Che Guevara, o coxinha racista de Rolex

O jornalista Leonardo Coutinho conversou com o boliviano Gary Prado Salmón, capitão do pelotão que capturou Che Guevara, também conhecido como “porco fedorento”, há 50 anos.

Salmón contou ao jornalista que Che Guevara queixou-se com ele que os soldados bolivianos haviam roubando o Rolex presenteado por Fidel Castro.

O relógio lhe foi devolvido — e, guardado por Salmón até 1984, foi entregue ao cônsul cubano, para ser devolvido à família de Che Guevara.

O boliviano também relatou que, ao perguntar sobre a experiência dos comunistas cubanos no Congo, Che Guevara respondeu:

“Deu errado porque a gente quis fazer a revolução num lugar onde as pessoas ainda viviam penduradas em árvores.”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 52 comentários
  1. Aqui nas Minas Gerais, BH, é uma cidade que ama, venera, bate continências, lambe o entre-dedos do pé, adora, cultua, idolatra, reverencia o PeTê, o Lula, a dilma, Pimentel e Che Guevara.
    Aqui em Belo Horizonte existe um prédio cujo nome é MALETTA, com dezenas de barzinhos: toda moderninha da Roça-Iluminada, e todo boyzinho de universidade que adora malabares, teatro ou porralouca vai para o Maletta usando uma camisa de consumista cuja foto é do Che Guevara!, e ficam discutindo a noite inteira a relação pelo Partido dos Trabalhadores. É um fato bem bregaço, mas é a realidade de BH.
    Todo frequentador do Maletta venera o PT.
    AFINAL foi aqui em BH que nasceu a
    “baranga de Belô”, a dilma — frequentadora do Maletta.

  2. O PROBLEMA da arte não é a nudez.
    Todos gostamos da arte cujo tema é nudez
    Nós seres-humanos apreciamos milenariamente a arte de nudez clássica
    Seja foto
    Pintura de Renoir
    Filme
    Desenho
    HQ de Milo Manara
    Arte grega
    Pintura clássica do Renascimento
    Performance
    Peça de teatro
    A esquerdalha — Kitsch, baranga, petista, psolista, cafona, de mau gosto, bregona, e jornalistas-supostos-moderninhos querem desviar de assunto e dizer, afirmar Q estamos contra a nudez: Não. Isso é para nos tachar e, também, tachar o brilhante e avançado MBL. O corpo nu é belo, como pôr-do-sol
    1
    O problema é a picaretagem. O engana-trouxa. O lixo de certa suposta pseudoarte contemporânea, qdo é de real mau gosto. Pornografia em vez de arte: consumo de lixo. E é disso que se trata quem se posicionou contra aqueles 2 lixaços: parte da exposição de P. Alegre & em bloco a do MAM
    2
    A outra questão é usar meu imposto para financiar picaretagem, embuste, vigarice mesmo com a normativa do MAM (mesmo sendo um espaço de AUTORIDADE artística e acadêmico)
    É como pichação: nunca foi arte. É puro engana-trouxa, diferente do graffiti.
    E tem movimento anti-PT (anti-brega) Q é pragmático, empírico, vai a rua.

    1. E o mais importante: tudo isso é a realização prática da estratégia dos socialistas comunistas ateus marxistas que são também fundamentalistas religiosos e querem cumprir a ordem de MARX ENGELS: vamos destruir a família para destruir o capitalismo. Toda prática feminista, LGBTQUEER, a ideologia de gênero que quer sexualizar as crianças com 4 ou 5 ou 6 anos NAS ESCOLAS, tem este propósito fundamental: é a ditadura do proletariado do Partido Comunista sem guerra civil.

  3. Che racista? Não acredito! Isso é mentira!
    Meus ídolos (Che e Fidel) sempre defenderam os fracos e oprimidos (entre eles os negros e a população LGBT), assim como Lenin, Mao e Kim Jong-un!

  4. É o retrato da ignorância, incompetência e burrice extrema dos comunistas. Só eles não sabiam q na África a civilização ainda não havia chegado.
    Até hj, no Brasil, nossos comunistas não sabem q a URSS ruiu de podre, q o Muro de Berlim caiu, q a China matou 70 milhões de seus próprios cidadão de fome, q Cuba é uma ilha prisão de escravos dos Castros e q a Coréia do Norte é uma Disneylândia do terror de propriedade da família Kim.
    E me pergunto há décadas: Por que diabos temos de aguentar a loucura dessa gente?

  5. Detesto o comunismo. Mas também detesto a manipulação. Os modelos de relógio Rolex usados por Fidel e Che(o deste, um presente de Fidel) nào eram, à época, caros como são hoje. Basta pesquisar ( google) e é possível encontrar várias fotos de ambos, com este acessório. Em fins dos anos 50, Rolex era o relógio preferido de navegadores, velejadores, etc. Na expedição de Fidel e seus companheiros, de barco do México até Cuba, Castro já usava um relógio desta marca. Vale lembrar que Fidel era filho de uma das famílias mais ricas de Cuba, acostumado aos luxos tão caros à burguesia a que ele pertencia. Mais: a Adidas era patrocinadora oficial do comitê olímpico cubano e forneceu coleção completa de agasalhos ao ditador, que vestindo-os prestigiava o patrocinador dos atletas e equipes do seu país. Castro e Che foram tiranos abomináveis. Mas o episódio dos relógios e dos uniformes não tem maior relevância, a não ser para sites de fofoca e blogs sujos. Aliás, o Antagonista se revelou uma versão alternativa do Conversafiada. Lamentável.

    1. vai dar uma olhada na matéria original e vai ver a foto do che como modelo para venda do rolex, depois volta aqui e pede desculpas.

    2. Cada compones tinha condições de comprar um Rolex ? que mesmo naquela época era caro sim senhor, na faixe de 100 a 120 dólares na decada de 60.

    3. Pupeteer, a propaganda do Rolex com a foto de Che comprova o que afirmei. Se você fosse interessado na verdade, verificaria o que eu disse e comprovaria a veracidade. Também existem fotos de Che consumindo Coca-Cola qie foram aproveitadas em campanhas publicitárias. Che nunca foi modelo publicitário. Fato. Você, desinformante, é quem deve desculpas.

    4. Muito interessante su comentário. És escritor, Ob. Independente? Tens Facebook? Gostaria de acompanhar a publicação de suas ideias. Abs.

    5. Eugenio Rodrigues, quando afirmei que Che Guevara era camponês? Ou Fidel? Certamente, 100 dolares era um valor proibitivo para camponeses adquirirem relógios ou qualquer bem de consumo, em Cuba ou no Brasil, nos anos 60 e provavelmente ainda hoje. Mas convenhamos: o Rolex GMT-Master, reference 1675 presenteado a Guevara por Fidel custou cerca de U$ 180, o que equivaleria, atualizado inflacionariamente o valor, a aproximadamente U$ 1.600. Hoje, um Rolex semelhante custa U$ 8.550. Há, portanto, enorme diferença entre o que simboliza um Rolex na atualidade para um “coxinha” e o que significava em 1957.

    6. Independente, sei. Tão independente que a parte realmente relevante do post passou sem comentário: que, no Congo, a revolução não tinha dado certo porque, segundo a pústula do Che, o povo lá ainda vivia pendurado em árvores, isto é, era um bando de macacos.

      Você é tão indepen.dente quanto o Paulo Henrique Amorim, ver.me es.croto.

    7. Anticomunista, sua agressividade revela o seu caráter. Está óbvio que você é somente mais um “valentão do teclado”. Sabe-se que nem todo covarde esconde-se atrás de um teclado, mas quem se esconde para agredir, é um covarde. Acusar-me do que você é não me torna igual a você. Não comentei a fala atribuída a Guevara porque penso que verdade é o que se pide provar. Não consta que essa conversa tenha tido testemunhas; pode ter havido um diáligo nesses termos – ou não. O que se sabe, conprovadamente, é que na sua “guerra”, os”revolucionários” do Congo liderados por Laurent Kabilla – assim cono seus adversários – praticavam atrocidades inomináveis, atos de barbárie que provocam o asco em quem se pretende humano. Assim é que limitei-me a comentar o que julguei pertinente – um direito meu. Se meu comentário não lhe agradou, problema seu; não é você quem vai me “pautar”. A tentativa de ofender-me, por outro lado, é esclarecedora: o método empregado por você revela que por trás do “anticomunista” está o seu extremo oposto – o fascista, criatura tão desprezível quanto o pior dos seus adversários.

    1. A moto usada por Che na sua viagem célebre era velha, muito velha mesma e foi recuperada por ele e o mecânico que foi seu companheiro de viagem. Aliás, no meio da viagem, teve que ser abandonada, já imprestável e sem recuperação.
      Manipular informações, infelizmente, não é privilégio da esquerda.

  6. Certo mesmo estava Getulio Vargas, que colocou o partido comunista na clandestinidade e perseguiu seus seguidores. Comunismo, uma praga que nada prestou de bom para a humanidade, só matou e roubou.

  7. Gosto estranho para a filosofia comunista de extrema esquerda radical. Só mesmo os Ptralhas pra se dar bem com essa gente. Será se é devido a terem os mesmos costumes de querer viver no “bem bom” quando assumem o poder?

  8. O Che de Rolex? Mentira! Comunista não gosta de expor riquezas, principalmente aquelas adquiridas com o dinheiro dos miquinhos amestrados. Vocês lembram de que quando a gente comprava um sorvete seco ganhava-se de brinde um reloginho de plástico? Foi o que aconteceu com o Che. Coitado!

  9. O “grande ídolo” dos esquerdistas de botecos, passeatas financeadas, salas de ar-condicionado e universidades chiquetosas, que se auto-arrotam as linhas de frente do respeito à diversidade, do respeito as etnias, etc… era um homofóbico e racista.
    Além de covarde que fuzilava pessoas indefesas amarradas em árvores.
    Hoje sua cabeça é um troféu na parede do escritório do capeta, junto com Fidel Castro e muitos outros de seus ídolos TAN LINDOS HONORABLES Y VALIENTES, no?
    Há molduras reservadas lá nas paredes para muitos brasileiros ainda.

  10. o extrato correto do ‘diário’ neste ponto nao deixa duvidas…’ “Os negros, os mesmos magníficos exemplares da raça africana que mantiveram sua pureza racial graças ao pouco apego que têm ao banho, viram seu território invadido por um novo tipo de escravo: o português […] O desprezo e a pobreza os unem na luta cotidiana, mas o modo diferente de encarar a vida os separa completamente; o negro indolente e sonhador gasta seu dinheirinho em qualquer frivolidade ou diversão, ao passo que o europeu tem uma tradição de trabalho e de economia que o persegue até estas paragens da América e o leva a progredir”….E AÍ ZUMBI, GOSTOU DO ‘HEROI’ DAS ESQUERDAS OPINANDO SOBRE TUA RAÇA ? NAO FOI O BOLSONARO NAO VIU ? FOI O ‘CHE’ !!

  11. Que bom gosto Che!
    Os vermelhos adoram ícones consumistas do capitalismo.
    Todo mundo lembra da famosa foto do Fidel vestindo um casaco da Nike!
    Pois é…!
    Atenciosamente.

    1. MarcosArq, em fevereiro de 2010 Fidel recepcionou Lula, trajando agasalho branco com o logotipo da Nike no peito. O google mostra o registro da imagem: digite Lula Fidel fevereiro 2010.

  12. O Che só falva mentiras, pois a Cuba antes do Fidel eram o país que tinha o 8º maior salário do mundo, passando Espanha, Suécia. A população era alfabetizada e pleno emprego, a primeira estação de TV da américa latina. Vejam a verdade no:
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=260

  13. Que presente de Fidel coisa nenhuma! O Rolex do Porco Fedorento, foi com certeza, roubado de uma de suas centenas de vitimas que costumava assassinar pessoalmente. Conta-se que depois de atirar na cabeça de um prisionero, o terrorista disse a frase “Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”.

    1. Essa sua turma de heróis da humanidade matou mais gente que o Hitler que tb. não matou pouca gente. Ignorância histórica e moral, heróis da humanidade, pode?