A estupidez da independência catalã

A declaração de independência da Catalunha é uma estupidez econômica.

Além de deixar de ser sede de dezenas de bancos e empresas, a região veria a sua dívida aumentar de 36%  para 106% do Produto Interno Bruto.

E teria um mercado mais fechado para 65% das suas exportações — é esse o percentual dos produtos da Catalunha comprados pelos países da Zona do Euro.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 58 comentários
  1. A Catalunha só está sofrendo com problemas econômicos por que a Espanha quer que isso aconteça. Dessa forma eles tentam forçar o povo Catalão a abandonar a ideia da separação. Ou seja, é um jogo bem sujo que a Espanha faz. É antiético.

  2. A Suíça tem a mesma população e o mesmo tamanho da Catalunha, ou seja, também fica a mercê dos países vizinhos. A Suíça também não faz parte do Euro e nem da União Europeia. Apesar disso tudo a Suíça é bem mais desenvolvido que a Espanha.

  3. É aquela máxima: “em time que está ganhando não se mexe”
    São sempre imbecis as regiões que se dão bem e depois querem se separar, como se elas “sustentassem” os outros, quando na verdade eles se beneficiam das fraquezas das outras regiões.
    Que nem uma penca de idiotas que repete as asneiras de se separar do Brasil, como se isso fosse melhor pra eles, como se eles não tivessem se beneficiado esse tempo todo, pq supostamente não recebem bolsa família (sic) (SP é o estado que mais recebe).
    A começar, iam ter que exportar o que produzem, os outros estados poderiam fechar as portas, iam ter que se preocupar com contas externas, seriam obrigados a se industrializarem e iriam passar a competir… são umas antas

  4. E estariam fora da zona do euro,os catalaes passariam a receber seus salarios em pesos catalaneses,estariam impedidos de trabalhar na Europa,etc.Dai esse pessoal comecaria a reinvidicar nacionalidade espanhola

  5. Já fui de ANTAGONEXIT. Depois de meterem pau no Trump,zombarem do Bolsonaro e apresentarem o socialista global Huck, aqui só para pequenos diálogos/opiniões ,sem ler a maioria das postagens deles.Perda de tempo,principalmente quando não são notícias ,mas opiniões.

  6. O argumento de que a independência é coisa de esquerdistas é falacioso. Na verdade, foi a inflexibilidade dos que mantêm um status quo de dominação e parasitismo que empurrou um povo produtivo e dinâmico que busca legitimamente defender seus interesses a uma aliança de ocasião com esquerdistas oportunistas.

  7. E o bolivarianismo sempre foi uma estupidez e levou um dos países com maior potencial econômico do mundo a lançar seu povo na mais abjeta miséria. Não é à toa q os bolivarianos financiaram a franquia do Podemos na Espanha. Era p/repetir exatamente a mesma receita aplicada à Venezuela. E estão conseguindo. Povo burro tem em todo lugar, principalmente entre aqueles q se dizem mais politizados com gostam de repetir os espanhóis e, aqui no Brasil, os gaúchos.

    1. Na verdade, o povo não quer, o plebiscito foi forçado e sem base legal.
      Tanto que as manifestações contra são maiores que as que querem a separação.

  8. A votação deveria ser feita com todos q serão afetados, ou seja, por toda Espanha ou toda UE. Ridículo, veja como foi tentada a separação do Pará, digo divisão. Não se pode só quem quer separar ser o único a votar sobre isso

  9. Sempre digo isso sobre o Sul, que acham que se separando do resto do Brasil serão como a Europa. Separem-se e perderão um mercado consumidor imenso e concorrerão nas exportações para o Brasil e o mundo com EUA, China, Japão, Coréia do Sul, serão igual ao Paraguai, Bolívia… sem contar que perderão praticamente todas as indústrias e serviços, igual à Catalunha.

  10. O Antagonista força a barra com esses exemplos. A independência da Catalunha não é como o Brexit. A Catalunha independente não tomaria nenhuma medida para separar-se da UE ou mesmo da zona do euro. Essas situações seriam reações da própria UE.
    Ou seja, no post, o sentido de estupidez é o mesmo usado por um vilão de filmes em que o mocinho, aprisionado por ele, não quer cometer um ato abominável ou revelar alguma informação vital para o bandido, e aí este diz: “É estupidez resistir.”
    Ou seja, é um elogio da manutenção do domínio do mais forte, sem questionar se esse domínio é legítimo.
    Mas, mesmo sob essa óptica, sua validade é duvidosa. Após um fato consumado, pessoas e organizações que antes se mostravam inflexíveis deixam de sê-lo.
    A situação da Catalunha é mais insuportável do que a da Grã-Bretanha antes do Brexit. Uma coisa é sentir-se prejudicada por uma associação que traz mais desvantagens do que vantagens. Outra bem pior é ser prejudicada por uma associação que traz somente desvantagens, e ser ameaçado por desvantagens ainda maiores em caso de separação.

    1. Outras regiões da Espanha também estão querendo a independência. Se essas regiões depois de independentes fizessem um pacto federativo, boa parte dos problemas estariam resolvidos. E quebrada ficaria a Espanha sem essas regiões.

  11. O governo espanhol quis suprimir as eleições pq a Catalunha é um motor de uma grande percentagem da riqueza do governo central espanhol. o controle globalista quer manter a Catalunha sob o controle do governo espanhol por este motivo. Precisamos ter cuidado co a interpretação dos fatos uma vez que a maioria não votou e tudo foi consumado sob caracteristicas estressantes. Vamos ver como a coisa se desenrola e se feita de forma correta será muito bom para o povo catalão por se libertarem do dominio dos globalistas.

    1. Vou continuar discordando da sua visão. Primeiro, o povo majoritariamente não quer a separação.
      Dois: as empresas avisaram que vão embora, qual o sentido de se aniquilar economicamente se você já desfruta de uma liberdade quase total, com idioma próprio e bastante autonomia?
      E quem está fomentando esse racha nesse momento é uma vertente que quer a divisão dos países para atacar sua identidade nacional. Hoje, o separatismo já não atrai pessoas como antigamente e está em franco declínio. Logo, é mais uma ação de uma minoria política de que uma movimentação de fato popular.

  12. Os Catalães vão cair no papo de esquerdistas e em pouco tempo vão viver o sonho Venezuelano. Gente Burra. As vezes acho até q seria melhor mesmo eles se separarem para depois sentirem na pele o q é comunismo…

    1. Exato.
      O mesmo vale para o pessoal aqui do Sul do país que fala em separatismo.
      Sou do RS, anti-PT e sei do que estou falando.

  13. Os calões vão cair no papo de esquerdistas e em pouco tempo vão viver o sonho Venezuelano. Gente Burra. As vezes acho até q seria melhor mesmo eles se separarem para depois sentirem na pele o q é comunismo…

    1. Ô meu caro, essa falácia de novo?
      É uma relação simbiótica, de mão dupla. Separados, os dois perdem. O Brasil de efeito imediato, São Paulo de efeito a médio/longo prazo.

  14. Enquanto o mundo se degladia em opiniões, os ricos que sempre fomentam para seus interesses os recursos dos povos riem á toa. Os catalães, aqueles que percebem o usufruto que a esquerda faz de seus recursos para sugar o dinheiro do povo, fez votar pela independência. É claro que os globalistas querem tudo bem juntinho para controlar com mais facilidade.

  15. Devemos estar ocupados na defesa de nossa Amazônia do interesse estrangeiro massivo. Os ataques por lá são muito grandes. É muita terra, muito tesouro em biodiversidade e minerais. Olho vivo em nossa Amazônia, pq o que querem é se adonar dela.adivinhem quem?

  16. A Zona do Euro não compraria por que?
    Retaliação? Pelo que eu entendo é só uma questão de os preços dos produtos serem competitivos. Os catalães devem ter feito seus cálculos…
    Feito na Espanha ou Feito na Catalunha qual a diferença?

    1. EStou na dúvida: Vc é burrinho de verdade ou simplesmente maléfico e escreve tal sandice de propósito?

      Só para esclarecer: O maior incentivador a esta maluquice é a esquerda radical. COmo se houvesse esquerda boa…

  17. So acho engracado, que la atras, depois da tragica Guerra das Malvinas, os paises ricos decidiram consultar o povo da ilha, que disseram na grande maioria: “Somos ingleses!!!”
    Resultado, respeite-se a opinao dos que ali vivem.
    Ja agora, na Espanha, o povo pediu 90% pela separcao. Resposta dos paises ricos e poderosos: “A opiniao de voces nao vale nada!!!”
    HIPOCRITAS!!!!! CRETINOS!!!! FDPS!!!!

    1. Errado, 90% dos que foram votar, que foram 46% mais ou menos. Além disso, o referendo foi feito de modo ilegal, à revelia das leis espanholas.
      Se tivessem certeza da separação, fariam tudo conforme as leis e aí sim, teriam respaldo internacional. Mas feito nas coxas como foi, sem chance.
      Enquanto isso, a evasão de empresas com medo do futuro governo bolivariano já começou. Não sei se vc sabe que tem dinheiro até da Venezuela nessa aventura.

  18. É uma interpretação dúbia. A Catalunha é muito próspera e o que mais quer o mandatário espanhol globalista espanhol, é segurar a Catalunha pelas unhas. A Catalunha não quer mais servir de financiadora do globalismo. É isso.

    1. Muito pelo contrário, a maioria dos catalães não quer a separação e quem está interessado são as esquerdas financiadas pela Rússia, Venezuela, etc.
      As empresas já avisaram que vão embora se isso ocorrer, aquilo lá vai virar uma ditadura bolivariana paupérrima em pouco tempo. O turismo já caiu 50%, imagina se efetivarem isso?
      Sem necessidade, a Catalunha é próspera e vai muito bem até agora.

  19. Besterol,
    Teriam que engolir a Catalunha independente, senão a Rússia engoliria e teria na Europa Ocidental um enclave com base militar.
    Por isso não é bom para a Europa, para a Espanha e mesmo para a Catalunha.
    É a esquerda vendendo o povo catalão!
    Eles querem é dinheiro.
    A esquerda é o que sempre foi!
    Luladrão teu lugar é na prisão!

  20. Incrível que uma minoria esquerdista está tentando entubar essa maluquice contra a maioria que não deseja a separação, até porque eles já tem uma autonomia que praticamente faz deles um país dentro do país. Adoram destruir países e culturas, malditos comunistas.
    Vão vendo que vão fomentar esse terrorismo político em outras partes do mundo, vide a Califórnia, partes da Itália e até por aqui, anotem.

  21. Parabéns aos Ministro Luis Roberto “RACISTA” Barroso ex-advogado de Cesare Battisti
    Aquele ativista do PSOL e do Comunismo
    Talvez ele considere Battisti um branco de primeira linha por ser italiano
    E ao Ministro Luiz Fux (aquele que beijou os pés de Adriana Ancelmo em agradecimento pela vaga no STF) por dar um habeas corpus para o ASSASSINO TERRORISTA ITALIANO que tentava fugir do país com dinheiro vivo
    Ele pode contar também com toda certeza…
    Com o Ministro Edson “JBS” Fachin o ex-advogado do MST e que deu “autorização” para o JANOT GATE (Conspiração Tabajara) para VINGAR os que fizeram o IMPEACHMENT de Dilma Pasadena
    Com a Ministra Rosa Webber (melhor amiga da DILMA no Sul) e que tem conhecimento jurídico de um aluno de primeiro ano de faculdade de Direito
    Com o Ministro Dias Tóffoli ex- advogado do PT que foi rejeitado dezenas de vezes em concursos da Magistratura
    Com o Ministro Ricardo Lewandowski ex assessor jurídico da Prefeitura de São Bernardo na gestão do PT e vizinho de LULA que fatiou o IMPEACHMENT e rasgou a CF
    E a nossa Ministra Carminha a BETO CARNEIRO do nosso Judiciário
    Esse é o nosso STF BOLIVARIANO e as nossas LEIS que deixam SOLTOS…
    ASSASSINOS e TERRORISTAS

  22. Meus amigos espanhóis dizem que o que os políticos da Catalunha querem mesmo é esticar a corda ao máximo para ganhar mais benefícios e subsídios do governo central espanhol e que não querem, de fato, a indepenência. Mas que não contavam com uma adesão popular tão grande e agora estão enrolados pra dizer que era apenas chantagem. Não tenho como confirmar essas informações que recebi deles mas faz algum sentido e, de certa forma, foi como aconteceu com o plebiscito do Brexit.

    1. Pelos movimentos do lider catalão depois do plebiscito, parece que foi isso mesmo. O Brexit tambem começou como um blefe do partido conservador. David Cameron nao contava que os velhinhos pensionistas britanicos pro-Brexit fossem às urnas e que os descolados da geraçao milenio de Londres pro-Europa ficassem em casa perdendo tempo se exibindo em selfies nas redes sociais – que no momento é só o que essa gente “aparecida” sabe fazer.

  23. Os donos do poder amarram os paises bem amarrados, todos em blocos economicos e dependentes entre si. Quem se separou se separou, quem nao se separou, acho que nao se separará mais. A novela vai ser sempre essa: sanções economicas disfarçadas pra cima de quem pleiteia um pouco de independencia.

  24. MAS AMIGO ANTAGONISTA AMORTADELA CORRE SOLTA , O QUE SE VÊ OS MAIORES DE 50 EM MESAS DECIDINDO DE TERNO E ROUPAS DE MARCA E CERISSIMAS, E JOVENS TREINADOS NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES NO REGIME VENEZUELANO E PETISTA NAS RUAS QUEBRANDO E BATENDO EM QUEM OUSE FALAR QUE SUA PATRIA É AESPANHA.
    SÓ UMA MEDIDA FORTE DARÁ CERTO NESSE CASO.

  25. O povo do NORDESTE exige a separação pela popularidade que o Lula desfruta por lá.
    O lider do movimento separatista, Professor universitário e com pós-doutorado na França será o primeiro ministro do novo país.
    Ele é o autor do livro “Nordeste Independente” e representante do grupo que quer a separação do Nordeste do restante do país, pois este é o momento do Nordexit:
    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36720198