Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"Presidencialismo só trouxe desgraça para o país", diz Miguel Reale Jr.

Especialista em Direito diz que culpa do modelo de governo atual é de José Sarney
“Presidencialismo só trouxe desgraça para o país”, diz Miguel Reale Jr.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O “presidencialismo só trouxe desgraça para o país”, segundo o especialista em Direito e professor Miguel Reale Jr. Ele, que foi um dos autores dos pedidos de impeachment apresentados contra Fernando Collor, em 1992, e Dilma Rousseff, em 2015, culpa o ex-presidente José Sarney pelos problemas estruturais de governo enfrentados hoje pelo Brasil.

“A culpa é de José Sarney, que apoiou o presidencialismo de última hora”, disse Reale Jr., em entrevista a O Antagonista.

De acordo com o professor, esse apoio de última hora fez com que presidencialismo brasileiro fosse “inventando”, pois não houve discussão prévia do assunto.

Com isso, continuou, a sobrevivência do Executivo nesse modelo de governo passa pela busca por apoio no Congresso. E isso passa a ser feito ao “comprar deputados”.

E essa compra não é exclusiva do PT, segundo o professor. O Bolsolão, relevado por O Antagonista em 2020, entra nessa conta.

Os pagamentos direcionados a determinados parlamentares, apesar de previstos em lei, podem ser considerados, de acordo com Reale Jr., como crime orçamentário e falta de transparência do Poder Público

“Pois está se fazendo atendimento a deputado via emenda de relator”, afirmou o especialista em Direito.

Assista à íntegra da entrevista:

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO