Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

CDC dos EUA reverte orientação e recomenda máscara para vacinados em lugares fechados

Decisão levou em conta avanço da variante Delta no país, que pode infectar e ser disseminada por pessoas vacinadas
CDC dos EUA reverte orientação e recomenda máscara para vacinados em lugares fechados
Foto: Sora Shimazaki/Pexels

O Centro para Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA acaba de anunciar que pessoas vacinadas contra a Covid devem voltar a usar máscaras em lugares fechados em locais com alta transmissão do vírus.

O anúncio foi feito por Rochelle Walensky, diretora do CDC, em coletiva de imprensa por telefone. A decisão foi antecipada hoje de manhã pelo New York Times.

“Esta pandemia continua a posar uma ameaça grave à saúde de todos os americanos”, disse a diretora.

“A variante Delta está mostrando todos os dias sua disposição em ser mais esperta do que a gente”, acrescentou.

“Em ocasiões raras, algumas pessoas vacinadas infectadas com a variante Delta após a vacinação podem ficar contagiosas e espalhar o vírus para outras pessoas”.

“Em áreas com transmissão alta e substantiva, o CDC recomenda aos plenamente vacinados para usarem máscaras em ambientes públicos fechados, para ajudar a prevenir a disseminação da variante Delta e proteger outras pessoas”.

A recomendação abrange o uso universal de máscaras em áreas fechadas em escolas.

Em maio deste ano, o CDC havia dispensado o uso de máscaras para os plenamente vacinados.  Uma pessoa é considerada “plenamente vacinada” a partir de 14 dias depois de tomar a última dose de vacina (a vacina da Johnson & Johnson é aplicada em dose única).

O presidente Joe Biden chegou a celebrar a orientação do CDC. Gravou um curto vídeo para as redes sociais, onde diz: “It’s vaxxed or masked” (“É vacinado ou mascarado”).

Pelos dados do CDC, os EUA já aplicaram pelo menos a 1ª dose em 56% da população, e 49% receberam as duas doses ou a vacina em dose única.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO