Inflação na Venezuela pode fechar 2018 em 400.000%

A crise humanitária na Venezuela não é só causada pela escassez, registra o Estadão.

“O preço dos alimentos também atingiu um patamar proibitivo para a maioria dos venezuelanos. O salário mínimo é de 456 mil bolívares, o equivalente a US$ 136 na utopia do câmbio oficial e US$ 2,5 na realidade do câmbio paralelo.

Um quilo de açúcar custa em média 155 mil bolívares – um terço do salário mínimo. O litro de leite pode ser encontrado por 60 mil bolívares, cerca de 15% de um salário mínimo.

(…) Em carta aberta ao presidente Nicolás Maduro, um grupo de economistas alertou ontem que a inflação na Venezuela pode fechar 2018 em 400.000%.”

O paraíso petista tem dessas coisas.

A comida de cachorro dos venezuelanos

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio disse:

    O problema de falar meramente em aumento preços e não abordar a causa real - a desvalorização da moeda e a escassez causada pelo socialismo - é que isso ajuda esquerdistas insidiosos a empurrar o discursinho - como certamente o farão os jumentos petistas que insistem em comentar aqui - de que os comerciantes estariam boicotando o governo com alta de preços ou praticando "hoarding" para gerar uma escassez artificial, inflar preços e prejudicar os mais pobres. Tudo é é pura baboseira, claro, mas podem esperar para ouvir esse tipo de discurso, que será feito na esperança de enganar os mais incautos ou leigos em economia básica.

Ler comentários
  1. Geraldo disse:

    As pessoas estão viajando mais de 1000 km até Boa Vista RR... Dormem em abrigos improvisados, em barracas, em prédios abandonados.. Pelo menos, aqui elas conseguem comer. Agora, imagine o desespero dessas pessoas. Largam o conforto de suas casas para apenas ter o que comer.

  2. José Maria disse:

    Este é o Brasil de amanhã. Tenham certeza disso, as urnas eletrônicas garantirão.

  3. Nat disse:

    -Não importa que os EUA sejam o país que mais compra produtos da Venezuela. E para quem mais vende. -Não importa que escassez até de papel higiênico é verificada desde que o preço do barril do petróleo estava no pico. -Não importa que se destrua a economia do país com expropriações de indústria de base, terras, bancos e até hotéis para entregá-los a partidários. -Não importa que vc bote hordas de milicianos parra achacar empreendedores com tabelamentos, confiscos e regulações sobre preços, câmbio e contratos… -A CULPA VAI SER SEMPRE DUZAMERICANO..

  4. OLS disse:

    Continuo alertando aos que apoiam o lulopetismo no Brasil...

  5. Patriota disse:

    Não há democracia na ditadura, também não há democracia na corrupção e fisiologismo político. Brasil e Venezuela se igualam. Povo nas ruas se manifestando é a única solução, precisamos reaparecer e repetir junho de 2013.

  6. Coriolano disse:

    Ainda não é o fundo do poço. A Venezuela só vai mudar depois de uma guerra civil sangrenta. Isso se os russos e iranianos não vierem em socorro do regime assassino, como estão fazendo na Síria.

  7. O sonho acabou disse:

    Socialismo é uma utopia e jamais dará certo porque o ser humano é egoísta, individualista e competitivo por natureza e isso não tem como mudar.

    1. Que sonho? Sonho de quem? Não fale besteiras! Você está completamente ERRADO! O socialismo não funciona porque a centralização do poder gera escassez e não tem como dar conta de cada uma das necessidades das pessoas. O verdadeiro sistema de colaboração e ajuda entre pessoas chama-se CAPITALISMO, que permite a geração de riqueza através da troca voluntária de bens e serviços e do sistema de preços, que ajuda a definir o valor das coisas e gerar oferta para atender à demanda da população. . A idiotice de comentários como esse seu, que só servem para regurgitar os clichés marxistas de "egoísmo" e pintar o individualismo e a competição como se fossem coisas ruins, são amostra cabal do nível abissal em que se encontra a educação neste país.

    2. Nat, a palavra correto não é egoismo e sim uma boa dose de ambição, o ser humano e impulsionado por ambicionar sempre um pouquinho mais, isso impulsiona outras pessoas e assim sucessivamente vai desenvolvendo a humanidade, é sequência natural do desenvolgimento, diferente do dito comunismo/socialismo que quer de forma artificial , forçada diminuir as diferenças sociais e econômicas, tira a boa ambição de quem trabalha e produz e faz todo mundo esperar para que o Estado resolva seu problema, o Estado que vive da economia de qyem produz vai deixar todos na mão, ou na miséria.

    3. Socialismo não é sonho nem utopia é um coma coletivo. Quando despertam do coma vêem que passaram-se décadas e o mundo é outro e ficaram parados no limbo.

    4. No conto da Cinderela uma abóbora virou uma luxuosa carroagem. Na vida real a Venezuela comeria a carroagem inatura com casta . Enfim , não deu certo por causa da CIA, da zelite Branca , do minotauro, dos fascistas .... em breve dirão que se enganaram de estoria que a da Cinderela não é o socialismo verdadeiro mas sim , o da Branca de neve e os piratas anões, daí sim dará certo o socialismo onde todos serão trilhonários. Sempre haverão ouvintes que viajam em contos infantis.

    5. O socialismo, ou a abolição da propriedade privada, nunca daria certo, mesmo que os seres humanos fossem solidários, altruístas e cooperativos. Quando você fala que não dá certo porque o humano é egoísta e tal, você está endossando o próprio discurso da esquerda. Vai ler Mises, Hayek, Rothbard, Ayn Rand, etc...

    6. Porque as pessoas são diferentes nas aspirações, nos talentos e nos esforço. Até irmãos que receberam a mesma educação, comumente, têm êxitos sociais diferente. É graças a individualismo, egoísmo e competição que saímos das cavernas. Que tenhamos mais gente individualista, egoísta e competitiva lutando para que eu gaste meus ricos reais com elas. Assim o Mundo anda.

  8. mauricio disse:

    agora entendo porqê os chineses comem tudo que anda e rasteja é a fome do socialismo pior que existe 600 milhões de chineses igual os venezuelanos abandonados no meio rural pelo governo. Tem que ser muito burro em apoiar o socialismo comunista deviam proibir partido comunista no BRASIL.

  9. Rodrigues disse:

    Taí uma boa idéia, mostrar aos fanáticos, alienados brasileiros, que graças aos céus, já são bem poucos, o modelo que o petismo queria implantar aqui no Brasil, e ainda tem até jornalistas criticando o governo Temer, endossado as balelas do chefe das quadrilhas da megacorrupcao, ainda bem que o Brasil, apesar dos alienados, ainda tem brasileiros sensatos que decidiram expulsar essa corja do Palácio do Planalto, mas, isso não basta é preciso levá-los para cadeia é enxortá-los do congresso, só assim teremos um Brasil preparado para decolar, nunca vamos nos livrar de corruptos no Brasil, mas, estaremos livre de um Brasil corrupto.

  10. Clovis Vicente Norberto Felix disse:

    Um país que tinha tudo e produzia de tudo, Rico em Petroleo e Rico em terras férteis, depois que foi implantado o comunismo por chaves, expropriando 7 milhões de terras de quem produzia e distribuida aos MST da Venezuela que não produzem, o país passou a descer a ladeira igual a uma carreta sem freio.O comunismo acha que todos são iguais e todos podem excercer qualquer atividade e produzur a mesma coisa, esse é o erro.Um tem o tino para produzir alimentos, outro para indústria, outro para Artes, outro para o futebol, outro para Administrar, outro para ser administrado, outro para ser Empresario, Dentista etc,...É por esse conceito Comunista que um motorista de ônibus, Chucrão, analfabeto funcional, sem sabedoria, assume como Presidente e leva seu povo a ruina, miserabilidade plena.

  11. Juvenal Alencar Silveira Souza disse:

    A diferença social que o socialismo/comunisno tenta fazer artificialmente só será conquistada com a Educação, desenvolvimento, muita tecnologia, trabalho e principalmente a Liberdade para o ser humano em se desenvolver e com uma boa dose de ambição , mola propulsora,procurar crescer e gerar empregos e rendas, via impostos ao Governo, e o governo aplicar bem esses impostos para que os menos capazes se desenvolvam.Não há varinha mágica artificial para resolver esse impasse.

  12. Antonio Henriques disse:

    Antagonistas, vão ao quadro negro e escrevam 1.000 vezes a frase: "Não existe crise humanitária na Venezuela, o que lá existe é Socialismo!" Quem sabe um dia aprendam a distinguir acidentes com ações concretas e objetivas?

  13. Queriam mais um exemplo? Tá aí para todo o mundo ver. disse:

    A vida como ela é. Venezuela, onde o socialismo não foi deturpado e realmente funciona.

  14. Riquesa das Nações disse:

    Isso é o que acontece quando quando se estatiza os meios de produção, confisca a propriedade privada, imprime-se de dinheiro a rodo (expansão da base monetária) e estabelece um controle de preços, isso impede o cálculo econômico como demonstrou Mises destruindo recursos escassos e por conseguinte a economia de uma país. Socialismo é isso, planejamento central, que esmaga e destrói a riqueza de qualquer nação, uma país que já foi uma das maiores economias do mundo e com a maior reserva de petróleo do mundo, mergulhado no abismo, como foi dito por Milton Friedman: "Se colocarem o governo para administrar o deserto do Saara, em cinco anos faltará areia."

    1. Alguém precisa escrever o livre " A pobreza das Nações" para idiotas "socialistas" lerem. Entre aspas porque o socialismo no meu entender sendo um sistema que não iguale, mas não deixe pessoas fora da economia ativa. Um sistema que não deixa pessoas desamparadas e forneça qualidade de uma existência segura. Tipo Noruega, por exemplo.

  15. Ernie disse:

    E o pior é que o Brasil, mantendo o estado perdulário com castas de privilegiados, vai acabar seguindo o mesmo caminho. Igualzinho a Venezuela que tem uma casta de privilegiados associados ao podre (de maduro) e o povo que passa fome.

  16. Antonio disse:

    Quer destruir Lula e o PT de uma vez? Só mostrar a tragédia humanitária da ditadura bolivariana na Venezuela, e escancarar o apoio descarado da liderança petista ao ditador lunático. Mas como todos os partidos tem o rabo preso com o comandante máximo da ORCRIM isso dificilmente acontecerá.

  17. Antonio disse:

    Marx e Engels, os inventores do socialismo/comunismo, nunca acreditaram que sua invenção daria certo algum dia, por isso preferiram chamá-lo de utópico; quem tentou como os russos, chineses, cubanos, angolanos, cambojanos, vietnamitas, coreanos descobriram que ambos estavam certos, só os idiotas deste continente atrasado é que ainda acreditam nessa farsa chamada socialismo-comunismo.

    1. Você tem noção que esses valores são artificiais, certo? E mesmo assim, qual o seu ponto? Espera que o povo venezuelano beba gasolina?

    2. Só não tem o carro para abastecer. Meu Deus, é muita ignorância...

    3. Ai vc bebe a gasolina que vai encher o tanque, digo bucho.

    4. Resolvido:Os venezuelanos incluirão em sua dieta alimentar um copo de gasolina no almoço e um de diesel no jantar E viva o socialismo do século 21

    5. Custa até menos. Com um preço de um smartphone vc compra toda a produção diária do país. Imagine a capacidade de investimento da PDVSA.