Cai comandante da Marinha argentina

O ministro da Defesa da Argentina, Oscar Aguad, pediu, na noite de sexta-feira (15), que o comandante da Marinha, almirante Marcelo Hipólito Srur, deixasse o posto, informa a Folha.

“Aguad vinha em choque com Srur desde o desaparecimento do submarino ARA San Juan, há um mês. Nos primeiros dias do incidente, Aguad reportou ao presidente Mauricio Macri que não vinha recebendo informações de primeira mão sobre as buscas do submarino por parte da Marinha – contou inclusive que havia recebido a notícia sobre o sumiço da embarcação pela imprensa, e não oficialmente, como determina a hierarquia.

A crise levou Macri a ir pessoalmente ao encontro de Srur para pressioná-lo diretamente, e desde então o clima entre o comandante dessa força e o Executivo vinha sendo de constante tensão.

Segundo informações obtidas pelo jornal ‘La Nación’, Srur vinha sendo questionado também internamente, após despedir alguns oficiais da cúpula naval, na tentativa de não ser responsabilizado pelo incidente. A estratégia acabou tendo efeito contrário. Nos dias que se sucederam, subordinados dos demitidos se mostraram insatisfeitos, alguns pediram demissão e a crise interna se agravou tanto que chegou aos ouvidos de Aguad, que apenas esperava um pretexto para afastar Srur definitivamente.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 7 comentários
  1. QTAS HORAS/COMBUSTIVEL (DIAS?NEM PENSAR !) TEM POR EXEMPLO A MARINHA DO BRASIL EM CASO DE MOBILIZAÇÃO ?
    E OS ENVELHECIDOS CAÇAS BRASILEIROS DE LONGO ALCANCE ? VÁ LÁ, MESMO OS SUPER TUCANOS, QTO. TEMPO TEM A FAB EM CASO DE COMBATE ANTES QUE SE ESGOTE A MUNIÇÃO E NOVAME3NTE, COMBUSTIVEL ?
    NEM VOU FALAR DO EXERCITO BRASILEIRO CUJA REALIDADE DE ADESTRAMENTO INFELIZMENTE É UMA PIADA…ATÉ HOJE P. SE ADESTRAR INFANTARIA LEVE, SE USA POR ECONOMIA DE COMBUSTIVEL O ‘KOMBICOPTERO’ PARA TREINO DE SAIDA DE AERONAVES ROTATIVAS !!
    MAS QUEREM QUE A MARINHA FISCALIZE UMA COSTA IMENSA, A FAB UM PAÍS DE ESPAÇO AEREO GIGANTESCO E O EXERCITO UMA FRONTEIRA DE 17 MIL KM !!!!!!!!!
    SOLUÇÃO…CULPAR OS ‘MALVADOS’ MILICOS…AH, ESTES CIVIS !

  2. LÁ COMO CÁ, MILITARES BODES EXPIATORIOS DE GOVERNOS QUE TRATAM A PAO E AGUA SUAS FORÇAS ARMADAS NO CIRCO DA DEMOCRACIA AO MESMO TEMPO EM QUE CIVIS EXIGEM ‘EFICIENCIA’ AOS COMANDOS .
    TUDO IGUAL…

    1. nao…o nosso, afundou mesmo quando estava ancorado em um pier da bse , atracado e amarrado com todas as espias enquanto a trip. minina de plantao fazia um churrasco a 80 metos da embarcação…sabia ?