Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Biden oferece asilo temporário a cidadãos de Hong Kong

A medida deve piorar a relação entre Estados Unidos e China, que intensificou a repressão no território desde o ano passado
Biden oferece asilo temporário a cidadãos de Hong Kong
Foto: Casa Branca

Em meio à tensão com a China, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu nesta quinta-feira (5) asilo temporário aos cidadãos de Hong Kong que estiverem em solo americano.

O memorando da Casa Branca diz que os honcongueses poderão permanecer nos Estados Unidos por mais 18 meses, mesmo sem visto de residência, e também poderão trabalhar e estudar no país nesse período.

A medida deve piorar a relação entre o governo de Joe Biden e a China, que intensificou a repressão em Hong Kong desde o ano passado, após a aprovação da Lei de Segurança Nacional, que permite a punição de dissidentes até com prisão perpétua. A legislação foi criticada por acabar com a autonomia judicial que a antiga colônia britânica deveria ter até 2047, conforme combinado durante a devolução do território, em 1997.

Nesta quinta, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, voltou a afirmar que Hong Kong é um assunto interno da China e criticou a “interferência” de outros países. No fim do mês passado, o governo de Xi Jinping disse que os Estados Unidosdemonizam” a China. 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO