Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Crusoé: ditadura venezuelana e oposição retomam negociações

"Mudanças nas peças do tabuleiro internacional aumentam as possibilidades de um acordo, ainda que haja inúmeros obstáculos pela frente"
Crusoé: ditadura venezuelana e oposição retomam negociações
Foto: EPA/Palácio Miraflores/Agência Lusa

A ditadura da Venezuela e a oposição retomam nesta sexta-feira (3) as conversas para encontrar uma saída para a crise em que o país está mergulhado há décadas, diz a Crusoé. Já ocorreram reuniões na Cidade do México em agosto. Elas devem se prolongar até, pelo menos, o próximo dia 6.

“Nas quatro rodadas anteriores, realizadas desde 2014, nenhum resultado foi alcançado. Os encontros serviram apenas para o ditador Nicolás Maduro ganhar tempo e deslegitimar seus rivais. Desta vez, as mudanças nas peças do tabuleiro internacional aumentam as possibilidades de um acordo, ainda que haja inúmeros obstáculos pela frente.”

“O principal movimento com potencial de impactar no resultado das negociações aconteceu na Casa Branca, em Washington. Em 2019, durante a quarta rodada de conversas, os Estados Unidos, então sob o governo de Donald Trump, exigiam que qualquer solução implicasse a destituição de Maduro. Diplomatas da Noruega conduziram as tratativas, mas não houve consenso. Em janeiro deste ano, com a posse do democrata Joe Biden, os Estados Unidos se mostraram propensos a um acerto que traga algum respiro para o país, mesmo mantendo o ditador no Palácio de Miraflores, em Caracas.”

Leia aqui a reportagem completa.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO