Reformar Previdência não garante retomada, dizem ex-presidentes do BC

Três ex-presidentes do Banco Central disseram que aprovar a reforma da Previdência é fundamental para o país, mas insuficiente para garantir a retomada sustentável do crescimento, informa a Folha.

Armínio Fraga, Henrique Meirelles e Ilan Goldfajn participaram hoje, no Rio, de um seminário sobre os 20 anos do regime de metas de inflação. Os três também defenderam a aprovação de uma lei para garantir a autonomia do BC.

“A reforma da Previdência tira peso, mas não dá para a gente olhar ela isoladamente. Tem várias outras questões, elementos que têm que estar dentro do pacote”, disse Goldfajn, que presidiu o BC até Roberto Campos Neto assumir, em fevereiro deste ano.

“É evidente que não é a única coisa. Isso é uma base para dar estabilidade fiscal”, afirmou Meirelles.

Armínio, por sua vez, declarou que “seria um grande avanço aprovar essa reforma, especialmente com os números que estão sendo considerados”, mas concordou que, sozinha, ela “não resolve o problema”.

 

Seus comentários exibidos em destaque em O Antagonista, formando a comunidade dos leitores mais bem informados do Brasil. Leia mais

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. VVirgolino Manoel Guerra Moleirinho disse:

    A estrada é longa , o trajeto e tortuoso e não definitivo, mas temos de dar o primeiro passo, indecisos costumam a não chegar a lugar algum !!

Ler comentários
  1. Juliana disse:

    É o início de um processo que se Deus quiser vai tornar o país economicamente equilibrado.

  2. CAM disse:

    Apenas um desinformado pensa que essa reforma é a soluçao. O problema é não haver a reforma.

  3. Silva disse:

    E o conluio dos militares c os banqueiros vai de vento em popa! Sistema de capitalização só p os outros, p os militares não! Traidores do povo!!

  4. Marco disse:

    Com este STF e estas ORCRIMs não vai! Só com lava toga!

  5. Didi disse:

    O que é suficiente, então? Extermínio em massa?

    1. Reforma tributária honesta com corte drásticos de impostos.

  6. João disse:

    GUEDES é completo , inteligente e corajoso. Não é igual esses frouxos de economistas ultrapassados. Guedes faz barba, cabelo e bigode. Ta tudo esquematizado. Porque nao privatizaram antes ?

    1. PQ se não aprovarmos as Reformas da Previdência(não importa qual) e a Reforma Tributária as Privatizações terão de OCORRER em um valor muito +Baixo do que as Empresas podem ser vendidas

    2. E onde estava a "comunidade financeira! nos últimos 15 anos??? Fazendo um trabalho de quinta ????

    3. É considerado economista de quinta entre a própria comunidade financeira. Só que foi o único que topou o trabalho sujo.

    4. Guedes roubou fundos de pensões. Só mais um ladrão.

  7. Adriano disse:

    Claro. Existe bala de prata pra alguma coisa boa? Só para as ruins. Construir demanda um conjunto, destruir um PT só basta.

  8. Márcia disse:

    Claro, mas sem ela, como aumentar a arrecadação para começar a diminuir a dívida pública construída pelo PT para propinar sobre o dinheiro do povo??? Ruim com ela, pior sem ela! Nem precisa ser

  9. Evandro disse:

    Ninguém do governo disse isto , é um somatório de medidas para recuperar a economia incluindo reforma tributária e privatizar estatais.mas favor parem de urubuzar governo , é um passo cada vez.

  10. João disse:

    Torcem para dar tudo errado porque nao saiu das maos deles. sao uns Idiotas. Por isso o Governo ia enviar reforma tributaria( mas o congresso timha uma adiantada), reforma administratva, Recadastrar e

  11. Douglas disse:

    Previdência, reforma fiscal, tributária, extinção de estatais inuteis, desburocratização para empreendor e etc. E ah, claro, combate incansável a corrupção (viu centrão), isto vai retomar cr

  12. Mais4anosPerdidos disse:

    Nós Empreendedores conscientes, sabemos e não estamos iludidos com as declarações do governo. Há muito o que se fazer, mas, pela calma do governo, demorarão a serem feitas, se é que serão

    1. Calma do Congresso que está boicotando medidas provisórias do governo e votações importantes. Poder pelo poder; e o Brasil que se lasque.

  13. Cleiton disse:

    As Antas agora vao fazer merchan pro PT aff

  14. Biofeminista disse:

    Dããã! Mas que tenta garantir a extorsão dos bancos, ah, tenta. O Guedes tá zoando com a cara do Bozo e o Bozo tá zoando com a cara do povo. Com dívidas nacionalizadas nenhum país quebra.

    1. Bibi, o Lula nacionalizou nossa dívida. Pagávamos 4 % ao ano, lá fora, e passamos a pagar 15% aqui dentro, enriquecendo os banqueiros que voces tanto odeiam!! Quebrou o país !!!

  15. Anderson disse:

    A serviço de quem esses três EX-presidentes do BC estão? Do Brasil? Claro que não!

  16. Gladiador disse:

    3 muquiranas, estiveram lá não fizeram PO RRA! nenhuma mas tem a solução. VSfuder! Saí da frente, o Brasil quer passar.

  17. Roberto disse:

    Mas garante um lucro excepcional para os bancos, que são os principais interessados e beneficiários dessa reforma que encomendaram para o amigo deles. o Guedes.

  18. joao disse:

    é ÓBVIO que não basta. a reforma da previdência DESENCADEARÁ uma sucessão de boas notícias, a percepção no exterior de que aqui é um país comprometido com seu futuro. virão os investimento

  19. GCJ disse:

    Esse é o tipo da coisa que nem precisava ser dita. Mas ainda bem que alguns disse. A reforma da previdência, do jeito que está, é apenas para favorecer os bancos e vai afundar ainda mais a nação

  20. katia disse:

    Por isso a fala PR sobre a surpresa que teremos com p projeto que será apresentado pelo governo em breve que vai alavancar o PAÍS

    1. O Rachid já existe no Brasil todo. Se vc estiver interessado em acabar com o Rachid comece com um Movimento para limitar o número de assessores por Político. Hj temos até 70

    2. Será a universalização do rachid, do Rio para o Brasil!!!!

  21. EDUARDO disse:

    Serão tirados da economia 1 trilhão que gerariam lucros e empregos além de arrecadar uns 400 bi em tributos. Pra pagar dívida da união. Depois será aumento de IR sempre dos mais pobres.

  22. KaduPR disse:

    Depois da reforma previdenciária vem a CPMF.

  23. Luis disse:

    Claro que só está medida se tomada não garante a recuperação, mas evita o iminente colapso das contas públicas.

  24. ChicoJr disse:

    Agora eles sabem a fórmula???? Estiveram lá e não a usaram??? 🤔

  25. Nadir disse:

    Mas é absolutamente necessária para o Brasil, houvesse falar na necessidade dela desde a era FHC. Dilma e lula já a apoiaram. Fazer igual a Grécia: falir o sistema previdenciário?

  26. Gonçalo disse:

    É óbvio que não é só a reforma da previdência que garantirá o crescimento do país. É preciso fazer reformas estruturais em tudo. O estado brasileiro precisa ser reformado com um todo. É velh

    1. Agora por ser contra Bolsonaro, imprensa torcer contra o bem do Brasil? Nem quando Lula era presidente, torcíamos contra o Brasil para o Lula se dar mal!

  27. Cláudio disse:

    a po rra do título, deveria ser ex-presidentes dizem que reforma é o minimo para se começar um novo brasil. Po rra estagiário ajuda ae

  28. Elaine disse:

    Sabemos que a Reforma Tributária é a que trará mais crescimento mas só terá efeito se a Reforma Previdência for feita pois essa é a que acenará estabilidade para ATRAIR Capitais

  29. Luiz disse:

    Falaram os especialistas.......em quebrar o Brasil

  30. Tânia disse:

    Muito pelo contrário. Os anciãos continuarão brigando pelas vagas de trabalho, condenando a juventude ao desemprego. Com a Reforma seremos um país de mendigos e biscateiros.

  31. Fabricio disse:

    É claro que a reforma sozinha não resolve o problema do Brasil. Só um tonto acreditaria nisso. Muitas reformas ainda virão (tributária, do estado, política etc).

  32. Jose disse:

    É uma diminuição da demanda em troca da queda da taxa de juros. Não sei porque alguém investiria mais por causa disso além dos exportadores...

  33. Andre disse:

    Essa turma de economista não acerta nada a 30 anos como sempre falou Guedes.

  34. JOEL disse:

    Não sou economista e já sabia disso. O problema são os 69.620 políticos com seus 766.000 cargos comissionados e de CONFIANÇA, que custam mais de 1 TRILHÃO a cada 04 anos.

  35. Beth disse:

    muito óbvio para ser comentado por essas estrelas....

  36. João disse:

    Porque eles fodoes não fizeram lutaram pela reforma da previdencia ou tributaria ou admnistrativa ? Poderiam ser protagonistas ! Mas ficavam atras de uma mesa dizendo juros vai subir ou cair. KKK

  37. Amilcar disse:

    Impressionante o raciocínio desses três "JÊNIOS"da economia , como será que eles chegaram a conclusão de que o planeta Terra era redondo????

  38. Giusti disse:

    Tá, mas o q mais é preciso? Reforma fiscal?

  39. Maria disse:

    A população brasileira já entendeu que a Reforma da Previdência é muito importante, para retomada da economia! Mas quer também um basta na corrupção, que jogou o Brasil no atoleiro!

  40. Ronaldo disse:

    O brasil nesta situação porque todos eles nada fizeram para mudar e fazer as reformas, se querem ajudar não atrapalhem, ou sera porque perderam a boquinha.

  41. Alex disse:

    SÃO OS MESMOS..........que comandaram a economia do Brasil e que nos trouxeram até aqui onde estamos HOJE.

  42. ForaPTralhadaCrimino disse:

    O circo já está armado e após a reforma de confisco da previdência vão inventar mais algo para cortar na carne da gente

  43. Roberto disse:

    Cadê a popularidade do Bolsonaro que tava aqui? O gato da previdência comeu.... Temer fez da previdência sua principal bandeira e terminou com aproação de 7% dos brasileiros. Precisa desenhar?

  44. Roberto disse:

    Até a torcida do Flamengo sabe disso...

    1. Mas até as torcidas do Flamengo, Vasco e todas outras tambem sabem que sem a reforma da Previdência o caos fiscal é garantido

    2. E tenho um monte de babaca que acha que a reforma da previdência tem que ser aprovada do jeito que está não percebendo que é o 1º degrau de uma escada longa onde só nós vamos pagar e os ricos n

  45. Renato disse:

    Ilan, perdoar 25 BI do Itaú ajuda na retomada? Cínicos dos infernos.