

Em entrevista à BBC Brasil, Anthony Fauci, o infectologista americano que coordena o combate à Covid no governo dos EUA, afirmou que o Brasil deveria “considerar seriamente” fazer lockdown para conter o contágio da doença.
Enquanto grande parte do mundo vê reduzirem-se os casos e mortes por Covid, o Brasil vive seu maior pico na pandemia e responde por um em cada três mortos pelo coronavírus no mundo —hoje mesmo, como publicamos, o país bateu novo recorde de óbitos em 24 horas.
“Todos reconhecem que há uma situação muito grave no Brasil”, afirmou Fauci, que evita tratar o Brasil como “ameaça”, termo corrente na imprensa internacional diante da onda de contágio brasileira.
O infectologista, porém, reconhece que a grave situação do Brasil está se espalhando pela América do Sul e que, para contê-la, serão necessárias duas medidas: aumento na vacinação e adoção de medidas restritivas como lockdowns.
“Não há dúvida de que medidas severas de saúde pública, incluindo lockdowns, têm se mostrado muito bem-sucedidas em diminuir a expansão dos casos. Então, essa é uma das coisas que o Brasil deveria pensar e considerar seriamente, dado o período tão difícil por que está passando”, argumentou o médico americano.
Fauci diz que vacinação vai impedir 4ª onda nos EUA
Queiroga conversa com Anthony Fauci por videoconferência
Fauci volta a dizer que está preocupado com o Brasil, mas ainda não promete vacinas
Os Estados Unidos precisam fazer uma intervenção sanitária no Brasil
Fauci: Brasil passa por 'situação muito difícil'
“Com os recursos que eram destinados para a Globo, eu acabava com o coronavírus”, diz Bolsonaro
Diante do Alvorada, Bolsonaro ignora recorde de mortes por Covid
Hospitais das Forças Armadas deixam até 85% de leitos ociosos sem atender civis
Chapecó, elogiada por Bolsonaro, tem aumento de 435% em mortes por Covid em 2021
Indicação de novo diretor da PF sugere vitória do Supremo e fim da Abin paralela