Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Covid: agência europeia aprova 3ª dose para todos os adultos

As pessoas a partir de 18 anos de idade sem comorbidades poderão tomar o reforço da Pfizer 6 meses após a aplicação da 2ª dose
Covid: agência europeia aprova 3ª dose para todos os adultos
Foto: Rodrigo Nunes/MS

A Agência de Medicamentos Europeia (EMA) autorizou hoje a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer contra Covid nas pessoas a partir de 18 anos de idade sem comorbidades. O reforço deve ser tomado seis meses depois da segunda dose.

A agência também recomenda aplicação da terceira dose das vacinas da Pfizer ou da Moderna como parte do programa de imunização de pessoas vulneráveis. A orientação é que esse grupo tome o reforço 28 dias após a segunda dose. A liberação da terceira dose da Moderna para pessoas sem comorbidades ainda está em avaliação.

O comitê de medicamentos humanos da EMA informou que foi realizado um estudo que mostrou aumento no número de anticorpos em pessoas de 18 a 55 anos após a terceira dose. A Agência de Medicamentos Europeia destacou que não há evidências de que níveis mais altos de anticorpos garantam mais proteção em pessoas com sistema imunológico enfraquecido, mas disse esperar que a dose extra contribua para evitar quadros graves “pelo menos em alguns pacientes”.

No Brasil, o reforço começou a ser aplicado em idosos e profissionais de saúde. 

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO