Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Biden recebe dossiê que recomenda suspender acordos entre EUA e governo Bolsonaro

Biden recebe dossiê que recomenda suspender acordos entre EUA e governo Bolsonaro
Foto: Reprodução/Instagram/Joe Biden

Joe Biden e membros do alto escalão do novo governo dos EUA receberam nesta semana um dossiê que pede o congelamento de acordos e negociações com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência, informa Ricardo Senra na BBC Brasil.

O dossiê de 31 páginas foi escrito por professores de dez universidades (nove delas nos EUA), além de diretores de ONGs internacionais como Greenpeace EUA e Amazon Watch, e segundo a BBC é endossado por mais de cem acadêmicos de universidades como Harvard e Columbia.

O documento condena a aproximação entre os dois países nos últimos dois anos e alega que a aliança entre Donald Trump e Bolsonaro teria posto em xeque o papel de “Washington como um parceiro confiável na luta pela proteção e expansão da democracia”.

“A relação especialmente próxima entre os dois presidentes foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias”, diz o texto, que recomenda a Biden restringir importações de madeira, soja e carne do Brasil, “a menos que se possa confirmar que as importações não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos”.

O dossiê afirma ainda que o novo governo americano “não deve de forma nenhuma buscar um acordo de livre-comércio com o Brasil”.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO