“Se Bolsonaro é um risco, Lula seria uma tragédia certa”

O Brasil só vai conseguir se salvar do desastre deixado pelo PT na economia com a aposta nas reformas estruturantes, em uma política fiscal e macroeconômica estável e no enxugamento do Estado.

“Está claro que não é hora de um Estado pesado e excessivamente intervencionista. É hora de limitar e organizar as despesas públicas e liberar as forças produtivas, além de repensar as empresas estatais”, disse a O Antagonista, em entrevista exclusiva, o economista Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor de de Liquidação e Desestatização do Banco Central.

A volta de Lula (ou da matriz econômica esquerdista), como sabemos, seria “uma tragédia certa”, apenas reforçou o professor.

Já Bolsonaro…

“Alguns posicionamentos dele, pelo menos até agora, indicam riscos sérios para a retomada da nossa economia. Algumas convicções que ele diz ter vão no sentido contrário do que precisamos para continuar avançando.”

Em recentes declarações, inclusive para este site, o presidenciável reconheceu que não é um profundo conhecedor de economia e afirmou que quem precisa entender do assunto será o seu ministro da Fazenda, caso seja eleito.

“Mas todo mundo sabe que não é bem assim”, ponderou Freitas. “Quando ele fala, por exemplo, em restringir negócios com países com a China, por exemplo, isso não existe. Só uma pessoa completamente desligada da realidade econômica mundial pensa assim.”

Na avaliação do ex-diretor do Banco Central, Bolsonaro continua se apresentando como um liberal — até porque tem quase a obrigação de fazer um contraponto à matriz econômica petista –, mas sinaliza estar disposto a ser um nacional-desenvolvimentista.

“Ele (Bolsonaro) não é um socialista, claro. Não tem viés socialista em nenhum sentido. Porém, aparenta aceitar um capitalismo que flerta com muita regulação e muita intervenção no mercado, algo parecido com o que fez o general Ernesto Geisel. E penso que este não seria o momento mais adequado para essa estratégia na nossa economia.”

Na conversa com O Antagonista, Freitas ainda afirmou que Bolsonaro “é um sintoma, não a causa de um problema” no cenário político brasileiro.

O economista insistiu que, apesar do “risco Bolsonaro”, tudo seria, no mínimo, “menos pior do que a tragédia certa que tem nome: Lula”.

Leia mais sobre esse assunto nos dois posts abaixo:

“Se Lula é um velho risco conhecido, Bolsonaro é um risco desconhecido”

“Esse Lula raivoso provocaria um grave colapso econômico e social”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 166 comentários
  1. A economista Virene Roxo Matesco, sintetizou muito bem o que seria a volta de Lula ao poder: Um sujeito raivoso, que provocaria um grave colapso econômico e social.
    E eu acrescento: Um sujeito retrógrado, demagogo, corrupto, que já deveria estar na cadeia, junto com a Dilma, Gleisi Hofmann e cia.

  2. Vocês todos deveriam entrar no Youtube e assistir o que aconteceu no país nas revoluções do início do século passado, quando o corria sangue nas veias da população e não como agora com sangue de barata, assistam esse e outros: https://m.youtube.com/watch?v=UI1-CoYdk24

  3. Antes existia uma possibilidade em um milhão e nesse século, de resolver a situação do Brasil, com o demonstrado pelos membros dos tribunais superiores e os nomeados politicamente para o judiciário, os membros do Olimpo, o único jeito para voltarmos à primeira possibilidade é uma Intervenção civico-militar, destituindo todos eles, para depois tratarmos da mesma forma com todos os políticos. Fora isso, só vir aqui reclamar e sustentar quem vive dessa situação em qualquer meio de comunicação como esse.

  4. Está na hora de endireitar o nosso país. Chega de mentiras, manipulações, corrupção e criminalidade com PT, PMDB, PP, PSDB e companhia. Não acredito em salvador da pátria, mas Bolsonaro é o que melhor representa a mudança que necessitamos neste momento. Que ele tenha sabedoria para montar uma boa equipe. Além de Bolsonaro, precisamos renovar nosso congresso. Vamos votar direito!

  5. O Antagonista deve ser mais imparcial na apresentação de palpites de alguns convidados. Deu muita ênfase à opinião de um cara que esteve envolvido, como ex diretor da Liquidação e da Desestatização do Banco Central em priscas eras. Como interessado ão dá opinião abalizada e sim politizada.

  6. Só temos uma única solução: INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !!!
    Chega de conversa fiada.
    Chega de blá-blá-blá.
    Chega de mi-mi-mi.
    Intervenção Militar com fechamento do Congresso, fechamento do STF e prisão de todos os ladrões do Executivo, Legislativo e Judiciário.

    1. Prisão…não…aja vista a “prisão do Cabral” além do que desviou dos cofres públicos ainda temos que arcar com as modormias que ele desfruta na “prisão”…a melhor punição que deveria ser aplicada a todos os que comprovadamente se lucupretaram aproveitando dos cargos que exerceram, seria confiscar todos os seus bens e terem que devolver no mínimo em o dobro que roubaram…prisão especial bla bla bla…a mulher do Cabral apesar de ter sido condenada a prisão, a cumpre na sua mansão pelo simples fato de ter filhos de menor idade…pásmem senhores…as mulheres que moram do outro lado do “rio” as pobres coitadas que nada roubaram e ainda nem siquer foram julgadas continuam presas independentemente de terem filhos menores..dois pesos e duas medidas…logo que o Ministro concedeu habeas corpus a “ilustrícima” senhora Cabral, criou-se jurisprudencia , logo todas as presidiárias que se acha encarceradas e que tenham filhos menores deveriam ter sido libertadas sumariamente…ou não…

  7. O povo brasileiro está cansado de ouvir falar em “perigo” e “tragédia” quando os candidatos potenciais não agradam a grande imprensa (subtenda, o grande capital). O Brasil está no fundo do poço, mas o ANTAGONISTA ainda defende candidatos do establishment e, inclusive, a CHINA !!!!! Tudo é válido quando se trata de desqualificar a JAIR BOLSONARO.

  8. Não há a menor dúvida que o retorno do Lula é tragédia certa tanto pra economia,como pra ética e,sem dúvida, a oficialização da corrupção como forma de governo.Sem contar ainda a ameaça á democracia,haja visto seu rancor com o judiciário,ministério público e todos os órgão de controle interno.Não seria tragédia enunciada,mas certa e líquida.Num breve espaço de tempo seremos uma Venezuela,basta ver sua simpatia por aquele governo nefasto.

  9. Tragédia seria um candidato apoiado por antagonistas, globolixo, Raquel sheherazade, veja, danilo gentili, Regina Duarte, Alexandre frota, turma do MBL, Rogério chequer, Márcio Garcia…

    1. Essa pergunta me faço a todo tempo sem vislumbrar resposta lógica razoável.O que diabo Lula e Dilmandioca entendem de economia ou de qualquer outro assunto relevante?Jair Bolsonaro pode até não ser um Churchil,mas não tenho dúvidas que é melhor que toda ESQUERDA brasileira junta.Pois é honesto,patriota,ama nosso país o que falta na grande maioria dos políticos brasileiros

  10. ·
    Os maiores trastes inúteis do Brasil são esses “especialistas” de m/erda insuflados pelos meios de comunicação corruptos que os elevam à categoria de “gênios”.
    ·
    Aonde estava e o que fazia o “economista” de m/erda, Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor de de Liquidação e Desestatização do Banco Central, durante os governos Lula e Dilma?
    ·
    Esse palhaço espertalhão é um socialista vigarista v/agabundo ligado a FHC e estava lambendo o s/aco dos petistas. Agora vem posar de patriota. Esse verme deveria pegar sua viola enfiá-la no saco e sair de quebrada para não ter sua cara de prostituto v/agabundo quebrada pelo povo.
    _

  11. -BOLSONARO E FILHOS (Eduardo, Flavio e Carlos)
    LULA, LULECO E LULINHA,
    MAIA E FILHO (Rodrigo),
    MOREIRA FRANCO E FILHO (Pedro),
    CABRAL E FILHO (Marco),
    SARNEY E FILHOS (Roseana, Fernando e Sarney),
    RENAN E FILHO (Renan),
    GARIBALDI E FILHO (Valter),
    AGRIPINO E FILHO (Felipe),
    JADER E FILHO (Helder),
    LOBÃO E FILHO (Lobão),
    FUX E FILHA (Marianna),
    MELLO E FILHA (Leticia),
    EDUARDO CUNHA E FILHA (Daniele),
    JUCA E FILHO (Rodrigo),
    MERCADANTE E FILHO (Pedro),
    BENEDITA E FILHOS (Pedro e Nilcea),
    BOLSONARO E FILHOS (Eduardo, Flavio e Carlos),
    LIRA E FILHO (Arthur),
    DILMA E FILHA (Paula),
    DIRCEU E FILHO (Zeca).

  12. Poxa Antagonistas, esse Carlos Eduardo de Freitas é ligado ao socialista FHC, ele poderia falar algo diferente com relação a Bolsonaro ? Claro que não! Ontem mesmo em entrevista no RJ, Jair disse que vai vender a grande maioria das estatais, algumas simplesmente vão desaparecer no canetaço, pois praticamente só existem no papel, são cabides de emprego, algumas poucas porém, como é o caso da Petrobrás e Eletro, tem de se estudar uma maneira destas estatais não caírem nas mãos dos chineses e virarem “estatais” chinesas, eu pergunto: aonde ele está errado ? Outra questão importante é com relação aos “comércio” com a China, que deve e vai continuar, nada ver com relação a privatização das estatais cair nas mãos dos chineses, apenas isso! Se vocês querem opinião de economistas mais sérios, não perguntem a adversários de Jair Bolsonaro!

    1. Os homens e mulheres honestos e trabalhadores deste país, merecem um presidente também honesto, mas, preparado e capacitado, que não dissemine o ódio e a violência. Populistas despreparados e radicais, não são merecedores desta gente simples e trabalhadora do nosso querido Brasil. De populistas despreparados e radicais, já bastam a dupla de marginais lula&dilma

    2. Jair não dissemina ódio e nem violência, ele só quer que o brasileiro se “defenda” diante da violência imposta pelo socialismo! Quem propaga ódio e violência é lula através do MST e a bandidada, e além do famoso bordão lulista…….” nóis contra eles…..!”


  13. Meu Partido: → { FFAA }
    Meu Candidato: → { Intervenção Militar }

    Constituição Federal – Artigo I – Parágrafo Único:
    “Todo poder emana do povo (soberano), que o exerce indiretamente por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE se NECESSÁRIO.”

    Dia 15 de novembro → Todos às ruas para formarmos massa crítica.
    Nossa união legitimará a imprescindível Intervenção Militar.

    Acreditar na mudança do sistema corrupto pelo próprio sistema é ser otário!
    Pleito eleitoral Smartmatic “democrático” (hehehe!) em 2018 → Matadouro.
    Arapuca para levar idiotas estúpidos ao matadouro da democracia.
    Quem for débil mental, vá votar no seu bandido idolatrado de estimação.

    A ORCRIM, composta por uma laia imunda de demônios comunistas/socialistas, abominações hediondas e bandidos vagabundos, está apavorada com a crescente aquiescência e ascensão da vontade popular pela imprescindível Intervenção Militar. Esses imundos fazem o diabo por quaisquer meios e a todo custo para dissuadir o povo tentando obliterar sua consciência e suprimir-lhe o entendimento de seu verdadeiro poder soberano e da única solução de salvação da nossa depauperada Nação Brasileira.

    INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !
    _

  14. Quando o Bolsonaro afirma em “restringir os negócios com a China”, nada mais faz que afirmar (e informar) que vai fazer uma melhor distribuição entre os vários parceiros comerciais que o Brasil tem e deve ter.
    Nada mais saudável e natural!
    A propósito, prefiro o “idiota útil”, eleitor do Bolsonaro, que o tradicional e conhecido “idiota inútil”, eleitor da esquerda!

  15. O molusco navegou por quatro anos nas águas mansas do Plano Real. Quando o dinheiro acabou, inventou a mãe do PAC, o trem bala e uma série de mentiras para enganar a choldra da “mortandela”. Deu no que deu. Se voltar, será o caos total.

    1. Nunca o Brasil terá outra chance. A Chine crescia mais de 15 % ao ano e rebocava o Brasil de Lula. As commodities estavam com preços nas alturas. Perderam . Nunca mais

    2. O monstro agora está crescendo a 7% ao ano e está importando minério de ferro da Africa. Com o custo Brasil jamais será páreo para a Africa. Alem de que a Africa tem uma mega mineradora de ferro, a Vale do Rio Doce e a Petrobras estão quebradas praticamente. E agora a vale sendo praticamente uma estatal devido a gana da malandragem que nunca ficou feliz com a desestatização

  16. Esse sr. ou é mentiroso ou desinformado.
    >Quando ele fala, por exemplo, em restringir negócios com países com a China
    Ele NUNCA falou isso, já disse inclusive o contrário, q negócios se faz com todo mundo. Oq ele disse, isso sim, é q não venderia estatais brasileiras para o governo chinês em “privatizações” fake. Fake pq vender estatais pro ESTADO chinês é só mudar o dono da estatal, não desestatizá-la.
    >Porém, aparenta aceitar um capitalismo que flerta com muita regulação e muita intervenção no mercado
    Outra MENTIRA. Desde os anos 90 ele defende desburocratização, especialmente dos setores agrícola e mineração. Defendeu o Uber, diferente do antigo poste do establishment, Doria (abandonaram ele pelo Luciano Huck agora). A STRATFOR, analista séria, já sabe disso desde ano passado, sem nem ser brasileira, e o Antagohuck tbm, mas preferem militar pelo novo garoto maravilha tucano, mesmo q tenham q mentir pra isso.
    E todos sabemos qual dos 4 gosta de fake news pra tucanizar. Shame!

    1. É só assistir a entrevista que Bolsonaro deu ao Claudio Dantas aqui mesmo no Antagonista, ele afirma textualmente que não quer negociar com a China. A não ser que você afirme que este Bolsonaro que deu entrevista ao Claudio Dantas, não é o legítimo Bolsonaro
      https://www.youtube.com/watch?v=etEDQOZJJK0

    2. Luiz Antônio, excepcional seu comentário e lucidez.
      Se quer fazer mais pelo seu país, continue informando, criticando e debatendo mais vezes e em mais veículos.
      Parabéns!

  17. Para impor essa linha política ao país, só resta uma saída: tirar o povo da jogada, cancelar as eleições e instaurar uma ditadura tucana, preferencialmente tendo Aécio como chefe. Todos as pesquisas indicam que o povo prefere trilhar por outros caminhos, diferentes do que propõem esses arremedos de salvadores da pátria, basta ver as preferências de Lula e Bolsonaro.

  18. Croquete de Carne do Vovô
    .
    INGREDIENTES
    .
    – 1/2 kg de carne moída
    – 1 cebola picada
    – 3 dentes de alho amassado
    – 3 colheres de sopa de óleo ou azeite
    – 2 caldos de carne
    – Sal se necessário
    – 2 xícaras de molho de tomate
    – 2 xícaras de água
    – 50 g de queijo ralado
    – 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
    – 1 colher de sobremesa de fermento
    – Pimenta salsinha e orégano a gosto
    – Ovos e farinha de rosca para empanar
    – Óleo para fritar
    .
    MODO DE PREPARO
    .
    – Frite muito bem a carne moída no óleo, com a cebola e o alho
    – Coloque o caldo, o molho de tomate a água e mexa até os caldos se dissolverem
    – Coloque o orégano a pimenta e deixe apurar sem secar
    – Despeje de uma vez a farinha de trigo e mexa sem para até que se forme uma bola e solte do fundo da panela.
    – Passe para uma travessa junte o queijo ralado, a salsinha o fermento e misture bem
    – Modele os croquetes passe em ovos batidos, na farinha de rosca frite em óleo quente e escorra em papel absorvente.
    – Se quiser pode rechear com pedacinhos de queijo
    .
    Ai que delícia!!! Adoro um bom croquete de carne!

    1. Sempre repito incansavelmente pro incômodo dos mavs tucanos, temeristas, petistas, esquerdistas de partidos nanicos, pró-establishment, e isentões… é só olhar o usuário dos nicks que comentaram antes e os que comentaram depois. Seria tão fácil resolver essa questão de quem só trolla por aqui, sem postar uma só mensagem de cunho político. É esse tipo de post que o troll copiador de apoiadores do Bolsonaro fez acima, são posts de mensagens com piadinhas de cunho sexual… e tantas outras infantilidades, dignas de serem chamadas de performances. Seria tão fácil o antagonista associar nicks aos ips, emails, enfim, acabando com essa festa, e mantendo um certo tipo de anonimato para as pessoas se sentirem livres de comentar sobre política em plena liberdade de expressão. Mas é por causa de trolls do pt, pmdb, psdb, e de outros partidos do establishment, como bem dizem os posts abaixo do próprio site o antagonista, que o sistema já foi mudado e remudado várias vezes:

      https://www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro
      https://www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios
      https://www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios

  19. o nobre economista, com respeito, não o conheço, faltou dizer que ao governo sério, se cobrar da iniciativa privada ops débitos do INSS e, corrigir essas barbaridades de aposentadorias parlamentares e de juristas, e, quem sabe alguns detalhes dos direitos de familias de militares, o Brasil não teria déficit. Estaria tudo bem resolvido.Precisamos apenas de outro regime de organização política com total ausência dessa cambada que aí está e administrar seriamente com competência e humanidade esse país

  20. Bolsonaro disse numa entrevista foi que daria prioridade a outras nações, na busca de novos negócios ou reforçar parcerias que já existam. Bolsonaro é um conservador no campo moral, cultural, ético, e flerta com 80% do que alguns liberais pensam sobre economia, com enfase na questão da geopolítica internacional estratégica. Estado mínimo, abrir comércio para o mundo e colocar o Mercosul no seu devido lugar, desburocratizar, diminuir impostos, etc.

    https://www.youtube.com/watch?v=a2Pmphycz2I (privatizações, segurança alimentar, minérios, terras agricultáveis, China)

    https://www.youtube.com/watch?v=yVa5wTXtfNM (Eneas fala da iniciativa privada, livre concorrência, e defesa naquilo que é estratégico para grandes nações. Defesa essa praticada pelos EUA, Japão, Inglaterra, Alemanha, etc)

    https://www.youtube.com/watch?v=BRCbBXVwfHk – Eduardo Bolsonaro, e os economistas Adolfo Sachsida e André Gordon, discutindo economia, privatizações…

    https://www.youtube.com/watch?v=M_ZQZYeFLyg – Privatizações e até extinção de estatais inúteis criadas nos 13 anos de pt.

    https://www.youtube.com/watch?v=Wh0DyGPGUCE – Bolsonaro na Bloomberg TV.

  21. Bolinho de Chuca da Vovó
    .
    Receita
    .
    INGREDIENTES
    2 ovos
    1 xícara de açúcar
    1 xícara de chá de leite
    2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
    1 colher de chá de fermento em pó
    3 colheres de sopa de açúcar
    1 colher de sopa de canela
    .
    MODO DE PREPARO
    .
    Misture todos os ingredientes até ficar uma massa mole e homogênea, numa panela com o óleo bem quente com uma colher va colocando as bolinhas de bolinho ate dourarem e retirem aos poucos.
    .
    IMPORTANTE
    .
    Pode polvilhar com canela e açúcar

    1. Ei, troll óbvio que copia nicks de apoiadores de Bolsonaro, você faz parte dessa casta que o próprio site sitou em um destes posts abaixo?

      https://www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro
      https://www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios
      https://www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios

  22. ·
    Os maiores trastes inúteis do Brasil são esses “especialistas” de m/erda insuflados pelos meios de comunicação corruptos que os elevam à categoria de “gênios”.
    ·
    Aonde estava e o que fazia o “economista” de m/erda, Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor de de Liquidação e Desestatização do Banco Central, durante os governos Lula e Dilma?
    ·
    Esse palhaço vigarista v/agabundo estava lambendo o s/aco dos petistas e agora vem posar de patriota. Esse verme deveria pegar sua viola enfiá-la no saco e sair de quebrada.
    _

  23. Antonio Risério, integrante do núcleo estratégico das campanhas de Lula e Dilma, disse em entrevista para o Pedro Bial (exibida em 23/10/2017):
    .
    “Os erros estratégicos da Ditadura são os do governo Geisel, basicamente. É quando se tem uma proliferação monumental de estatais. E reserva de mercado, até da informática.
    .
    O gosto de Geisel pelo controle estatal da economia é o mesmo da Dilma.
    Lula chegou ao extremo de criar sua própria burguesia, hoje fica claro isso, através do BNDES:
    ‘vou criar umas empresas multinacionais aqui’.
    .
    Então nesse sentido, Geisel, Lula e Dilma convergem totalmente.
    Eu podia até fazer uma frase meio provocadora:
    ‘A diferença entre Geisel e Dilma é que Geisel era um homem sério.'”

  24. Essa onda Bolsonaro tem que acabar, finalmente o Amoedo que é mil vezes mais qualificado entrou na última pesquisa, ainda é desconhecido por isso a votação ruim, mas agora começa a conscientização, de mostrar que não é necessário votar no menos pior (Bolsonaro) e que existe uma opção realmente que dá gosto votar. Só falta o povo tomar conhecimento dele e do partido NOVO.

    O Brasil precisa de alguém qualificado e com planos sólidos e concretos, o próprio Bolsonaro já disse que não entende tanto de economia, portanto não é qualificado o suficiente, especialmente quando HÁ opções melhores agora, não é mais aquela coisa ridícula de Lula x Bolsonaro, isso vai acabar.

    1. Vc não tem noção do que é o NOVO.
      Vi uma dúzia de reuniões e definitivamente o futuro deles é extremamente limitado.

  25. Perfeita a análise do economista. No começo achei que Bolsonaro era um novo Pinochet, no entanto, com o tempo, percebi que era um nacionalista como os 5 patetas da época da ditadura militar brasileira.

  26. Esse economista, além de ouvir o q Bolsonaro nunca falou, se esquece q países como os USA tbm limitam certas operações comerciais. Vejam lá o caso da própria JBS q foi impedida de comprar um frigorífico pelas autoridades americanas. Nenhum país q tenha um mínimo de bom senso trata sua economia como terra de ninguém.

  27. Pior é que este quadro da China comprando tudo era já bem conhecido quando estavam afundando o Brasil . Os economistas tem a tendência de só pensar em economia e em dinheiro, esquecem da terra em que nasceram os seus antepassados, sua familia, seus conterãneos,omitem que o crescimento da China se deu através de trabalho escravo sem nenhuma liberdade e sob condições de barbárie. O que não queremos no nosso país é um titulo de cidadão de segunda tendo os chineses comandando e dando os melhores cargos aos seus, POLUINDO ainda mais nosso território, sugando nossos recursos minerais e hidrológicos, sem nenhum escrúpulo quanto ao ambiente como lá na China, ou seja, sendo donos do Brasil, para orgasmos mentais dos traidores da pátria esquerdistas.

  28. As maiores fortunas do mundo foram construídas por pessoas simples e não por economistas.
    Sem desprezar a ciência Econômica, um Presidente necessita principalmente de valores morais sólidos como honestidade, determinação. respeito ao seu povo, patriotismo e coragem, que é o que tem faltado e levado o Brasil a desgraça que está hoje.
    Comunistas e socialistas tem amor às suas causas e não ao seu povo.
    BOLSONARO 2018

    1. Ah, mas aí você está falando de uma pessoa simples, PORÉM inteligente. Veja se você entende! Estamos nos referindo à B O L S O N A R O!!!

    2. A maioria das fortunas herdadas foram destruídas pelas gerações seguintes aos homens simples que as construíram, e que que puderam estudar, adquirir cultura, tornando´se mais ¨ inteligentes¨.
      BOLSONARO 2018

  29. ANTAS Mentir é feio, ele não falou em não fazer negócios com a China, ele disse que privatização de estatais que a China estaria fora e nisto ele tem razão, Quer a China dona da Petrobras e das usinas hydroelectrically? Ela já é dona de algumas. Sairiamos de estatal nacional para estatal chinesa.

  30. Muito ruinzinho este especialista. Mais um analfabeto funcional, pois ñ entende o q lê ou escuta. Luladrao sempre atuou e atuará em nome de seus comparsas do Foro de SP. Bolsonaro é patriota, assume sua ignorância em certos temas e é capaz de escutar.

    1. RESPONDO:
      SE JÁ TEMOS ESTES 2 EXEMPLOS TRÁGICOS DE INCOMPETÊNCIA, PERGUNTO:
      POR QUE É QUE VAMOS VOTAR NO BOLSONARO? – SERIA UM ATESTADO DE BURRICE DO POVO BRASILEIRO????!

  31. Está totalmente equivocada a avaliação do economista o momento atual não é econômico pois a economia vai reagir de qualquer modo por ter chegado ao fundo do poço. Alias opinião de economistas temos que avaliar com desconfiança pelo simples fato que as melhores oportunidades para eles são as consultorias em órgãos do governo. Em recente pesquisa sobre a palavra que define o ano 2017 no Brasil, foram citadas: corrupção, crise, tenso, mudança e vergonha, refletindo o pensamento da sociedade que está cansada de impunidade, privilégios políticos e a roubalheira institucionalizada envolvendo os três poderes. Para romper com o presidencialismo de coalizão (virou cooptação) que se sustenta distribuindo benesses a políticos e aos milhões de funcionários públicos em detrimento da saúde, educação e segurança precisamos de um governo apoiado pelas FFAA para apoiar as decisões governamentais sem a necessidade do toma lá da cá.

  32. É claro que Bolsonaro não vai vender as nossas reservas de nióbio e grafeno para a China, pois se liberar os chineses compram tudo e depois nos revende pelo olho da cara.
    Esse economista aí é um bundão.

  33. Negativo. Quem quiser coalizão que se aproxime de Bolsonaro e contribua com ideias e ações.
    Estamos numa situação em que Bolsonaro não é salvação, é apenas a luz no fim do túnel comparado a qualquer outro.

    1. Se Bolsonaro é a luz no fim do túnel, recomendo firmemente à todos os brasileiros que FUJAM, MAS FUJAM O MAIS RÁPIDO QUE PUDEREM DESTE PAÍS

  34. O Sério é o ataque ao Brasil dos banqueiros globalistas de olho como Rotchilds e Rockfellers á Amazônia. Os mandantes do destempero comunista traiçoeiro da pátria é este. Ruios de dinheiro correm para os vendilhões da pátria. Tentaram fazer isso nos USA, país em que a maioria deles tem sua morada, fazendo parte do deep state e daí comandando com Kissinger para ferrar os países na América do Sul e lucrarem.
    A solução como bem colocou o comentarista lúcido abaixo, é Intervenção Militar , para podermos por ORDEM na Casa.

  35. A intenção deste discurso contra Bolsonaro, é a mais nova intenção de combate-lo depois que os outros ataques do politicamente correto não funcionaram, não se adequou a realidade. Estão tentando este agora com aparência de tecnicidade para passar alguma credibilidade nesta análise, também não irá funcionar. A outra estratégia deste discurso, é focar como opção viável e adequada um candidato dito de centro, que não há nenhum, pois todos são de esquerda, cada um com a sua fantasia.
    Bolsonaro ´é o único que pode mudar para melhor alguma coisa no Brasil, não há outro, o resto é mais do mesmo.
    BOLSONARO 2018

  36. Ao que tudo indica não teremos nenhum salvador da pátria.
    Bolsonaro é o que temos para hoje e, CERTEZA, muitos se surpreenderão. Fará um governo MUITÍSSIMO MELHOR do que qualquer outro candidato dentre os conhecidos até agora! Quem viver verá! Quem se lembra da campanha mascarada de lulinha paz e amor? Deu no que deu! E hoje vemos os DENTES AFIADÍSSIMOS por trás da máscara. Bolsonaro é Bolsonaro. Não tenta passar imagem daquilo que não é, como todos os outros candidatos desde pt até psdb! Bolsonaro colocará as pessoas certas nos lugares certos. Técnicos ao invés de políticos. É disto que o país precisa. E o bom senso será seu melhor conselheiro, sem radicalismos e sem teimosias!

  37. BOLSONARO E FILHOS (Eduardo, Flavio e Carlos)
    LULA, LULECO E LULINHA,
    MAIA E FILHO (Rodrigo),
    MOREIRA FRANCO E FILHO (Pedro),
    CABRAL E FILHO (Marco),
    SARNEY E FILHOS (Roseana, Fernando e Sarney),
    RENAN E FILHO (Renan),
    GARIBALDI E FILHO (Valter),
    AGRIPINO E FILHO (Felipe),
    JADER E FILHO (Helder),
    LOBÃO E FILHO (Lobão),
    FUX E FILHA (Marianna),
    MELLO E FILHA (Leticia),
    EDUARDO CUNHA E FILHA (Daniele),
    JUCA E FILHO (Rodrigo),
    MERCADANTE E FILHO (Pedro),
    BENEDITA E FILHOS (Pedro e Nilcea),
    BOLSONARO E FILHOS (Eduardo, Flavio e Carlos),
    LIRA E FILHO (Arthur),
    DILMA E FILHA (Paula),
    DIRCEU E FILHO (Zeca).

  38. Obviamente o Bolsonaro não precisa saber calcular cadeias de Markov para governar o Brasil, mas precisa saber que não adianta “querer” uma Selic de 2%.
    .
    Obviamente ele não precisa ser ESPECIALISTA em economia para governar o Brasil.
    Mas é preciso saber o mínimo.
    .
    “Não saber nada de economia”, como ele mesmo já admitiu, não é aceitável.
    Ainda mais nesse tom de “o que é que tem?”.
    .
    Nós já tivemos um presidente que tinha orgulho da própria ignorância.

  39. Bolsonaro NÃO É extremista. e só aqueles que se beneficiam do status quo comunista, o denominam assim.
    NÃO DÁ para CONFIAR em globalistas que só querem lucrar a custa de cidadãos brasileiros. Todos os citados Meirelles Alkmin Virgilio Meirelles. estão atolados no status quo.

  40. Se Bolsonaro e LULLA representa tragédias futuras, por que não se reunirem os que pensam em PÀTRIA e não em seu patrio Poder, e formarem uma chapa com pessoas de fibra, visão e altamente responsaveis? Deixem de lado as quistiúnculas Partidárias e formem uma chapa, por exemplo MEIRELLES/ALCKMIN ou ARTHUR VIRGILIO/MEIRELLES vice-versa ou algo que inspire confiança, paz entre os Brasileiros. O Brasil necessita de acabar com o nóis contra eles, do famigerado Lulla ou do ódio da Chaui. Pensemos numa dupla de fibra, de capacidade e não de extremistas.

  41. Ele não disse que não iria cortar relações econômicas com a China; ele disse que não quer vender estatais brasileiras para o Estado totalitário Chinês. Disse tbm que pretende investir em tecnologia para agregar valor às nossas commodities! Pô rra um cara que não entendeu isto numa entrevista quer palpitar sobre política?

    1. Qual é a força do Brasil no mercado?
      Tecnologia ou agronegócio?
      Se você responder tecnologia eu me calo e vou embora do Brasil de vez!

    2. Porque não investir no que somos bons?!
      Tem que crescer no que é forte. Não que a tecnologia deva ser esquecida, mas a visão está equivocada!
      Como disse o analista:
      “parece o Geisel!”

  42. O QUE? O LULA AINDA ESTÁ SOLTO?!!!
    AS PROVAS CONTRA LULA: 3 MIL EVIDÊNCIAS, 13 CASOS E R$ 80 MILHÕES EM PROPINA
    As investigações apontam pagamentos em dinheiro, depósitos bancários e imóveis – para o ex-presidente e para parentes. ÉPOCA DE MAIO/2017.
    CADÊ O MINISTRO BARROSO? A liberdade injustificável do condenado
    Sentenciado em segunda instância, Dirceu já deveria estar atrás das grades, mas continua a dar as cartas no PT. A partir de seu bunker no Lago Sul, em Brasília, tem agenda de ministro de Estado. ISTOÉ DA SEMANA.

  43. Só faltou dizer que o liberalismo resolve até queda de cabelo. rs

    O real problema do país não é o nacional desenvolvimentismo ou mesmo o liberalismo. O problema é que quase todos os setores da economia e da política se unem para roubar e se aproveitar do Estado e dos contribuintes, e sim, dentre os aproveitadores estão também os empresários e os sindicatos.

  44. Com o devido respeito aos parlamentares sérios (que embora sejam poucos mas ainda há no congresso nacional), só existe uma medida possível para extirpar os ladrões que lá existem e continuam a assaltar o Brasil: a Intervenção militar. Não me venham com a lorota de que isso seja retrocesso. Insistir na manutenção da pseudo democracia em que vivemos, é a mais completa BURRICE e fortalecimento do sistema corrupto que aí está. É evidente que os ‘interessados’ nos lucros advindos dos roubos do dinheiro público, insistirão no melodrama do retrocesso. Mas, não há como deixar de enxergar a podre realidade: uma luta constante para manter a impunidade e mandos corruptos .Não se pode deixar de ver, que para os corruptos, eles agem e atuam dentro dos ‘seus direitos e funções’. Ou seja, o roubo do dinheiro público é natural e direito dos parlamentares. Mas, sejamos justos. Não só parlamentares. Os outros dois poderes não estão isentos desta visão , posses, desmandos e usufrutos delas. Essa é a verdade. Intervenção Militar já. Vamos varrer os corruptos dos 3 poderes! Vamos sim as ruas convocar a intervenção militar. Precisamos que isso ocorra “pra ontem”!.

    1. Apoiado. Primeiro Ordem e daí virá o Progresso. Reparou como a Camara e o Senado dispõe nossa Bandeira? Com o Progresso e a Ordem virados para baixo. Da esquerda para a direita. Isso reflete bem o estado de coisas

    1. Que tal a China não comprar nossa carne? E-S-T-R-A-T-E-G-I-A? Seria muito ruim os chineses por E-S-T-R-A-T-E-G-I-A comprar de outro.

  45. … em continuar a construir edifícios ao estilo de Dubai, começando pelo topo.
    Sem ordem na casa não tem alicerce. Sem alicerce desmorona! Uma reconstrução do país precisa OBRIGATORIAMENTE passar por reestruturação da base.
    PRIMEIRO ORDEM! em seguida PROGRESSO, exatamente na mesma seqüência do que está na bandeira.
    Como alavancar o país com o estado de coisas que se vê no RJ e em outros estados? Vamos por ventura virar um tigre asiático com tráfico de armas e políticos gestados nas entranhas do tráfico e da corrupção?

    1. Amigo. Veja o histórico do Bolsonaro lá no congresso. Muitas vezes fica mais a esquerda que o Jean Wyllys. Que direita é essa?!

    1. Claro! Tem que ouvir quem estudou e trabalha a respeito do assunto!! Vai ouvir quem??! – lula?? dilma????? Bolsonaro???? VOCÊ????????????????????????????

  46. Claro! Claro! A ignorância do Bolsonaro em economia é um risco total! Com certeza a sabedoria da Marina Silva não é! Ela como o Lula já disse em várias entrevistas que simplesmente usaria as reservas monetárias (like that Cristina Kirchner) para resolver o problema da previdência e do país! São pródigos em querer desqualificar Bolsonaro! Mas a intenção é arrancar do candidato alguma proposta, e aí sim combater a proposta pela voz de vários “especialistas” favoráveis ao outro candidato e assim desmoralizá-lo! Ele não vai abrir o jogo não!

  47. O dinheiro brasileiro corria solto pelos canais do BNDES, inflado pelo tesouro para financiar infraestrutura em países comunistas ditadores . Os banqueiros lucraram muito dinheiro ( http://veja.abril.com.br/economia/bancos-lucraram-8-vezes-mais-no-governo-de-lula-do-que-no-de-fhc/ . No de dilma idem, então não havendo oposição e serem aliados Lula e FHC em aliança no pacto de Princeton, este economista globalista não tem o que falar.

  48. E o Lula e a Dilma o que mesmo que eles entendem de economia? Quando era citado em conversas o analfabetismo do pai da criatura, a pessoa era quase apedrejada em Praça Pública, era discriminação. Um Presidente não tem que saber tudo, precisa formar uma boa equipe, ser ético, honesto.

    1. lula e dilma, são as provas cabais de que um presidente precisa SIM, ter ao menos uma boas noção ao
      menos de economia, que é o basico fundamental. Se já tivemos duas VERDADEIRAS TRAGÉDIAS como exemplo, POR QUE vamos repetir o mesmo erro????! – VAMOS SER UM POUQUINHO MAIS INTELIGENTES?

  49. VÍDEO DO DESEMBARGADOR SE MASTURBANDO AO VIVO:

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/11/02/apos-aparecer-se-masturbando-em-video-desembargador-do-am-diz-ter-sofrido-chantagem.htm?cmpid=copiaecola

  50. Duas coisas acabam com o Brasil: corrupção e incompetência. Se Bolsonaro tiver competência razoável e não roubar, além de não deixar ninguém roubar na esfera federal, já terá prestado um grande serviço ao país.

    1. Dããã… humilhou tanto que tomou paulada dos ouvintes até ser transferido de programa.
      Rasgou demais para o Dória, agora tá acordando cedinho para o Morning Show, kkkkkkk babaca.

    1. Isso mesmo! Vai indo pela visão do Trump e o Brasil fica pra trás de verdade.
      Brasil para os brasileiros? Não cara! Brasil para empreendedores!!!!

    2. Isso mesmo Caio, vai indo na visão de alguém q vc ouviu ou leu e pronto. Não pense por si, use o pensamento dos outros para decidir o político. Filho, já está mais que provado q qq um da mídia vai usar dos seus meios para eleger seu preferido e o Mito não é o preferido de ngm além do povo, oi seja, larga mão de ser manipulado.

    3. Já cheguei a uma conclusão sem midia! Bolsonaro e Lula jamais.
      Qualquer um fora esses dois e tirando o Boulos e aquele Ciro também.

  51. Se Lula é tudo isso, por qual motivo o Antagonista voou no pescoço de todos os demais políticos igualando seus maus costumes ao assalto ao estado cometido pelos petistas? Para parecer melhor que os outros ou para perpetuar o poder petista ao qual nos contrapusemos, nos contrapomos e nos contraporemos. Ao igualar todos o volume de processos é tão gigantesco que nenhuma justiça terrena seria capaz de julgar e executar. Esses casos somente serão extintos ao mudarmos o comportamento da sociedade o que faremos através do resgate da educação de nossos jovens e o consequente re-desenvolvimento do pensamento crítico que se fazia presente até os meados da década de 70 quando o MEC conseguiu por fim, extingui-lo.

  52. Esse professor dos falsos liberais precisam aprender que além de economia existe geopolítica no mundo e eu pergunto a esse idiota se ele condenava o PT Quando Meirelles era ministro ou achava que estávamos em uma economia de mercado?
    Parabéns Bolsonaro.

  53. Poderíamos ter minimizado o desastre em parte minima se FHC não tivesse impedido que lula fosse impichado.FHC foi testemuna de defesa chamado por lula..Além do que Marcos Valério citou o envolvimento do tal nos esquemas criminosos.
    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/delacao-de-marcos-valerio-cita-aecio-fhc-serra-e-lula/
    O Brasil está sendo roubado e vendido. O Brasil esta sequestrado na mão daqueles pagos por dinheiro internacional para facilitarem o saque da nação.

  54. no cantinho secreto do voto até os Antagonistas votarão em Lula para nao ver Bolsonaro no poder… eles sabem que a democracia corre mais risco com o boina verde do que com o Nine dedos

    1. Que democracia? Estamos em pleno regime socialista a um passo do bolivarianismo caso algum candidato de esquerda assuma por mais quatro anos. Seremos a Venezuela amanhã com esses caras do PT, PSOL, etc.

  55. Bolsonaro não mede as consequências do que fala sobre economia. É por isso que é bom ficar calado para não falar bobagem. Por exemplo, ele disse que poderia pensar em privatizar a Petrobras. Ora, como um sujeito que não entende de economia fala uma coisa dessa? É preciso entender economia para defender ou não a privatização da Petrobras. Vamos supor que ele defenda. Aí vem um antagonista e pergunta qual o impacto dessa privatização no nosso passivo externo e também na inflação. Certamente ele não vai saber responder, mas defende uma coisa (a privatização da Petrobras) que tem impacto nisso tudo, ou seja, ele pode abrir a boca para prometer algo sem saber as consequências desse ato.

    1. Bom, acho que não precisa ser um profundo conhecedor de economia para compreender se é melhor vender ou não. Basta você extrair informações básicas do negócio e perspectivas básicas de futuro e definir se o que hoje não é tão rentável, possa vir a ser. Eu entendo que é a hora de vender, talvez não já com preço lá embaixo, mas quando a empresa se valorizar novamente, é o que esperamos, deverá ser rapidamente vendida. pelas razões que todos estamos carecas de saber.

  56. Fake News.
    Bolsonaro nunca disse que não iria fazer negócios com a China. Pelo contrário, ele já disse q quer aumentar o comércio com aquele país.
    Na questão China, ele só está preocupado com o perigo da “colonização indireta” q a China está perpetrando em vários países do mundo. Essa constatação já é de conhecimento comum na imprensa internacional. Só aqui no Brasil q ainda não nos preocupamos com isso.

    1. É só assistir a entrevista que Bolsonaro deu ao Claudio Dantas aqui mesmo, no Antagonista, ele afirma textualmente não quer negociar com a China. A não ser que você afirme que o Bolsonaro que deu entrevista ao Claudio Dantas, não é o legítimo Bolsonaro
      https://www.youtube.com/watch?v=etEDQOZJJK0

  57. https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/11/02/apos-aparecer-se-masturbando-em-video-desembargador-do-am-diz-ter-sofrido-chantagem.htm?cmpid=copiaecola

  58. Enquanto isso, hoje, no PORTO DE SANTOS, foi apreendida hoje a maior quantidade de cocaína do ano: 1,1 tonelada. É a 23a apreensão do ano. Ia pra Antuérpia. NÃO, NÃO SOMOS UM NARCOESTADO! NÃO, nosso presidente não tem NADA com isso… “MAGINE”…

  59. BOLSONARO NAO DISSE NAO NEGOCIAR COM NINGUÉM, ELE DISSE NAO ENTREGAR ESTATAIS PARA A ESTATAL CHINESA E ELE ESTÁ CERTO. PQ PODEM SER MILITANTES CHINESES A COMANDAR E NAO O BRASIL? MAS ELE TEM A REAL SABEDORIA DOQ EU OCORRE NA NOSSA ECONOMIA E NOSSA ECONOMIA ESTÁ ENTREGANDO RIQUEZAS QUE NINGUÉM TEM E NOSSA AMAZONIA ESTÁ NA MAO DE ESTRANGEIROS. PAISES QUE SÓ TIRAM E NADA TRAZEM PARA NÓS PELO CONTRÁRIO NOSSOS ENGENHEIROS DESEMPREGADOS E QUERENM TRAZER OS DELES PARA O BRASIL. BOLSONARO 2018 E PONTO FINAL.

    1. Fernando Henrique, você é o Cardoso?
      .
      Usa muita maconha?
      .
      Por acaso a Noruega é uma ditadura comunista, pretendendo ampliar globalmente sua área de interferência e dominação, por meio de supremacia militar nuclear e hegemonia econômica baseada no comércio injusto que quebra as indústria local?
      .
      Pare de fumar esta erva e cresça.

    2. A diferença é que a Noruega não “contrabandeia” essa “mercadoria” para outros países => http://www.globaltimes.cn/content/984547.shtml?utm_content=buffera1c68&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

  60. Qual candidato, seja de qual partido for, em que galáxia ou época, teve coragem de dizer que a CLT é um dos problema do Brasil?
    .
    Qual?
    .
    Dinheiristas e economistas de m.erda, mostrem um candidato que tem coragem de dizer de peito aberto, e ainda assim aumentar sua popularidade, que o povo tem de escolher entre mais direitos ou mais emprego?
    .
    Qual candidato, seus canalhas?
    .
    E depois vem dizer que o candidato é um risco para economia….
    .
    Sem falar da violência, o mais real e premente problema do país – mas nisso os econom.erdas nem pensam a respeito.

  61. Tá, agora os figuras dão pitaco a torto e á direita, mas quando era Lula ou Dilma defecando suas matrizes econômicas estava todo mundo ocupado em sua vida boa, Principalmente este daí que fez parte do governo de Fernando Henrique Cardoso como diretor do Banco Central, logo >>> globalista.
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u65320.shtml

    1. Xará! Não esqueça a tubaina. Por favor! O centro dos minions deve ter muitas, pois não é possível arrotar tanta besteira igual toda hora.