Israel reabre passagem na Faixa de Gaza

Israel reabriu hoje a única passagem para o trânsito de mercadorias na Faixa de Gaza, o que demonstra um relativo apaziguamento após semanas de tensão na fronteira com o território palestino submetido a um bloqueio, registra o G1.

Dezenas de caminhões atravessaram a passagem de Kerem Shalom (Kerem Abu Salem, em árabe), que estava fechada desde 9 de julho para a maior parte das mercadorias – incluindo combustível – como forma de represália por atos hostis palestinos procedentes do território e confrontos na fronteira.

Israel só vinha deixando passar as de caráter “humanitário – comida, medicamentos e material médico –, mas anunciou ontem que reabriria a passagem se a calma dos últimos dias continuasse.

“A tensão com Israel foi em reação ao aumento, na Faixa de Gaza, desde 30 de março, de uma mobilização contra o bloqueio israelense imposto há mais de dez anos e a favor do retorno dos palestinos expulsos, ou que fugiram de suas terras, quando se criou Israel, em 1948.

Depois dessa escalada, acertou-se uma trégua entre Israel e o movimento islâmico Hamas, graças à mediação do Egito e da ONU, segundo uma fonte próxima às negociações.”

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 11 comentários
  1. O Antagonista esqueceu de citar os mais de 150 mísseis e bombas caseiras lançadas contra Israel, diariamente. A fronteira foi fechada em represália ataques violentos do Hamas, com armas mortais.

  2. “…se criou Israel, em 1948.” A nação/povo de Israel existe a mais de 4.000 anos no mesmo lugar de hoje, apenas em 1948 a ONU criou em forma de lei a criação do Estado judeu.

    1. O indivíduo que assina como corja (14:08) faz parte da corja disseminadora de ódio e mentiras contra os judeus. Israel é vítima dos terroristas do Hamas. Aos israelenses, desejo felicidade infinita.

  3. Sem o desenvolvimento, tecnologia, trabalho e boa vontade de Israel, TODA a população da Palestina estaria sem emprego, sem água, sem medicamentos, sem energia, sem combustível. Pobres Diabos.

  4. Isis, Al Qaeda, Hamas, Talibã, Al Shabab, Boko Haram, Khorasan, Jemaah Islahiyah….TODOS grupos Terroristas Islâmicos e Israel é que é violento ?? A MENTIRA É O OXIGÊNIO DA ESQUERDA!!