Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Biden revoga banimento do TikTok e do WeChat

Presidente americano assinou uma nova ordem executiva que reverte decisão de Donald Trump
Biden revoga banimento do TikTok e do WeChat
Foto: Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revogou nesta quarta-feira (9) a ordem executiva de Donald Trump que bania do país os aplicativos chineses TikTok, de vídeos, e WeChat, de troca de mensagens.

O decreto será substituído por outro que prevê uma revisão mais ampla dos apps controlados por empresas estrangeiras e que, segundo as autoridades, podem colocar em risco a segurança nacional americana e a proteção de dados da população.

Em agosto do ano passado, Trump baixou um decreto que proibia americanos residentes no país e empresas de fazer negócios com os donos dos dois aplicativos.

O ex-presidente chegou a estipular um prazo de 90 dias para que a ByteDance, dona do TikTok, encerrasse suas operações no país. Na prática, a decisão do republicano bania dos Estados Unidos os dois aplicativos.

De acordo com o governo Biden, a ordem excutiva de Trump não foi feita da melhor maneira, e a nova diretriz vai estabelecer “critérios inteligíveis e claros” para analisar os riscos de softwares relacionados a governos estrangeiros.

Leia mais: Assine a Crusoé e apoie a o jornalismo independente.
Mais notícias
>
TOPO