não é pra banqueiro seu babaca, ou de onde você acha que sai o dinheiro que o governo pega emprestado, todo mês, a um ritmo de 10 bihões.
      Cê acha que dinheiro nasce em árvore?

  38. |”Zeina observou que a conta tem de desconsiderar o pagamento de juros…”|

    Sim! Sim! Sim!
    Claro que deve descontar os juros. Não cantabilizaremos.
    Afinal, os recursos para pagar os juros não são públicos.
    O Zeina tá correto.
    Vigarista!

  39. O Coroné Tiro Gomes é PHD em COISA NENHUMA !! ou então frequentou ( Harvard como ele diz ) e NÃO APRENDEU NADA !! EXATAMENTE COMO O “ingreis” que ele “fala” !!!
    Como por exemplo o eminente “inconomista” que atende por Guido Manteiga ( NÃO SABE NADA !! )

  40. Como fez a ressalva os ANTAgonistas : Não há confusão nenhuma. O dado de Ciro é errado –ou simplesmente mentiroso. E Zeina está certa. Simples assim. Como sempre os antagonistas são os donos da verdade em última instância . Os caras que escrevem não tem nem ideia do assunto mais dão o veredito

  41. Jogar com ciro, é o mesmo que jogar xadrez com pombo.
    Simplesmente não existe diálogo com esse maluco, mesmo quando está lúcido.
    ciro é um bomba de destruição em massa. ciro é um típico revolucionário. Um caso perdido. Um dia será julgado.
    Precisamos nos livrar de tudo que parece ou seja Esquerda.

  42. CIRCO Gomes como economista só engana os leigos , os leigos que não se interessam em se informar .
    Foi conselheiro de Dilma no desastre das ” Campeãs Nacionais ”
    Fechou a GURGEL .
    E acredita que o Brasil não precisa das Reformas .

  43. Incrível como vocês Antagonista provam o tempo todo como a grande imprensa não informa ao público, ou é confusa ou é omissa ou e mentirosa. GRACAS A DEUS QUE VOCES APARECERAM!!!!!

  44. A nota do Antagonista não esclarece nada. Simples assim.
    ——————–
    Quanto aos comentários dos leitores, continuam muito engraçados, principalmente quando Ciro é ao mesmo tempo coronel e cangaceiro. Isso é que é transtorno de personalidade!

  45. Depois de ler a reportagem da Crusoé hoje cedo, ainda estou me perguntado o que passa na cabeça de um nordestino que vota em uma pessoa que ainda vive no tempo do Brasil Império. Do século XIX para o século XXI, o nordeste não sofreu nenhuma evolução, mandado por coronéis com seus jagunços. Acordem.

  46. Mas quem esse cangaceiro pensa que é? Um ignorante, coronézinho de mierda e fanfarrão de araque querendo discutir com a economista chefe de uma das maiores corretoras do mercado. Quer ganhar no grito? Mas só consegue em cima do povo pobre do seu estado.

  47. Quem gosta de cangaçeiros são os nordestinos. Por aqui esse tipo de lixo não reciclável não tem vez. Nordestino adora ser humilhado pela familia Gomes, dona do Nordeste . Quando os nordestinos vão acordar ? Os caras fazem o que bem entendem com o povo nordestino. Já vi cara humilhação de fazer dó !!

  48. Se houvesse jornalistas e economistas
    que tivessem vergonha na cara e coragem, ja teriam desmascarado esse demagogo a muito tempo, ele inventa números e todo mundo fica calado. Mentiroso demagogo comunista. Ciro lixo.

    1. “Se não tem camisinha, faz anal, porra! Assim não engravida.”
      Ótimo Mito!
      Tu sabes mesmo da coisas. Bah!
      Novo método anticoncepcional.

    2. “Se não tem camisinha, faz anal, porra! Assim não engravida.”
      Ótimo Mito!
      Tu sabes mesmo da coisas. Bah!
      Novo método anticoncepcional.

    3. Ei, vigarista, aquele lote precisando de uma boa roçada , já viu?
      O que achas?
      Cadê teu instrumento de trabalho? Aquela enxada…sabe? Então?
      Bolsonarético ignorante. Tosco.