Salvos do apagão pela economia em crise

Lauro Jardim registra que, segundo o Operador Nacional do Sistema, os reservatórios do país terminaram o ano com os níveis abaixo dos registrados na crise energética de 2001.

No caso da região Sul, por exemplo, a queda foi de 25% em relação ao ano do apagão.

Mas a avaliação é que não há risco de racionamento –porque o maior consumidor de energia, a indústria, ainda apresenta índices de ociosidade elevados.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Antonio Henriques disse:

    Lauro Jardim só "esqueceu" de relembrar um detalhe: Os níveis dos reservatórios foram agressivamente atacados pela catastrófica MP579 de Dilma Roussef em que baixou na canetada o custo da energia em 18% em 2012, onde sabidamente o país já atravessava períodos longos de estiagem os consumidores foram incentivados a gastar como se não houvesse amanhã. E água não brota de onde se tirou e até hoje não tivemos chuvas suficientes para voltarmos aos níveis pré 2012. Colunista "Fora Temer" é assim: Pensa com o fígado.

Ler comentários
  1. Romeu Lima disse:

    Estranho... na véspera do Natal havia água extravazando pelo vertedouro de Itaipu, o que indica que o reservatório da maior hidrelétrica do país estava no limite de sua capacidade.

  2. DeNovo disse:

    Não haveria apagão porque hoje as termoelétricas supririam a diferença. Certamente a energia ficaria mais cara. Leia um pouco antes de escrever bobagens.

  3. sem energia disse:

    O setor elétrico brasileiro é um imenso atraso. Já inventaram a energia por captação solar e eólica. O Brasil ainda queima carvão e distribui energia em estruturas ultrapassadas. E a industria que pare de depender do governo. O mundo hoje gira em torno das inovações. No Brasil, tudo é bala perdida.

    1. energia hidrelétrica é uma das mais baratas que existem e a nossa melhor opção. Investir em parque eólico no Brasil é de uma estupidez sem tamanho.

    2. A energia solar é cara e a eólica não é barata e, como a Dilma alertou, não dá para estocar vento. Veja os países europeus que utilizam combustíveis fósseis a rodo fazendo a alegria da Rússia.

  4. Culpa do FHC diz o PT disse:

    O que a Dilma fez com o setor elétrico do Brasil foi um crime, mas o PT vai jogar a culpa no FHC outra vez.

  5. Ex-microempresário disse:

    Dados de hoje no site do ONS Energia hidroelétrica : 77% do total Energia Térmica : 18% do total Energia Eólica : 4,2% do total Energia Solar : 0,2% do total Só para esclarecer quem adora dar chutes sem conhecer a realidade.

  6. Galo Cego disse:

    O Antagonista adora replicar bobagens,não checam.Agora temos térmicas,eólicas,solar,,,,Mas como sempre falo,notícia ruim da clic e clic vira dinheiro no bolso.Não vão replicar a balança comercial record?Isso não rende né?

  7. Paulo Boccato disse:

    HUMMMMMMMM...NAO BATE COM A AUTALIDADE QUE ALIAS, MUDA RAPIDO . AQUI AONDE MORO ,REGIAO DE RIBEIRAO PRETO, ESTA CHOVENDO HÁ QUINZE DIAS...NESTE EXATO MOMENTO ,CAI OUTRO TEMPORAL. CHOVEU A MADRUGADA TODA E PESADAMENTE . ACREDITO QUE 15(!!!) DIAS DE CHUVA AO MENOS AQUI TENHAM MUDADO ALGO NESTA INFORMAÇÃO...

  8. ECONOMIZEM ÁGUA..... PARA SEMPRE !! disse:

    Não desperdice água! Água é usado para fazer remédios, comida e principalmente para a vida! Você pode ficar 30 dias sem comer, sem água não dura 4 dias.

  9. ONS disse:

    E também porque agora há várias termelétricas prontas para serem ligadas em caso de necessidade. O máximo que vai acontecer é uma bandeira vermelha da conta, não um apagão.

  10. Atraso disse:

    Já inventaram a energia solar, o Brasil continua queimando carvão.

  11. BRASIL: PAÍS FADADO AO FRACASSO! NO MÁXIMO, UM VÔO OU OUTRO DE GALINHA! disse:

    A verdade é que o Brasil não pode crescer nem 6% ao ano, não pode gerar empregos e renda porque senão não tem energia elétrica e a inflação estoura o teto e vai a 20% ao ano! Também não tem estradas, portos, ferrovias e rodovias! O país perde pelo menos 30% da sua safra de grãos por causa da falta de infraestrutura! Quem sabe o Lula e o PT voltam em 2018 e acabam logo e saquear o que restou disso aqui!