Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

EUA voltam a acusar Rússia de criar pretexto para invadir Ucrânia

John Kirby, porta-voz do Pentágono, disse a jornalistas nesta sexta-feira que os russos preparam "atividades de sabotagem" que motivariam uma ação militar no país
EUA voltam a acusar Rússia de criar pretexto para invadir Ucrânia
Foto: Official White House Photo by Adam Schultz

Os Estados Unidos voltaram a acusar nesta sexta-feira (14) a Rússia de planejar operações secretas no leste da Ucrânia para criar um pretexto para invadir o país vizinho.

“Temos informações que indicam que a Rússia já preparou um grupo de agentes infiltrados para conduzir uma operação no leste da Ucrânia. Os agentes são treinados em guerra urbana e no uso de explosivos para realizar atos de sabotagem contra as próprias forças apoiadas pela Rússia”, disse o porta-voz do Pentágono John Kirby a jornalistas.

O funcionário do governo americano disse que as “atividades de sabotagem” serviriam para que a Rússia acusasse a Ucrânia de estar preparando um ataque contra as tropas russas que estão no leste do país.

Esse movimento poderia ser, segundo a fonte, o estopim para uma invasão militar que ocorreria entre “meados de janeiro e fevereiro”.

No mês passado, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, fez acusações semelhantes.

Há pouco, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que Moscou está perdendo a paciência com a “interferência” dos americanos e que “o potencial de conflito está crescendo”.

Mais notícias
TOPO
×
Oferecimento....