‘Até quando os brasileiros estão dispostos a ficar de braços cruzados?’

Do venezuelano Ricardo Hausmann, professor da Universidade Harvard e ex-ministro do Planejamento na Venezuela, em entrevista à Exame:

“O direito internacional fala da defesa coletiva da democracia e da universalidade dos direitos humanos. Vamos deixar a defesa desses pontos sempre com as grandes nações ou o Brasil alguma vez vai se elevar ao nível dos países que têm alguma responsabilidade internacional? Até quando os brasileiros estão dispostos a ficar de braços cruzados enquanto acontece uma tragédia em um país vizinho e irmão?”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. ‘Até quando os brasileiros estão dispostos a ficar de braços cruzados?’
    Foi o Brasil o responsável pela ascensão do chavismo e “eleição do Maduro”. O mesmo que aconteceu com a Venezuela é o mesmo que nos aguarda. A maioria dos políticos, os seus partidos fazem parte ou são favoráveis ao foro de SP para implantação da União das Republicas Socialistas da América Latina – URSAL, a famosa “pátria grande”. Como nosso governo vai descruzar os braços para barrar algo que ele mesmo ajudou a criar. O povo? O povo mais de 99% não sabem nem o que é a Venezuela, o que dirá um sistema ditatorial comunista.

Ler mais 65 comentários
  1. ‘Até quando os brasileiros estão dispostos a ficar de braços cruzados?’
    Foi o Brasil o responsável pela ascensão do chavismo e “eleição do Maduro”. O mesmo que aconteceu com a Venezuela é o mesmo que nos aguarda. A maioria dos políticos, os seus partidos fazem parte ou são favoráveis ao foro de SP para implantação da União das Republicas Socialistas da América Latina – URSAL, a famosa “pátria grande”. Como nosso governo vai descruzar os braços para barrar algo que ele mesmo ajudou a criar. O povo? O povo mais de 99% não sabem nem o que é a Venezuela, o que dirá um sistema ditatorial comunista.

  2. Brasileiro tem que pastar reclama dos politicos mas se tivesse a oportunidade faria o mesmo nu fundo sentem inveja por nao terem participado dos esqueminhas essa que é a realidade.

  3. Professor Hausmann, pergunta de um cidadão brasileiro a um respeitável cidadão venezuelano, atualmente protegido em solo americano: o que o senhor faria se tivesse a chance de se salvar de uma catástrofe, um maremoto seguido de tsunami, por ex.? Uma chance única, individual, como a de conseguir subir no telhado de uma casa para se proteger da onda gigante e, de lá, ferido, aguardar socorro? O senhor voltaria, a nado, na direção dessa onda, para tentar salvar outros “irmãos” do afogamento, com chances mínimas de obter êxito? Sendo enormes as possibilidades de que se afogasse também? É metáfora. As “forças” que destruíram seu país, destruíram o meu, só que aqui, felizmente, os estragos foram menores… mas nada impede que advenha outra tragédia. Inclusive, tem muita gente torcendo por isso.

  4. Nós brasileiros não vamos às ruas brigar pelos nordestinos q morrem de sede e subnutrição, nem pelas pessoas q vivem amontoadas em cortiços, ou empoleirada nas favelas , com o esgoto correndo a céu aberto. Tampouco nos importamos com os moradores de rua, brasileiros como nós, e nem mesmo pelas crianças abandonadas pelos pais , cujas mães trabalham pra lhes dar sustento mas não têm como lhes dar atenção durante o dia, deixando-os expostos à convivência de bandidos e traficantes.
    Nós não brigamos pelos brasileiros como nós, quanto mais por um cidadão de um país vizinho.

  5. Também acho. Já sugeri uma aliança OTAN-paises sul americanos para um bloqueio aereo-naval e terrestre a Venezuela. Destruição de sua força naval e aérea por parte da coalizão. Denuncia de Maduro e seus comandados principais ao Tribunal de Haia por crimes contra a humanidade. Se saírem da Venezuela, seriam presos. Só assim o regime de fato, ficaria encurralado.

  6. . . . . “ou o Brasil alguma vez vai se elevar ao nível dos países que têm alguma responsabilidade internacional?”

    – NÃO, NÃO TEMOS COMPETÊNCIA, NEM NÍVEL, NEM S@CO, MAS TEMOS ANITTA, VALESKA E UM TRANSFORMISTA DE SUCESSO, SERVE?!?!?!?. . . SEGUE A FILA . . .

    “Até quando os brasileiros estão dispostos a ficar de braços cruzados enquanto acontece uma tragédia em um país vizinho e irmão?”

    – ESSA É FÁCIL . . . SEMPRE! TÁ NO HINO E SOMOS PATRIOTAS . . . DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO . . . NOSSO HINO NOS DEFINE!!!

    PAREM DE NOS ENCHER A PACIÊNCIA COM QUESTÕES AS QUAIS NÃO TEMOS PROTEÍNA SUFICIENTE NO CÉREBRO PARA METABOLIZAR UM PENSAMENTO RAZOÁVEL!

    TEM GENTE QUE AINDA ACHA O BRASIL, RELEVANTE!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….

  7. ‘Até quando os brasileiros estão dispostos a ficar de braços cruzados?’

    Até a hora que precisar descruza-los para carregar os pacotes de alimento de madrugada nas filas, isto é, quando chegar a sua vez e ainda tiver algum !

  8. Querido, enquanto os conspiradores Filhos do DIABO estiverem livres, leves e soltos pra fazer suas conspiratas o Brasil nunca será um país de verdade.
    .
    A Santa Inquisição nunca colocou os pés no Brasil. Tá na hora de consertar isso…

  9. E vamos fazer o quê, realisticamente falando? Mandar tropas para lá? Pagar um cozinheiro para envenenar o jantar do Maduro? Sair distribuindo passaportes brasileiros para os venezuelanos?
    .
    Acho que temos problemas suficientes para resolver aqui antes de queremos nos meter no quintal dos outros.

    1. O problema é que nem os daqui a gente resolve. Tem razão, o moço. Daqui a pouco seremos nós a pedir – implorar – o auxílio de grandes nações para nos livrarem da tragédia que já está acontecendo aqui.

  10. O Brasil é um país socialista amigo professor, no país em que tu dá aula o governo sabe disso, não lhe contaram? porque o Brasil socialista interviria em um governo irmão? porque em um país em que todos os postos institucionais foram ocupados por comunistas, interviriam no “sucesso socialista” venezuelano? sonho de consumo deles que se complete aqui.

  11. Os brasileiros meu caro, não tiram a bunda do sofá nem para o que está acontecendo no Brasil, quanto mais pelo povo de outro país…Vide a ponto chegou a política como nunca antes na história deste país, a roubalheira escancarada, as orcrims, os 51 milhões (que até agora não se sabe), assim como as maletas do Renan, os escalabros de Dilmar Mentes e sua ligação com a JBS (a quem ele -o senhor supremo- chamou o dono de bandido), o caso Rosemary, agora a denúncia conrtra os generais das forças armadas e taaanntoos outros…

  12. Pelas razões apresentadas por Hausmann, o direito internacional nos facultaria intervir na China. Que lhes parece?
    .
    Talvez devêssemos treinar na Coreia do Norte, antes, né não?

  13. Duas ou uma: ou esse cara sabe de algum plano para invadir a Venezuela, ou é um palhaço boquirroto que fala pelos cotovelos. Ninguém deve “ajudar” a Venezuela. Os venezuelanos chegaram aonde chegaram por conta própria, porque quiseram. Votaram em socialistas durante 20 anos, agora não querem pagar a conta? O Brasil, os EUA ou qualquer outro país têm que deixar os venezuelanos aprenderem com os próprios erros sozinhos. Sem intervenções.

  14. Hãn? Então quer dizer que agora o Brasil tem que tomar alguma medida e se responsabilizar por uma possível guerra só porque os venezuelanos escolheram (sim, escolheram) viver na m/e/r/d/a? Francamente… O Brasil não tem como arcar com uma guerra e com a crise humanitária que a mesma geraria.

    Que os venezuelanos se virem, quero se danem! Fechem a fronteira do Norte e deixem o Brasil fora disso.

  15. Tem um bando de bolsominions aqui que assistiram muito “Comando para matar” só pode! Tem gente até querendo pegar em arma se for “solicitado”? Outros falando no Bolsonaro como presidente invadir a porcaria da Venezuela?!
    Esse pessoal deve ter 10 anos de idade brincando com aqueles brinquedinhos de plástico e falando:
    “Não valeu! Assim eu não brinco!”
    A minha bichinha do zodíaco “solta” mais poderzinho que a sua biba!
    Como diz o sábio da internet:
    “Ora pooorraaaaa!”

    1. Não é o meu caso. No começo era só uns carocinhos, nem dava pra ver direito. (Desculpe, estou ficando emocionado… Não gosto de lembrar.)

  16. É uma piada? Nós não descruzamos os braços nem para os nossos problemas… Quem pariu mateus que o embale… Não querem mais brincar de sonho chavista e querem empurrar o problema para os outros… Desse “sonho” nos livramos por pouco

  17. O que países vizinhos poderiam fazer era restabelecer o Parlamento de maioria oposicionista da eleição de 2016, que Maduro golpeou nomeando mais ministros amigos para o Supremo. O problema é que o Exército venezuelano também é bolivariano e não vai aceitar nenhuma medida externa contra Maduro.

  18. Aliás, NÃO FOMOS NÓS, BRASILEIROS, que votamos em Chaves e Maduro, diversas vezes!! O povo venezuelano FOI ALERTADO HÁ MAIS DE 15 ANOS, mas preferiu seguir com os corruptos e bandidos de Fidel Castro! Estão pagando pelos seus reiterados erros!! Decerto pensaram que o petróleo iria se manter em 200 dólares o barril…

  19. Lamento pela Venezuela, mas o povo aqui toma porrada e não reage.
    Imagina se vai se importar com a Venezuela.

    Se “dentro de casa” está tomando porrada dos corruptos, não vai sair para comprar briga fora.
    Lamentável, mas é a verdade.

  20. Tu é nó cego mesmo, Hausmann!! O Brasil NÃO CONSEGUE livrar-se de um punhado de LADRÕES ESQUERDISTAS que exigem se eternizar no poder, vai encarar um estado comunista super armado? Além do mais, nossas FFAA estão totalmente sucateadas!!

  21. Talvez com Bolsonaro como presidente poderemos ajudar a Venezuela, do contrário esqueçam, todos os outros candidatos são alinhados com a esquerda que está pisando no Povo venezuelano.

    1. O Hausmann tá solicitando. Vai lá só você. Estamos na torcida por você! Encarne o Schwazzeneger, Stalone ou Van Damme e boa guerra!

  22. CÚME É KIÉ ??????”””“O direito internacional fala da defesa coletiva da democracia e da universalidade dos direitos humanos.”””…CADA UM COM OS SEUS PROBLEMAS MERMÃO !!!!

  23. Filhote quem deixou os comunas se criarem foi vcs se virem.. quando mais sofrerem melhor pra aprenderem… aqui em 64 demos um pé na bunda deles.. em 2015 de novo.. aqui não se cria

  24. Senhor Hausmann tá pedindo ajuda pro irmão errado! Chama o tio logo pra resolver isso.
    Olha lá o tio Sam no norte, que tal? Pode chamar de papai Trump também se você quiser sr. Hausmann.
    Deixa o Brasil fora dessa!

  25. Até quando teremos que aguentar essa palhaçada de “pais irmão” ???? Nenhum pais é irmão do Brasil… O restante da América do Sul, por um motivo ou por outro, nos detesta… Não temos nenhuma ligação cultural com eles e o paragrafo único do Artigo 4° da CF/88 é uma piada de socialistas que ainda sonham com a “pátria grande”, ou seja, uma URSS bananeira… Nós já estamos recebendo mais de trinta mil venezuelanos dentro de nossas fronteiras… Isso não é ajuda suficiente ??? Por que os Venezuelanos não lutam contra Maduro como nós fizemos contra Dilma Rousseff ???

  26. Brasileiro?
    Vai ter carnaval?
    Quem sabe um joguito da “Celeçaum”?
    Se não tiver, esqueça doutor, não descruza os braços para nada, nem para limpar a própria bund@, o que espera seja feito por algum “deus ex machina” compadecido com a preguiça dos macunaímas.

  27. Nos solidarizamos com a situação.
    Mas temos muitos problemas internos pra resolver e não temos muito dinheiro para grandes intervenções externas.
    Estamos ajudando na prática com os refugiados em Roraima e, simbolicamente, fazendo parte da condenação internacional a Maduro.
    Nosso exército está sendo usado para substituir nossa polícia.
    Sinto muito.

  28. Esse daí devia pertencer a um partido equivalente ao PMDB ou PSDB venezuelano. Ajudaram a ferrar tudo com corrupção, ganância e oportunismo e depois, quando chega a ditadura, ficam murmurando no exterior com bolso cheio de dinheiro e fazendo de conta que não tem culpa… Eu só sei de uma coisa, os brasileiros decentes tem que pegar esse exemplo e extirpar da vida pública todos os petistas, no voto ou na bala. A sorte foi quem o timing desses comunistas descarados não é sincronizado e a gente acordou.

  29. Meu caro professor Hausmann. Nossa preocupação no momento é botar na cadeia, um dos principais articuladores dessa desgraça toda na Venezuela.
    Caso contrário, amanhã, nós os brasileiros, nem braços teremos mais para cruzar.

  30. Avisa o professor que estamos de braços cruzados para o que acontece aqui dentro mesmo!
    Mas, pelo menos, estamos recebendo milhares de conterrâneos dele que não trabalham em Harvard e que fogem da fome.

  31. Temos de pagar as contas das aventuras políticas desses nossos vizinhos chulezentos e ainda resolver seus problemas para daqui a alguns anos se meterem nas mesmas enrascadas. É brincadeira?

  32. Meu amigo, nós, brasileiros, já temos a nossa própria tragédia. Arrume suas malas, volte à Venezuela e faça sua parte, como um bom venezuelano. É cada gaiato que aparece…

  33. Enlouqueceu… Só pode! Nós estamos afundados em corrupção e tentando fazer uma parte de alienados do nosso país acordar e não reeleger bandido e esse ex-não importa cobrando que resolvamos os problemas da Venezuela… Depois que conseguirmos tirar o nosso país do atoleiro da imoralidade pública poderemos ajuda-los.

  34. isso pq ele nem desconfia da tragedia que acontece aqui mesmo…todos os dias…e os braços não descruzam nunca…mas deixa chegar o carnaval e vão ver dedinhos pra cima mandando ver no ziriguidum.

  35. Povo brasileiro, chegou a hora de nos mobilizarmos e intervir militarmente na Venezuela e derrubar o ditador Maduro, só assim o mundo reconhecerá a importância do Brasil no cenário internacional. Eu estou disposto a ser voluntário nessa guerra.

    1. Vai pra lá então, meu problema maior é meu Brasil. Aqui tem corrupto pior que Maduro. So vou escrever a 1ª letra do nome de 2: Lula e Temer.