Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Governo do Reino Unido agiu com "negligência indesculpável" na pandemia, diz relatório

Um documento de 151 páginas apresentado por parlamentares britânicos nesta segunda-feira critica o modo como o país enfrentou a Covid
Governo do Reino Unido agiu com “negligência indesculpável” na pandemia, diz relatório
Reprodução/Sky News

Um relatório do Parlamento britânico divulgado nesta terça-feira (12) afirma que o governo do Reino Unido cometeu “graves erros” em sua resposta inicial à pandemia de Covid.

Segundo o documento, a estratégia adotada por Boris Johnson (foto) foi “um dos fracassos de saúde pública mais significativos” da História do país.

Em 151 páginas, os parlamentares mencionam que o Reino Unido não tomou medidas semelhantes às adotadas por outros países. Segundo o relatório, o governo tomou decisões propositalmente coletivas para driblar a responsabilidade individual e determinou suas ações baseando-se no comportamento do vírus da gripe comum e ignorando lições aprendidas em epidemias anteriores, como as de Ebola e Sars.

De acordo com o informe, o governo agiu com uma “negligência indesculpável”.

O documento recebeu o aval de 22 integrantes do Parlamento britânico, de oposição e da base do governo.

Em resposta, o governo disse, em um comunicado: “Durante a pandemia, fomos guiados por especialistas médicos e científicos e nunca nos esquivamos de tomar ações rápidas e incisivas para salvar vidas e proteger o NHS (o sistema público de saúde britânico), incluindo a introdução de restrições e quarentenas”.

Boris Johnson foi internado com Covid em março do ano passado. Ele precisou ser clevado a uma UTI.

Mais notícias
TOPO