Covid: Departamento de Estado dos EUA recomenda não viajar ao Brasil

Covid: Departamento de Estado dos EUA recomenda não viajar ao Brasil
Foto: LHC Coutinho/Pixabay

O Departamento de Estado dos EUA colocou o Brasil no chamado nível 4 —“não viaje”— de suas tradicionais recomendações de viagem (“travel advisory”), por causa da explosão de casos de Covid.

Segundo o texto do governo americano, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) “emitiu um aviso de saúde em viagem de nível 4 para o Brasil devido à Covid-19, indicando um nível muito alto [da doença] no país”.

“Os viajantes para o Brasil podem enfrentar fechamentos de fronteira, proibições de viagens, pedidos de permanência em casa, fechamentos de negócios e outras condições de emergência dentro do país devido à Covid”, prossegue o texto.

O Departamento de Estado faz ainda uma série de recomendações a turistas para que não viajem a regiões de alto índice de crimes, incluindo fronteiras do Brasil com outros países, favelas e cidades-satélites no Distrito Federal.

“Crimes violentos, como assassinato, assalto à mão armada e roubo de carros, são comuns nas áreas urbanas, dia e noite. A atividade de gangues e o crime organizado são generalizados. Assaltos são comuns. Funcionários do governo dos EUA são desencorajados a usar ônibus públicos municipais em todas as partes do Brasil devido ao elevado risco de roubo e agressão a qualquer hora, especialmente à noite”, acrescenta o texto no site do departamento.

Hoje, mais cedo, a diplomacia americana já havia avisado que colocaria cerca de 80% dos países do mundo sob a orientação de “não viajar” e apontou “risco sem precedentes aos viajantes” por causa da pandemia da Covid.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO