ACESSE

Hidalgo é reeleita em Paris; verdes vencem em Lyon e Marselha

Telegram

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foi reeleita ontem para mais um mandato à frente da capital francesa.

A socialista teve cerca de 50% dos votos e derrotou a ex-ministra da Justiça Rachida Dati, candidata dos Republicanos, que ficou com 30%.

“Os parisienses elegeram a esperança. Elegeram uma Paris que respira, mais agradável para viver, mais solidária porque não deixa ninguém de lado”, disse Hidalgo após a confirmação da vitória.

As eleições foram marcadas por um avanço do Partido Verde, que conquistou prefeituras importantes como Lyon, Marselha e Bordeaux.

“Nesta noite, venceu o desejo de um ecologismo concreto, um ecologismo de ação”, comemorou Yannick Jadot, um dos líderes dos verdes.

O República em Marcha, partido do presidente Emmanuel Macron, perdeu em quase todas as grandes cidades do país.

O primeiro-ministro, Édouard Philippe, venceu a eleição em Le Havre. Segundo a Constituição francesa, o premiê pode nomear um substituto para ocupar a prefeitura.

Em meio à epidemia de Covid-19, as eleições registraram abstenção recorde. Apenas 40% dos eleitores em condições de votar compareceram às urnas.

Leia mais: A estratégia de Bolsonaro para chegar ao fim do mandato

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 12 comentários