Big techs abusam de poder e devem ser divididas, diz relatório da Câmara dos EUA

Big techs abusam de poder e devem ser divididas, diz relatório da Câmara dos EUA
Foto: Pixabay

Uma subcomissão da Câmara dos Deputados dos EUA divulgou na terça-feira (6) um relatório que condena as empresas ‘Big Tech’ – Amazon, Apple, Google e Facebook – por terem abusado de seu poder, e recomenda legislação para obrigar as empresas a dividirem suas linhas de negócios.

A subcomissão antitruste é parte da Comissão do Judiciário, que fiscaliza o trabalho dos tribunais e das agências federais de aplicação da lei.

Diz trecho do relatório: “Ao controlarem acesso aos mercados, essas gigantes podem escolher vencedores e perdedores por toda a nossa economia. Elas não somente exercem tremendo poder, mas também abusam dele ao cobrar taxas exorbitantes, impor termos contratuais opressivos, e extrair dados valiosos das pessoas e empresas que confiam nelas”.

O relatório sugere pôr fim a essas práticas por meio de nova legislação antitruste — por exemplo, forçando as empresas a se reestruturarem de modo a não usarem sua força em uma área para prejudicar rivais em outra. As linhas de negócios devem ser divididas e mantidas por administrações separadas, ou mesmo vendidas.

Como todas as comissões da Câmara dos Deputados atualmente, a subcomissão antitruste tem maioria de oposição: oito deputados democratas e cinco republicanos. Os republicanos não apoiaram as recomendações do relatório.

Leia mais: Como a escolha do novo ministro do STF pode mudar -- para pior -- as coisas em Brasília
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 9 comentários
TOPO