O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, afirmou a deputados nesta quarta-feira, 16, que o país não pretende negociar um acordo de livre comércio com o Brasil neste momento, informa o Estadão.
“O que estamos fazendo agora com o Brasil é tentando resolver problemas específicos para o país se abrir e para criar empregos para a América. No momento, não temos planos para um acordo de livre comércio com o Brasil”, declarou Lighthizer.
A afirmação foi uma resposta do representante do governo de Donald Trump a uma pergunta da deputada Stephanie Murphy, democrata da Flórida, sobre as negociações com o governo brasileiro.
A fala de Lighthizer deixa claro que a negociação comercial feita com o governo de Jair Bolsonaro neste momento, com promessa de assinatura de um pacote de medidas até o final do ano, é limitada.
No início de junho, 24 deputados democratas da Comissão de Orçamento e Assuntos Tributários da Câmara enviaram uma carta ao representante comercial em que disseram ser contra a negociação com o Brasil, por Bolsonaro ser “um líder que desconsidera o estado de direito”.
Quem é Jair Bolsonaro?
Responsável pelo coronavoucher no Ministério da Cidadania é cotado para presidir Banco do Brasil
Prefeito de Rio Branco demite jornalista que fez Bolsonaro fugir de entrevista
Garotos de Ipanema
"Mãe"