Ditadura até demais

O parlamento de Cuba aprovou por unanimidade o projeto de sua nova Constituição, que reconhece o mercado e a propriedade privada como parte de sua economia socialista e define casamento como a união entre duas pessoas, sem especificar sexo, pavimentando legalmente o caminho para o casamento gay, segundo O Globo.

Vamos ao que interessa:

“O texto com 224 artigos reafirma ‘o caráter socialista’ do sistema político de Cuba e o papel de liderança do governante e um único Partido Comunista, mantendo inalterados os seus fundamentos econômicos.”

A nova Carta Magna do país tem de passar por referendo nacional para ser aprovada, que é como a ditadura faz para posar de democracia a seus potenciais simpatizantes.

“Estamos frente a um projeto que contribuirá, após o referendo popular, para fortalecer a unidade dos cubanos em torno da revolução”, disse o sucessor de Raúl Castro, Miguel Díaz-Canel, que considerou a consulta um ato de “maior relevância política” e “uma reflexão adicional de que a revolução é baseada na mais genuína democracia”.

Aham.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 55 comentários
  1. É o mais do mesmo de 60 anos atrás, um só partido, um só caminho, mas o povo merece o que tem, adora viver a ilusão de que vive em um país livre, e onde a maldição do capitalismo não tem vez. KKK adoro iludidos, eles sofrem e nem se dão conta de que estão sofrendo.

  2. é pura DITADURA oficializada que continuará sendo exercida pelos mesmos … contra um povo escravo… ou seja, uma ESCRAVIDÃO disfarçada em pleno século XXI…
    Se alguém no Brasil for a favor… mude-se (definitivamente) pra CUBA…

  3. A avançadíssima Cuba atingiu agora o John Locke dos Dois Tratados (1689). Daqui mais uns 300 anos chegam a Adam Smith, David Ricardo e entendem que toda obra de Marx não é mais que um bolodório nonsense de um leitor PÍFIO de Smith, Ricardo e Hegel.

    Cuba é um país do futuro!

  4. Ah, casamento gay:, né? Mas por que será que nunca ninguém fala que Fidel era homofóbico? Bom, quanto à “democracia cubana”, não difere muito daqui, onde querem sempre nos impor PT/PMDB/PSDB goela abaixo com urnas duvidosas.

  5. Democracia?
    Quem votou em Díaz-Canel?
    Democracia não é escolher algo por voto, é liberdade de expressar o que pensa. Pois votar com uma arma engatilhada na cabeça é apenas para demonstrar o poder do tirano sobre o vassalo.


  6. Constituição socialista é a nossa
    .
    Temos direito a saúde, educação e segurança e o salário mínimo dá direito a vida de rei.
    .
    Infelizmente só a casta do Judiciário, Legislativo e Executivo e seus apaniguados tem estes direitos

  7. CÚ-BA…LANÇANDO……NOVA LEI… “NÃO SOMOS MAIS COMUNISTAS”

    E AGORA COMO FICA A GALERA COMUNISTA BRASILEIRA…QUE TEM ORGULHO DE GRITAR “EU SOU COMUNISTA” BANDO DE JUMENTOS ADESTRADOS, IGNORANTES E SEM NOÇÃO

  8. Todos os cubanos vão ser obrigados a cadastrar sua propriedade. Muitos devem ter em nome de terceiros, já que recebem dinheiro de parentes fora. Deste modo o que sobrar é do governo. O que parece ser uma boa coisa, pode ser uma armadilha para os cubanos e gays. Pergunta: A Rússia concorda?

  9. Dizem que americanos de Miami jamais fogem a nado para Cuba. Não precisa ir tão longe: ali ao lado, no Haiti, chafurdados na miséria, doenças e violência, jamais alguém fugiu para a paradisíaca Cuba.

  10. Opa!
    Como é que a turma da Manuela, Boulos, Luciana Genro, Maduro, Evo Morales e Papa Francisco vão ficar agora?
    Será que vai repetir FHC e mandar esquecer tudo o que disseram e escreveram?
    E o Pedro Caroço, guerreiro do povo brasileiro?
    E o eneadáctilo?
    Tempos interessantes…

  11. Então, querem se transformar numa China, não deu
    para não reconhecer o mercado e a propriedade privada, que pena!
    foi só um errinho de 60 anos c/ assassinatos. Falta ainda,
    democracia, partidos político, jornalismo, comissão da
    verdade e indenizações.
    Talvez agora apareçam os milionários d regim

  12. Você concorda com a nova constituição democrática e popular?
    1) SIM
    2) NÃO*
    * Favor contactar um funcionário que lhe dará uma ficha e o encaminhará ao paredão de fuzilamento na sala ao lado da cabine de votação.

  13. Cuba é um desastre mas, observem quem vai ficar com o ( pouco ) que tem de bom na ilha. Vai se repetir a URSS que do dia para a noite produziu ” milionários instantâneos “. Eventuais fábricas, indústrias e estrutura hoteleira vai cair na mão da família dos Castros, Generais, e Polícia.

  14. UMA GRANDE LIÇÃO
    .
    uma vez no poder, apos cooptar todos os setores da sociedade, inclusive os militares
    O SOCIALISMO SÓ PODERÁ SER DEPOSTO COM GUERRA CIVIL.
    .
    visto que de cima para baixo qualquer um que reclamar pode ser assassinado por não sei quem!
    .
    e sem dinheiro não há arma
    .
    é matar ou morrer

  15. Enquanto aqui militares são esculachados há décadas por gritarem com terrorista, Cuba inventou a “cela-gaveta”, de onde o poeta Armando Valladares saiu aleijado por falta de movimento. Motivo: se recusou a colocar uma placa em sua mesa dizendo “Eu estou com Fidel”.

  16. dessa vez nao vai falhar a brincadeira acabou coxinhas, vamos confiscar em impostos e distribuir pros pobres que voces burgues tanto odeiam se preparem o cara vai voltar.

  17. 1)Quem vai ser louco de discordar e votar contra, para enfrentar a cadeia? E não há qualquer novidade: comunismo, desde Lenin, sempre se manteve às custas do alto capitalismo com ele macomunado. União gay: no começo da URSS era um surubão geral, quando viram que aquilo “não servia à revolução”…

    1. 2) tornaram-se extremamente repressores do homossexualismo, mandando matar vários gays. 3) agora que gayzismo é útil à revolução, voltam a apoia-lo. 4) para amanhã descarta-lo com a maior facilidade se não for útil à causa. GAYS DE CUBA: NÃO SE DEIXEM USAR POLITICAMENTE (como fazem os elegebetistas)

  18. “Referendo Popular”, pois sim. A colocação de aspas no termo referendo popular, claro está, não é gratuita. O que é engraçado – pra não dizer trágico – é que com as modificações na constituição de Cuba, o Brasil que o PT quer será mais retrógrado. Ah, Jair Rodrigues: “O que dá pra rir dá pra chorar”

    1. No comunismo é sempre assim, miséria para todos e benefícios para quem ajuda a manter o povo escravo, ou seja, no comunismo é concentração de poder e renda nas mãos de poucos e miséria para todos.

  19. Eu vi algumas manchetes da Globo exaltando a aprovação do casamento gay. Mas Cuba é uma ditadura. Tem preso político. Tem paredão, pena de morte para quem for de oposição. Estamos falando de um regime carniceiro. Isso é só relações públicas. Cuba continua sendo uma prisão.

  20. Eles vao oficializar a propriedade privada.Isso quer dizer q agora todas as propriedades vao ser passadas para o nome dos funcionarios da nomenklatura,como aconteceu no fim da urss.

  21. Sabem como os gregos votavam? Nada de urna. Nada de levantar a mão e opinar. Votavam por sorteio, numa máquina de sortear chamada “Kleroterion”. Há 2.500 anos os gregos já conheciam as fraquezas da “democracia”, por corrupção e fraude.