Giscard d’Estaing, ex-presidente da França, morre de Covid-19 aos 94 anos

Giscard d’Estaing, ex-presidente da França, morre de Covid-19 aos 94 anos
Foto: Institut Jacques Delors

Valéry Giscard d’Estaing, que presidiu a França de 1974 a 1981, morreu aos 94 anos de idade, vítima da Covid-19, informou nesta quarta-feira (2) a imprensa do país.

Ex-presidente francês de vida mais longa, Giscard d’Estaing já havia sido hospitalizado com problemas respiratórios em Paris, em setembro deste ano.

Ministro da Fazenda da França na gestão de Georges Pompidou, personalidade que encarnava a centro-direita do país, ele derrotou François Mitterrand na eleição presidencial de 1974. Sua resposta ao socialista em um dos debates daquele ano ficou célebre: “Tenho um coração como o seu, que bate no seu próprio ritmo. Você não tem o monopólio do coração”.

Giscard d’Estaing assumiu a Presidência aos 48 anos e, segundo o obituário da Reuters, “liderou a modernização da sociedade francesa durante seu governo”. Sete anos depois, perdeu a eleição para Mitterrand por uma diferença de pouco mais de três pontos percentuais.

O ex-presidente era membro da Academia Francesa desde 2003.

Leia mais: A revista que fiscaliza TODOS os poderes e conta com os melhores colunistas do Brasil.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler comentários
TOPO