Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Covid: NY e Califórnia vão exigir vacinação ou testes regulares de servidores públicos

Especialistas defendem que ações do poder público nos EUA sejam mais restritivas; país enfrenta desaceleração do ritmo de imunizações e aumento dos novos casos, embora ainda longe do pico
Covid: NY e Califórnia vão exigir vacinação ou testes regulares de servidores públicos
Michael Appleton/Mayoral Photography Office, NY

A cidade de Nova York exigirá que todos os seus cerca de 340 mil funcionários públicos, incluindo policiais e professores, se vacinem contra a Covid até a volta às aulas, em meados de setembro, ou façam testes semanalmente, informa o New York Times.

A medida foi anunciada nesta segunda (26) pelo prefeito democrata Bill de Blasio.

A Califórnia, segundo o jornal americano, deve fazer o mesmo: todos os funcionários do estado e que trabalhem presencialmente em estabelecimentos de saúde públicos e privados deverão se  vacinar ou passar por exames a cada sete dias.

Para especialistas, as novas regras podem levar a uma opção pelo teste em vez da vacinação. Eles defendem que as ações do poder público sejam mais restritivas e alegam que os exames semanais não são uma medida forte de controle contra a variante delta.

Nos EUA, segundo o site Our World in Data, o ritmo da vacinação desacelerou: a média móvel do país está de 583 mil doses aplicadas por dia, longe do pico de abril (3,4 milhões).

Ao mesmo tempo, o registro de novas infecções está em alta. Neste domingo (25), a média móvel estava em 51,9 mil casos diários —também distante dos 250 mil do início de janeiro.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO