Rebaixamento da nota do Brasil ‘aponta a necessidade de aprovação de reformas’

O Ministério da Fazenda acaba de divulgar uma nota sobre o rebaixamento da nota de crédito soberano do Brasil pela agência Fitch.

A equipe econômica do governo diz que o downgrade “aponta a necessidade de aprovação de reformas”.

“A Fitch reconhece que os fundamentos macroeconômicos brasileiros permitem tanto absorver choques internacionais e domésticos como garantir a sustentabilidade da dívida pública.

O Ministério da Fazenda destaca que a Dívida Pública Federal conta atualmente com uma composição saudável, reduzida exposição cambial e baixa concentração de vencimentos no curto prazo, além de uma base diversificada de investidores para seu financiamento, o que contribui para mitigar os riscos inerentes à sua gestão.

O governo federal ressalta os avanços já obtidos com a aprovação de medidas como o Teto de Gastos, a Reforma Trabalhista, o Programa de Recuperação Fiscal dos Estados, a reformulação das políticas de crédito do BNDES e a nova Taxa de Longo Prazo (TLP). Além disso, segue comprometido em progredir com a agenda de reformas macro e microeconômicas destinadas a garantir o equilíbrio das contas públicas, crescimento econômico sustentável e contínua melhoria do ambiente de negócios.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. “Relógio da dívida pública já tem data para explodir: 2019”. (https://br.sputniknews.com/brasil/24/08/17)
    “2019 será o ano da verdade para o Brasil”, diz estrategista do [banco] JP Morgan”.
    (www.infomoney.com.br/noticia/27/03/18)

Ler mais 22 comentários
  1. “Relógio da dívida pública já tem data para explodir: 2019”. (https://br.sputniknews.com/brasil/24/08/17)
    “2019 será o ano da verdade para o Brasil”, diz estrategista do [banco] JP Morgan”.
    (www.infomoney.com.br/noticia/27/03/18)

  2. “Pedro Lemos disse: 23 de Fevereiro de 2018 às 15:33
    Ué? Mas Bolsonaro é contra a Reforma da Previdência! A Fitch deve estar errada. Essas agências globalistas a serviço dos comunas …”

    Não é contra a reforma da previdência não, Pedro Lemos. Veja algumas declarações dessa nota, assinada pela equipe de Jair Bolsonaro:

    https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-rebate-meirelles/

  3. É o “mercado” querendo mandar no Brasil. Todas as reformas não era para o Brasil, mas para a “memória” do Presidente reformista. hahaha Teno pena do RJ, refém dessa “tribo” de canibais.

  4. Novos “downgrades” por parte das agências internacionais de avaliação de riscos ainda vão dar muitas dores de cabeça ao ministro Meirelles e sua equipe econômica.. além de enterrar mais cedo suas ambições político-eleitorais.

  5. Essas coisas de mercado são muito chatas viu! Vamos mandar o mercado às favas, todos darmos as mãos e fazer a revolução do proletariado. seremos tão ricos quanto Cuba sem a exploração dos capitalistas.

  6. Até eu com minha ignorância já sei como funciona a engrenagem. Como país pertencemos a “Ralé das Nações”. Somos há muito tempo explorados para a garantia do alto padrão de vida, do tal do “BEM ESTAR SOCIAL” dos tidos países de 1º Mundo. Como conseguem isso, simples: compram nossas elites politicas, econômicas, financeiras, midiáticas – as únicas a levarem uma vantagem relativa no jogo e o resto que se exploda. No passado trocavam “espelhinhos” com os índios, hoje trocam celulares com 50% da população analfabeta ou analfabetos funcionais. Basta verificar os transportes públicos entulhados de barnabés nos horários de pico em qualquer cidade de porte médio. Uma mão segurança o chamado “FP” tomando “encoxada” e a outra com um celular na orelha conversando sabe-se lá o que e com quem.

    1. Já Venezuela, Cuba e Coreia do Norte escaparam de serem exploradas pelo capitalismo opressor e se tornaram potências econômicas. É cada uma viu.

    1. Vá para a Venezuela ou para Cuba: lá não existe mercado, não se importam com o que os outros países pensam e nem se preocupam em ir mais pro fundo do buraco. Afinal, já estão lá.

  7. Nesse relatório nada sobre as 54 multas da SAMARCO que até hoje não foram pagas(e o rio Doce, patrimônio do Brasil não da empresa privada, continua poluído), agora outra empresa privada, a Hydra do Pará, contaminou rios, matas e estradas com chumbo e alumínio. Nem água potável para a população atingida estão fornecendo. O problema do Brasil não é reforma nenhuma( que só interessa aos agiotas internacionais), o problema é essa “carta branca” que as empresas privadas(não todas, há exceções) tem para envenenar os alimentos, arrebentar o meio ambiente, explorar os trabalhadores e nem as multas mixurucas dos orgão de fiscalização pagam. Essa é a raiz do problema.

  8. Em termos de comparação, fomos parar na várzea.
    Não é tão ruim. Antigamente era até televisionada.
    Ânimo,pessoal.
    Andrés foi eleito pra salvar o Corinthians. Graças a ele o Estádio se chama Itaquerão.
    E sem pagar nada. É um colosso !

  9. A ideia da autonomia é evitar que pressões políticas interfiram no trabalho técnico do Banco Central. O exemplo típico é a tentação do governo de aquecer a economia além da conta em anos eleitorais.
    .
    No Brasil, já existe autonomia operacional informal do BC desde que o regime de metas foi implantado em 1999.
    .
    Mas a história recente provê um bom exemplo das vantagens da autonomia formal. Durante o governo Dilma, havia forte suspeita de que a presidente e o Ministério da Fazenda interferiam no trabalho do BC.

  10. O Brasil já está esculachado, de tão rebaixado não tem mais o que mostrar, sua bunda já está toda de fora. Nós é que precisamos criar vergonha na cara e ajudar o MPF e a PF a acabar com essas zorras predadoras que acabaram com o País.

  11. O Vagabundo do Presidente Temer colocou seus interesses em primeiro lugar…deixou de votar a reforma da presidência para mudar a agenda e conseguir um motivo para respirar melhor…eu acredito que vai ser um tiro saindo pela culatra…não votou a reforma e a intervenção será um desastre….CADEIA PARA TEMER JÁ!!!! ALIÁS, POR QUE O ROCHA LOURES AINDA ESTÁ SOLTO?