Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

'Brasil deve liderar crise climática', diz John Kerry

Representante dos EUA disse estar disposto a negociar com Bolsonaro, mas destacou que espera ações concretas
Brasil deve liderar crise climática, diz John Kerry
Foto: Departamento de Estado dos EUA

Considerado o principal elo da relação diplomática entre Estados Unidos e Brasil, John Kerry afirmou que cabe ao Brasil liderar a crise climática, sob um esquema de fiscalização e cobrança formulado pelo governo americano.

“O Brasil é uma das dez maiores economias do mundo e líder regional, o país tem a responsabilidade de liderar“, disse ele, em entrevista à Folha.

Kerry afirmou estar disposto a negociar com Bolsonaro, sem discutir sanções, mas destacou que a relação será construída a partir de ações e resultados imediatos.

“As palavras devem ser apoiadas pela ação concreta a curto prazo.”

O americano também citou a exigência de uma “redução significativa” do desmatamento ainda em 2021.

No mês passado, em discurso na Cúpula do Clima, Bolsonaro prometeu destinar mais recursos para a fiscalização ambiental, antecipou em 10 anos a meta de alcançar a neutralidade climática, agora para 2050, e se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal até 2030.

Um dia depois, no entanto, o Bolsonaro aprovou um corte no orçamento do Meio Ambiente. O americano afirmou que o governo brasileiro garantiu a ele que haverá uma recomposição da verba. Kerry disse esperar que a promessa seja cumprida.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO