Urgente: PIB do Brasil em 2020 caiu 4,1%

O Produto Interno Bruto do Brasil levou um tombo de 4,1% no pandêmico ano de 2020, acaba de informar o IBGE. O mercado projetava uma queda de 4,2%.

É o pior desempenho da economia desde o início da série histórica do instituto, iniciada em 1996. Estatísticas do Ipea e da FGV, no entanto, trazem dados para o PIB brasileiro desde 1901: analisando esse intervalo maior, o resultado de 2020 é o pior desde 1990, quando do confisco de Collor — naquele ano, o PIB caiu 4,35%.

A queda do ano passado, acrescentou o IBGE, interrompeu o crescimento de três anos consecutivos, de 2017 a 2019, quando a atividade econômica acumulou alta de 4,6%.

Mesmo sem o país nunca ter decretado um lockdown propriamente dito, o vaivém das medidas restritivas para tentar frear o avanço do novo coronavírus, claro, teve impacto na economia. Após esboçar uma recuperação lenta, a atividade voltou a perder fôlego no quarto trimestre de 2020. Com o cenário atual, analistas esperam um novo resultado ruim no primeiro trimestre deste ano.

Leia mais: Assine a Crusoé, a revista que não tem medo de apontar os verdadeiros culpados pelas mazelas brasileiras.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO