Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Cientista-chefe da OMS: com vacinas, mundo está mais bem preparado para variantes como Ômicron

"A [variante] Delta responde por 99% das infecções no mundo. Esta variante teria que ser mais transmissível para vencer a competição e tornar-se dominante"
Cientista-chefe da OMS: com vacinas, mundo está mais bem preparado para variantes como Ômicron
Reprodução/OMS/YouTube

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse nesta sexta (3) que embora a variante Ômicron pareça ser muito transmissível, não há motivo para pânico. A reportagem é da Reuters.

“Qual deve ser nosso grau de preocupação? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em situação diferente de um ano atrás”, disse Swaminathan, em coletiva de imprensa organizada pela Reuters.

Embora o surgimento de uma nova variante não seja bem-vindo, ela disse que o mundo está mais bem preparado dado o desenvolvimento das vacinas.

“A [variante] Delta responde por 99% das infecções no mundo. Esta variante teria que ser mais transmissível para vencer a competição e se tornar dominante no mundo. É possível, mas não é possível prever”, acrescentou.

A cientista-chefe disse que a Ômicron parece ter triplicado o número de casos novos na África do Sul, o que significa que “ela parece ser capaz de vencer parte da imunidade natural de infecções anteriores”.

As vacinas parecem ter algum efeito. “O fato de que eles não estão ficando doentes (…) isso significa que as vacinas ainda estão fornecendo proteção e esperaríamos que elas continuarão a fornecer proteção”, disse Swaminathan.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....