Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

A Crusoé agora faz parte do Projeto Comprova, contra a disseminação de fake news

Caberá à equipe de repórteres da revista atestar a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados
A Crusoé agora faz parte do Projeto Comprova, contra a disseminação de fake news
Crusoé

A Crusoé passou a participar a partir desta terça-feira, 1º, do Projeto Comprova, coalizão de veículos de comunicação criada em 2018 para verificar a veracidade de informações divulgadas nas redes sociais ou compartilhadas por aplicativo de mensagens sobre políticas públicas, eleições e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19.

O projeto que agora reúne 33 veículos é liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji. Para o presidente da entidade, Marcelo Träsel, o ingresso de novos integrantes representa a consolidação da iniciativa. “O Comprova é o maior projeto colaborativo entre redações brasileiras de que se tem notícia, e a participação de cada vez mais organizações locais e especializadas vai tanto ampliar a diversidade quanto aumentar a capilaridade do conteúdo produzido”, afirma Träsel.

Cabe à equipe de repórteres do Comprova, da qual os jornalistas da Crusoé agora fazem parte, atestar a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados. As investigações sobre as notícias divulgadas são sempre revisadas por, no mínimo, três outros jornalistas de veículos que não participaram da apuração. No total, o projeto já publicou 520 verificações de conteúdo desde a sua criação. Facebook Journalism Project e Google News Iniciativa ajudam a financiar o projeto e fornecem suporte técnico para as equipes envolvidas.

O público também pode participar denunciando conteúdos suspeitos ou falsos, além de sugerir verificações por meio de um número de WhatsApp (11 97795-0022) e por um formulário disponível no site www.projetocomprova.com.br.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO