Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"Quem descontrola a inflação não se elege"

Um dos formuladores do Plano Real, Edmar Bacha diz que o fator é decisivo na disputa; ele sugere um “consórcio político” para impulsionar a Terceira Via
“Quem descontrola a inflação não se elege”
Foto: Edmar Bacha

Um dos formuladores do Plano Real, o economista Edmar Bacha (foto) comentou, em entrevista à Veja publicada nesta segunda (8), o impacto do avanço da inflação nas eleições. Segundo ele, o fator é decisivo na disputa.

“Os políticos aprenderam que quem controla inflação se elege, e quem descontrola, como vimos com a Dilma (Rousseff) e o (Fernando) Collor, não se elege e ainda corre risco de ser ‘impichado’.”

Bacha também afirmou que, embora seja um problema controlável hoje, “a hiperinflação sempre pode voltar”. Ele classifica como “decepcionante” o trabalho de Paulo Guedes à frente do Ministério da Economia.

“O Guedes decidiu se aventurar com o Bolsonaro, achando que por Bolsonaro ser ignorante em economia, ele ia poder controlar a situação. Na verdade, como a gente aprende e espero que ele tenha aprendido a política vem na frente. A economia é subsidiária da política.”

Bacha voltou a criticar Bolsonaro e Lula e sugeriu a criação de uma espécie de consócio político entre o centro, para impulsionar a Terceira Via. A ideia é promover uma série de debates entre os principais representantes do movimento, que seriam acompanhados pela imprensa e pelos órgãos de pesquisa, para avaliar qual deles têm mais popularidade e condições de vencer a disputa presidencial.

“Estamos em uma bifurcação, de um lado tem essa perspectiva atual que é Lula ou Bolsonaro e aí o Brasil afunda, ou com um ou com outro. Temos de começar a trabalhar para criar alternativa que possa oferecer perspectiva de futuro melhor.” 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO