Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Bolsonaro e Fernández 'duelam' na abertura da cúpula do Mercosul, diz jornal

Durante o evento, os presidentes do Brasil e da Argentina, que já trocaram farpas no passado, voltaram a divergir
Bolsonaro e Fernández duelam na abertura da cúpula do Mercosul, diz jornal
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Alberto Fernándezduelaramhoje na abertura da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, diz o Estadão.

Durante o evento, que marcou a transferência da presidência do bloco dos argentinos para os brasileiros, Bolsonaro e Fernández, que já trocaram farpas no passado, voltaram a divergir.

Em seu discurso, o presidente argentinou usou diversas vezes a palavra consenso”, que, segundo ele, é a espinha dorsal do tratado de criação do Mercosul. O presidente brasileiro, por sua vez, disse que usar como veto a regra que determina que as decisões do bloco devem ser consensuais terá efeito de consolidar um ceticismo em relação ao Mercosul.

A revisão da tarifa externa comum (TEC) é outro assunto que tem gerado conflito no bloco. O governo de Jair Bolsonaro é favorável à redução gradativa da taxa em pelo menos 20% a partir deste ano, enquanto os argentinos defendem que cada país escolha alguns setores econômicos e produtos para reduzir tarifas. O pedido para que os integrantes do bloco reconsiderem a proposta foi reforçado por Fernández.

Já Bolsonaro se queixou das ações dos argentinos na presidência do bloco e disse que, nos últimos 6 meses, o Mercosul deixou de corresponder às expectativas e à necessidade de modernização.

“Precisamos lançar novas negociações e concluir os acordos comerciais pendentes, ao mesmo tempo que trabalhamos para reduzir tarifas e eliminar outros entraves ao fluxo comercial entre nós e o mundo em geral”, acrescentou o presidente brasileiro.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO