O conceito de ‘crime grave’

Carolina Malta, juíza federal criminal em Recife, escreveu no Twitter um dos melhores pensamentos de fim de ano:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Eu devolveria a pergunta para a Ilustríssima Juíza
    O que ela consideraria mais “GRAVE”…
    Se estuprasse a arrancassem a cabeça dos filhos dela
    Se espancassem seus pais até a morte ou dessem um tiro neles
    Ou…
    Se a empregada doméstica ou algum familiar dela desviasse 20% do valor que lhe foi dado para fazer compras em um supermercado em benefício próprio
    Se seu contador tivesse sonegado impostos ao realizar seu imposto de renda para que ela pagasse menos ao Governo
    Fiquei na dúvida…
    O que será que ela e os leitores dos Antagonistas consideram mais GRAVE
    Crimes Violentos ou com Grave Ameaça ou Corrupção?
    Todo crime tem que ser punido…mas falar uma patetice dessas
    Só mostra que ela coloca a IDEOLOGIA acima da razão e da sanidade
    Olha o tipo de gente que hoje povoa o Judiciário

Ler mais 65 comentários
  1. Eu devolveria a pergunta para a Ilustríssima Juíza
    O que ela consideraria mais “GRAVE”…
    Se estuprasse a arrancassem a cabeça dos filhos dela
    Se espancassem seus pais até a morte ou dessem um tiro neles
    Ou…
    Se a empregada doméstica ou algum familiar dela desviasse 20% do valor que lhe foi dado para fazer compras em um supermercado em benefício próprio
    Se seu contador tivesse sonegado impostos ao realizar seu imposto de renda para que ela pagasse menos ao Governo
    Fiquei na dúvida…
    O que será que ela e os leitores dos Antagonistas consideram mais GRAVE
    Crimes Violentos ou com Grave Ameaça ou Corrupção?
    Todo crime tem que ser punido…mas falar uma patetice dessas
    Só mostra que ela coloca a IDEOLOGIA acima da razão e da sanidade
    Olha o tipo de gente que hoje povoa o Judiciário

  2. Vou conferir as Sentenças proferidas pela Meritíssima. Saber se esse discursinho de terceiro período de faculdade de Direito está servindo de base para vender sentenças que beneficiam assassinos e traficantes, que têm muito dinheiro.

  3. Concordo com a Doutora mas faltou ela dizer que um Juiz receber acima do teto e receber auxílio moradia mesmo morando na sua cidade também causam o mesmo efeito. Tenho um amigo que tem o mesmo discurso contra a corrupção mas sonega muito imposto e não vê nenhum problema. CRIME É O QUE OS OUTROS FAZEM!

  4. O Antagonista aparentemente tenta provocar dissonância cognitiva nos leitores. Menos de um mês atrás ele publicou um texto furioso contra pensamento análogo ao exposto no tweet acima. Segundo o texto anterior, justificar crimes com base na pobreza era um clichê esquerdista e moralmente inaceitável. Mas fazer o quê, é Natal e o cérebro não pode ser forçado além de um certo limite.

  5. Uma integrante do poder responsável em parte pelo problema falando que a tal “cultura” existe no Brasil, o que para mim é inverdade. Se existe, é nos setores de cima responsáveis pelo exemplo e pela repressão aos crimes. Os fatos contrariam a generalização, pois basta olhar o próprio umbigo do Judiciário e se verá as inúmeras prescrições, atrasos de julgamentos, não aceitação de avanços tecnológicos, substituições de penas, absolvições, penas pífias, solturas, indultos etc. Citemos também o papel da grande mídia como a engrenagem que recebe bilhões de reais de publicidade estatal e que tenta convencer o espectador que o problema é a incompetência e venalidade dos órgãos de baixo (policiais) assim como glamoriza criminosos. É o brasileiro que pensa assim ou alguém quer que pense assim?

  6. O Povo brasileiro é totalmente ignorante, quem nao recebe educaçao fica assim…nao sabe, nao reclama e se conforma com muito pouco. O importante é festa, novela e BBB!! Tirem isso e verao como o povo reclama! Enquanto isso, os politicos fazem o que querem…

  7. 10, nota 10! A corrupção é, sim, o pior dos crimes, por isso tinha que ser banido banindo o criminoso, vez que uma vez corrupto, sempre corrupto. E tudo sempre com aval e incentivo de um ministro da justiça corrupto e um supremo igualmente corrupto. É a cleptocracia em pleno fulgor no corrupstão.

  8. O crime mais grave no Brasil é as pedalada fiscal imaginária. Propinas, ameaças de morte ao primo, bunkers com R$ 51 milhões, vender o Brasil por migalhas e colocar o povo no mapa da fome? Pelo visto não são crimes nesse Brasil golpista.

  9. Nós, todos os brasileiros que amamos nossa Pátria, incluindo-me, devemos criar Projeto de Lei que torna a corrupção crime hediondo e inafiançável, e, os condenados serem declarados traidores da Pátria, pois essas pessoas roubam o futuro do Brasil, deixam pessoas morrerem na fila do SUS, entre tantas outras atrocidades.

  10. Todos nós, brasileiros que amamos o nosso Brasil, incluindo-me, nós deveríamos lançar uma campanha para aprovação de Projeto de Lei que torna a corrupção crime hediondo e inafiançável e que torna esses “criminosos”, traidores da Pátria. Nós temos poder! Vamos limpar o nosso País!

    1. Luis, a corrupção mata nas filas esperando um exame e pela ignorância que o impede de tomar decisões que poderia lhe salvar a vida. Corrupção não mata só 1 pessoa, mas sim uma nação.

  11. Corporativismo causa mais prejuízos ao Brasil do que corrupção.
    O corporativismo está no estatismo, no protecionismo, no cartorialismo, no cartelismo, no patrimonialismo, no nepotismo, na burocracia estatal que cria dificuldades para vender facilidades. Um governo privatizante e desregulamentador faz mais contra a corrupção do que alguém que queira resolver tudo com cadeia. Em última análise, corporativismo cria as condições favoráveis para mais corrupção.

  12. Não adianta, onde o Presidente do STF junto com o Presidente do senado “interpreta” a constituição como quer, temos a certeza que estamos perdidos. Se estiver escrito vale a livre interpretação. Condenam criminosos a penas de dezenas de anos, vide Cabral. Todavia só valem 30, limite constitucional! Dos 30 só irão cumprir um sexto da pena, Então 87 anos viram, num passe de mágica da justiça brasileira, em 5 anos. Se der errado ainda tem o “perdão” do presidente, este também escancaradamente envolvido. Assim o condenado recebe o INDULTO. No resto do mundo cumpre-se a pena integralmente.

  13. Resumiu com clareza o que o Gilmar Mendes tenta justificar a soltura de ladrões: que por não terem praticado um crime com violência merecem ir para casa. Carolina Malta a pau o Gilmar.

  14. É isso aí que não entra na cabeça desses corruptos vagabundos, roubam milhões e na hora que o bicho pega se unem para desmoralizar a justiça.Olha o Maluf só foi falar em cadeia que ficou doente de repente, estava bem até a semana passada.

  15. Rio de Janeiro. A polícia em greve, porque não recebe e ainda arrisca a vida, a troco de que? Se os de cima se corrompem por que os policiais iriam se omitir? Consequência, aumento da violência – leia-se assassinatos, roubos seguidos de morte. Tudo isto deve cessar imediatamente. Todavia falta dinheiro, o que foi feito dele? Nos hospitais, falta tudo, médicos porque muitos também não recebem, há vagas mas não se interessam por que não têm como trabalhar e depois podem ser responsabilizados pelas mortes. Faltam remédios, material cirúrgico, até gaze e esparadrapo. E o dinheiro? Ah! Sumiu mas houve “doações” para o Cabral ter uma TV de 50 pol. E ainda existem imbecis que alegam ter que haver violência para caracterizar “Crime Grave”. Aqui só vale o que está escrito no jogo do bicho.

  16. O Judiciário, ou parte deste, tem uma enorme dificuldade de assumir essa gravidade.
    Ou seria preguiça?
    Como já dito por Modesto Carvalhosa, é crime contra a humanidade.
    É dano difuso. É um incontável número de vítimas que perderam vidas!
    Outros perderam seus empregos e, por conta disso, perderam bens e até
    tiveram que se alojar na casa de parentes e amigos, muitas vezes sendo
    obrigados a separar a própria família, para abrigá-la sob diferentes tetos.
    Só não enxerga quem não quer ver.
    É uma preguiça vergonhosa de usar os neurônios.

    1. Uma integrante do poder responsável em parte pelo problema falando que a tal “cultura” existe no Brasil, o que para mim é inverdade. Se existe, é nos setores de cima responsáveis pelo exemplo e pela repressão aos crimes. Os fatos contrariam a generalização, pois basta olhar o próprio umbigo do Judiciário e se verá as inúmeras prescrições, atrasos de julgamentos, não aceitação de avanços tecnológicos, substituições de penas, absolvições, penas pífias, solturas, indultos etc. Citemos também o papel da grande mídia como a engrenagem que recebe bilhões de reais de publicidade estatal e que tenta convencer o espectador que o problema é a incompetência e venalidade dos órgãos de baixo (policiais) assim como glamoriza criminosos. É o brasileiro que pensa assim ou alguém quer que pense assim?

  17. A CORRUPÇÃO É UM DOS CRIMES MAIS GRAVES, SENÃO O MAIS HEDIONDO DELES.
    MATA MAIS QUE QUE ASSASSINATOS E GUERRAS.
    SÃO 13 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, MILHÕES SEM ATENDIMENTO DECENTE E NAS FILAS DE HOSPITAIS. MILHÕES SEM ESCOLA OU SEM OPORTUNIDADE.
    AGORA QUEREM QUE OS APOSENTADOS ABRAM MÃO DE SEUS DIREITOS A UMA VELHICE DECENTE.
    PARABÉNS A ESTA JUÍZA QUE HONRA A TOGA E NÃO SE DEIXA CONTAMINAR PELO ESPÍRITO GILMARESCO.
    A VERDADE PREVALECERÁ NO FINAL, O VERDADEIRO ESPÍRITO CRISTÃO.

  18. Falatório típico de esquerdista que é reproduzida por Dallanóis da vida. Pergunto pra ela: é melhor ficar cara-a-cara com um Maluf ou com um Fernandinho Beira-Mar, Marcola ou estuprador?

    1. Penso que ela devia fazer o que escreveu em tirinhas. Ou quem sabe frases comentadas. Alguém parece que não entendeu nada.

    2. só um ignorante pode dizer tamanha besteira. colarinho branco não dá as caras nem mata. manda matar. quando presos, choram como garotinhos ou adoecem como malufs. este inimigo oculto é muito pior que traficante que não esconde sua condição de criminoso. as vítimas de malufs e lulas são milhões, é um verdadeiro genocídio.

  19. __Todos somos responsáveis de tudo, perante todos.
    ___
    ANTAGONISTAS, cumprimentamos-lhes neste NATAL, seja a continuação do trabalho com sucessos ANO PRÓXIMO, 2018.
    Comentarista, felicidades.

  20. Lamentável comentaristas ainda cairem nesse duscurso demagógico e relativists da juíza. Desde 85 o problema do Brasil é corrupção, mas os corruptores são sistematicamente liberados pelo judiciário, e o desbunde só tem piorado.

  21. Bater na corrupção é fácil, desde 85 o problema do Brasil é a tal corrupção, conceito não reage, quero ver é prender os corruptores. Judiciário adora dar lição de moral para sociedade, mas na hora de condenar, e principalmente, fazer o criminoso cumprir a pena…

  22. Li vários comentários que metem medo. Devemos ser uniformes no pensamento e dizer o seguinte: qualquer que seja o ilícito a punição tem que ser exemplar e pronto. Sem progressão de regime, sem indulto, sem benesses ao infrator. O dever de se portar bem é dever e não favor dele durante sua pena. Temos que ter como referência os EUA.

  23. É a velha mentalidade revolucionária e materialista de sempre. Males como corrupção, pobreza e miséria podem ser minimizados, mas é impossível de serem eliminados. Como se somente pobres cometessem crimes violentos. Essa juíza pensa dessa forma hipócrita até perder um ente querido por latrocínio.

  24. Carolina quer receber likes.Só isso.
    Se não fosse só uma tentativa demagógica, teria dito que é favorável a que o crime de corrupção também seja considerado como crime grave. Mas aí o antagonista não teria repercutido essa platitude elevando-a à categoria de “pensamento”.
    Decisões de alguns juízes também poderiam ser enquadradas como crimes graves. Lewandovsky, por exemplo, numa reflexão seguida de uma canetada, gerou um prejuízo de R$ 8 bilhoes por ano obrigando que o Governo Federal pague o aumento do funcionalismo público e não aumente a alíquota da contribuição previdenciária dos salários mais altos.
    Em 2 anos o Governo gastará mais do que a Lava Jato já identificou de desvios no Petrolao.

  25. Crime grave é aquele que precisa cessar imediatamente, como uma violência; ou aqueles que não têm conserto, como um assassinato.
    A corrupção se resolve prendendo o autor, e confiscando os bens da família. Seu combate não é tão urgente quanto o dos crimes violentos, mas é preciso deixar muito claro a todos a INEVITABILIDADE da punição.
    Prisão em segunda instância JÁ!

  26. Típico pensamento esquerdista.
    Quando você tiver um parente assassinado ou estuprado, venha dizer que você está mais preocupada com o estelionatario que roubou seu dinheiro.
    Depois, a falácia de sempre, que é a falta de educação e saúde que fomenta o crime. Não, são as leis lenientes e o pensamento “humanista” ensinado na sua faculdade que fomentam o crime.
    Os antagonistas mostram sua face na guerra cultural, tomando o lado da corporação do MP, que dentre outras coisas, quer condenar gente por matarmatar bandido ao se defender.

    1. No mundão, no planeta, no globo…existem 4200 faculdade de direito…2200 delas estão no Brasil..mais da metade do total…
      na verdade todos (defesa, juízes, promotores, delegados, escrivães, oficiais de justiça) inclusive a maior parte dos políticos são mesmo é advogados…então..esqueçam esse negocio de justiça.
      é tudo uma só e grande industria pra enriquecer advogados.
      (vc imagina o custo da manutenção de toda essa gente…acaba sendo maior que o próprio estrago causado pela criminalidade da qual supostamente deveriam nos proteger.então ouso pensar que se deixassem somente os bandidos agindo, sem nenhuma dessas instituições citadas saia muito mais barato para o povo brasileiro)
      Ou como diz o Millor Fernandes: a lei é o melhor instrumento para burlar a justiça.

    1. Ele não se importa com opinião, com o povo e muito menos o país… Gilmar é um bandido só isso e Temer dá aval pra todas suas ações absurdas…

  27. O pior problema é o eleitor, que justifica seu voto em um corrupto condenado: – “rouba mas faz”.
    Vejam as pesquisas: 35% de aprovação!
    Enquanto esse pensamento atrasado existir, seremos só mais uma republiqueta bolivariana de mherda.

  28. Sabe-se e de longa data que uma canetada com “Montblanc ou Parker” mata muito mais gente, e mais rapidamente, do que uma AK-47. Basta olhar as filas nos postos de saúde. KRLHO! Verdade… Lula, Maluf, Cabral e caterva?

  29. O Códio Penal brasileiro deve ser reescrito.
    O crime de corrupção, em especial corrupção com dinheiro público, é equivalente ao homicídio, só que com o agravante de homicídio coletivo, tendo que ser tratado como crime hediondo.
    Enquanto que outros crimes devem ter suas penalidades reavaliadas.
    As cadeias estão abarrotadas de cidadãos pegos com 1, 2, 5, 10 kg de maconha ou cocaína, condenados a 10, 20 anos de prisão.
    O cárcere está ao avesso.
    Tudo para manter as famílias de políticos e empresários associados como os reis de banânia.

    1. CONCORDO!! OS CORRUPTOS DESTA NAÇÃO COMETERAM HOMICÍDIO COLETIVO TANTO NA ÁREA DA SAÚDE, SEGURANÇA E NAS NOSSAS RODOVIAS MAL ACABADAS!!!CRIMINOSOS DE ALTO GRAU!!

  30. Mas a maior ameça hoje é o custo do estado brasileiro do qual ela faz parte.O judiciário brasileiro é um dos mais caros do mundo!!!!O estado brasileiro é caro e ineficiente,corrupção é imoral ,ilegal e quem comete o crime deve ser preso.Mas nada se compara ao custo de um estado mal administrado.