Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Uruguai diz a Mercosul que vai negociar acordos comerciais sozinho

Bloco enfrenta debate sobre negociações com países não-membros
Uruguai diz a Mercosul que vai negociar acordos comerciais sozinho
Foto: Arquivo/Presidência do Uruguai

O Ministério das Relações Exteriores do Uruguai publicou nota à imprensa nesta quarta (7) informando que “começará a conversar com terceiros para negociar acordos comerciais extrazona”, ou seja, com parceiros de fora do Mercosul.

Uma resolução do Mercosul tomada em 2000 define que seus membros devem “negociar de forma conjunta acordos de natureza comercial com terceiros países ou blocos”.

No comunicado, o governo do Uruguai diz entender que essa decisão “não está em vigor, já que nunca foi internalizada”, ou seja, incorporada às leis do país.

“A posição do Chanceler e da Ministra de Economia e Finanças consistiu em defender a modernização do bloco, através de uma agenda de negociações externas substantiva, ágil, dinâmica, flexível e permanente”, acrescentou a diplomacia uruguaia.

Em abril deste ano, Paulo Guedes disse a senadores que seria interessante o bloco flexibilizar suas regras sobre acordos com países de fora. Dias depois, discutiu com o ministro argentino da Economia, Martín Guzmán.

No segundo semestre deste ano, a presidência rotativa do Mercosul passou da Argentina para o Brasil.

Leia mais: Bolsonaro diz que vacinação permitirá reunião presencial de líderes do Mercosul

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO