Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

EUA esvaziam campo de imigrantes após deportação de 1,4 mil haitianos

O governo do presidente Joe Biden tem como objetivo enviar mil pessoas por dia de volta para o Haiti em voos de deportação
EUA esvaziam campo de imigrantes após deportação de 1,4 mil haitianos
Foto: Official White House Photo by Adam Schultz

Um acampamento de imigrantes improvisado debaixo de uma ponte, em Del Río, no Texas, foi esvaziado nesta sexta-feira (24), depois que quase 1.400 haitianos foram deportados.

Na quinta, o governo de Joe Biden começou a realizar 3 voos diários de deportação, a ideia é enviar cerca de mil pessoas diariamente de volta ao Haiti. Mais de 14 mil pessoas ainda seguem acampadas em Del Río tentando cruzar a fronteira entre México e Estados Unidos.

O campo em questão contava com cerca de 1.500 imigrantes. Além dos deportados, dezenas deles, principalmente grávidas e famílias com crianças, foram levados para outros estados.

No começo da semana, a agência responsável pela fiscalização das fronteiras abriu uma investigação para analisar a conduta dos agentes, para determinar uma possível ação disciplinar contra os funcionários pela maneira como estão tratando os imigrantes.

Hoje, a Organização Internacional de Migração, agência ligada à ONU, questionou formalmente se o Brasil receberia parte dos haitianos acampados.

Autoridades do Haiti dizem não ter recursos para receber os cidadãos, muitos dos quais deixaram o país há uma década. O então presidente do país, Jovenel Moïse, foi assassinado em julho, e um terremoto matou ao menos 2.100 pessoas.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO