Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Reforma tributária vai tirar poder de governadores sobre guerra fiscal, diz tributarista

Advogada Maria Carolina Gontijo, a 'Duquesa de Tax', também falou sobre o 'Big Brother' da Receita
Reforma tributária vai tirar poder de governadores sobre guerra fiscal, diz tributarista
Arte: Rodrigo Freitas/O Antagonista

A reforma tributária apresentada pela comissão mista vai tirar poder dos governadores para travarem guerra fiscal. A avaliação é da advogada tributarista Maria Carolina Gontijo, conhecida nas redes pelo podcast ‘Duquesa de Tax’.

A proposta foi apresentada em maio e cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substitui PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Pelo texto, em cada estado o IBS deve ser o mesmo para todos os bens e serviços.

“Hoje um estado, ele tem a capacidade – um governador – de, para atrair determinada empresa para seu estado, ele vai lá, dá uma canetada e concede um regime especial”, acrescentou. “Se a gente passa para uma proposta de IBS, eles vão perder esse poder”, disse Gontijo, em entrevista a O Antagonista.

Na entrevista, Gontijo também comentou o desenvolvimento das ferramentas da Receita Federal para aprimorar a malha fina, que ela chamou de ‘Big Brother’; e esclareceu por que as quantias de impostos mostradas no cupom fiscal dos postos de combustível não são corretas.

Assista:

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO