Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Covid: Chile coloca sua capital em lockdown após aumento de casos

Medida começa a valer em Santiago e em outras regiões chilenas neste sábado, 12; alta no total de infectados acontece mesmo depois de 45% da população ter recebido 2 doses de vacina
Covid: Chile coloca sua capital em lockdown após aumento de casos
Foto: Rodrigo Sáenz/MOP/Fotos Públicas

O Chile anunciou nesta quinta-feira (10) que colocará a região metropolitana da capital, Santiago, e outras áreas do país novamente em lockdown, devido à piora no número de novos casos diários de coronavírus.

A medida começa a valer neste sábado (12). Bares e restaurantes não poderão atender clientes e escolas não terão aulas presenciais; haverá proibição de reuniões sociais e toque de recolher das 22h às 5h. Atividades ao ar livre serão permitidas só das 5h às 9h —no fim de semana, das 5h às 10h.

No caso chileno, o que preocupa é que a imunização contra a Covid está em ritmo rápido: estima-se que 45% da população esteja completamente imunizada contra o coronavírus, considerando as duas doses da vacina.

Reportagem do G1 pondera que o percentual é insuficiente para imunidade coletiva capaz de barrar a transmissão da doença. Como já publicamos, porém, há também o temor de que a eficácia menor da Coronavac —que responde por 85% das vacinas aplicadas no Chile— seja parte do problema.

Leia mais: Enquanto dezenas de países do mundo já iniciaram a vacinação contra a Covid-19, o Brasil patina entre duas vacinas.
Mais notícias
TOPO