Covid: Anthony Fauci defende lockdown no Brasil

Covid: Anthony Fauci defende lockdown no Brasil
Foto: Flickr, White House

Em entrevista à BBC Brasil, Anthony Fauci, o infectologista americano que coordena o combate à Covid no governo dos EUA, afirmou que o Brasil deveria “considerar seriamente” fazer lockdown para conter o contágio da doença.

Enquanto grande parte do mundo vê reduzirem-se os casos e mortes por Covid, o Brasil vive seu maior pico na pandemia e responde por um em cada três mortos pelo coronavírus no mundo —hoje mesmo, como publicamos, o país bateu novo recorde de óbitos em 24 horas.

“Todos reconhecem que há uma situação muito grave no Brasil”, afirmou Fauci, que evita tratar o Brasil como “ameaça”, termo corrente na imprensa internacional diante da onda de contágio brasileira.

O infectologista, porém, reconhece que a grave situação do Brasil está se espalhando pela América do Sul e que, para contê-la, serão necessárias duas medidas: aumento na vacinação e adoção de medidas restritivas como lockdowns.

“Não há dúvida de que medidas severas de saúde pública, incluindo lockdowns, têm se mostrado muito bem-sucedidas em diminuir a expansão dos casos. Então, essa é uma das coisas que o Brasil deveria pensar e considerar seriamente, dado o período tão difícil por que está passando”, argumentou o médico americano.

Leia mais: O furo de reportagem de O Antagonista sobre a mansão comprada por Flávio Bolsonaro em Brasília é dissecado na edição desta semana da Crusoé
Mais notícias
TOPO