Senado aprova venda direta de etanol de usina a posto

O Senado aprovou por 47 votos a 2 projeto que libera a venda direta de etanol das usinas aos postos de combustível, sem passar por distribuidoras, informa a Folha.

O projeto acaba com o efeito de uma norma instituída pela Agência Nacional do Petróleo em 2009, que veta a comercialização direta do produto –o etanol tem de ser vendido às distribuidoras, que então vendem para os postos.

O autor da proposta, Otto Alencar, do PSD-BA, argumenta que permitir a venda direta entre produtores e postos aumentará a concorrência e reduzirá o preço para o consumidor.

Além das distribuidoras, representantes das usinas e dos postos já se manifestaram conta o projeto, que agora segue para a análise da Câmara.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudinei disse:

    Está aí uma boa notícia!!! Eliminar o atravessador na venda de Etanol. Em algumas cidades que possuem destilaria o etanol tem que sair desta usina, viajar 300 km até a distribuidora e depois voltar, muito mais caro, para o posto que fica ao lado da usina. Parece piada mas é o que ocorre hoje.

Ler comentários
  1. Sammir disse:

    Afinal de contas pra que serve ou a quem serve essas agências reguladoras, está mais que na cara que não atende aos enterrar do contribuinte

  2. Falta por um FIM ao MONOPÓLIO da Petrossauro! disse:

    Boa medida! O consumidor agradece! Agora, precisamos acabar com essa PETROSSAURO, a desgraça brasileira criada pelo FASCISTA Getulio Vargas no século passado! Como na Venezuela, a Petrobras é a FONTE e o CAIXA de 90% de toda a corrupção que passa por Brasilia!

  3. TmT disse:

    Medida certa. Sem atravessador o custo ao consumidor cai.

  4. Ronaldo disse:

    Há um erro de escrita na reportagem. Onde se lê “conta” deve ser “contra”

  5. Até que enfim aprovaram alguma coisa Boa!!! disse:

    FINALMENTE!! A DESGRAÇA DA PETROBRAS SURRUPIOU MAIS DE UM TRILHÃO DE REAIS DO TESOURO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 15 ANOS. E AINDA CONTINUAMOS PAGANDO A CONTA!!! ENQUANTO ESSE CÂNCER AINDA FOR ESTATAL, NÃO SAIREMOS DO BURACO. SÓ CRIMINOSO NÃO DESEJA PRIVATIZAR.

  6. Muito bom. disse:

    Isso e muito bom. Quem mora na região de Ribeirão Preto, onde há as maiores usinas de etanol do pais, paga muito mais caro pelo álcool do que se for abastecer em São Paulo, região onde estão as distribuidoras. E uma sacanagem.

  7. ISSO ACONTECE EM CATANDUVA-SP disse:

    Usineiros e donos de postos sabem que quanto mais atravessadores houver, mais fácil fica para eles praticarem todas as picaretagens a que já estão acostumados há anos. Faz algum sentido uma usina mandar combustível para uma distribuidora a 400 km, para depois retornar ao posto que fica a 4 km dela?

  8. JR disse:

    Distribuidoras, representantes das usinas e dos postos são contra? Então significa que deve ser ótimo para o consumidor.

  9. Silveste disse:

    Não há lógica racional que justifique está excluvidade das distribuidoras.Com certeza,tem grandão ganhando no lombo do consumidor.,encarecendo o preço ao cidadão consumidor.

  10. FIM da Petrobras, Caixa, BB e do BNDES! disse:

    Essas porcarias precisam acabar no Brasil! Foram e continuam sendo os maiores financiadores da bandidagem e da compra de votos no Congresso Brasileiro!

  11. q disse:

    E eu li no noticiário econômico que há investimentos de 90 bi em usinas de etanol e plantações de cana no Brasil. As usinas tinham quebrado todas e agora estão sendo reativadas, só que tem que esperar a nova safra de cana. Daqui uns dois anos acho que a Petrobras não vai vender mais gasolina.

  12. simone disse:

    Falta agora parar com essa palhaçada também no diesel e na gasolina, abrir o mercado e deixar as empresas competirem. Abaixo essa roubalheira deslavada. Ch

  13. Chega de atravecedores disse:

    Concordo com isso acontece em Catanduva. Nao tem logica enviar alcool a distancia para destribuidora entregar a vizinhos da usina.

    1. Tem lógica sim; a lógica do frete. Se a lei for aprovada teremos a greve dos tanqueiros.

  14. Blade Runner disse:

    "Além das distribuidoras, representantes das usinas e dos postos já se manifestaram contra o projeto, que agora segue para a análise da Câmara." Tá certo isso ? Se sim, então é porque o projeto realmente beneficia o consumidor e vai acabar sendo VETADO na câmara onde o lobby é fortíssimo.

  15. Esteves disse:

    Não sei se vocês percebem a abrangência disto! Se passar na câmara e for aprovado, será a primeira ferramenta efetiva para baixar preços, será eliminado uma cambada que não faz nada e só lamenta o custo para o consumidor! Isto alavancará o setor, e forçará a redução da gasolina!!!!

    1. Verdade. Que distribuidora tenha postos próprios ou que venda no atacado para garagens e fazendas OU QUE ALUGUEM SEUS TANQUES.

  16. q disse:

    E eu nunca entendi porque o Brasil, com os militares ou seja com quem for, nunca construiu um oleoduto Venezuela-Brasil. O nosso vizinho ali de cima tem as maiores reservas de petróleo e gás do mundo.

    1. Posso estar enganado, mas parece que o petróleo da Venezuela é do tipo pesada e este tipo é ruim para ser bombeado(tem que ser misturado com petróleo leve). Para piorar, as nossas refinarias são para petróleo leve.

  17. Fernando Temer disse:

    Finalmente aprovaram algo que preste

  18. Antonio Lins disse:

    Não podemos ter muitas esperanças, já cai nessa armadilha do congresso, um aprova e outro engaveta e fica para a posteridade.A Câmara aprovou a Lei da Maioridade em 2015, mandou para o Congresso que engavetou e até hoje os "menores"continuam cometendo crimes gravíssimos e ficando impunes.

  19. Leitor do site disse:

    Se a lei for aprovada preparem-se para a greve dos tanqueiros.

    1. E dos donos das empresas de tanques que faturam com o passeio dos produtos, por nossa conta , é claro.

  20. Giusti disse:

    Qual o motivo d alguém ser contra algo q não o obriga a nada? O projeto libera a venda, não obriga ninguém a dispensar os serviços das distribuidoras.