Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Joe Biden: "Cerca de 90% dos americanos que quiseram sair foram retirados"

O presidente dos Estados Unidos disse que o Talibã assumiu um compromisso para permitir que americanos no Afeganistão possam deixar o país se quiserem
Joe Biden: “Cerca de 90% dos americanos que quiseram sair foram retirados”
Reprodução: Twitter/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enalteceu há pouco a operação de retirada dos soldados americanos do Afeganistão. Segundo ele, 90% conseguiram deixar o país dominado pelo Talibã.

Hoje era o último do prazo estabelecido pela Casa Branca.

Acreditamos que entre 100 e 130 americanos ainda estejam no país, e alguns deles pretendem sair. A questão é que cerca de 90% dos americanos que estavam no Afeganistão e queriam sair foram retirados. Os que ainda permanecem lá ainda poderão sair quiserem.”

Biden criticou a decisão do então presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, de deixar o país diante do avanço do Talibã.

“Nós contávamos com milhares de soldados das forças militares afegãs, mas eles nos abandonaram e abandonaram seus postos. A premissa de que o governo nos ajudaria mostrou-se falsa. Mas nós estávamos prontos.”

O presidente dos Estados Unidos disse que o Talibã assumiu um compromisso para permitir que os americanos que continuaram no Afeganistão possam deixar o país se quiserem.

O Talibã fez compromissos públicos e garantiu a saída daqueles que quiserem deixar o país. Nós temos uma moeda de troca para garantir que os compromissos sejam mantidos. 31 de agosto não foi um prazo arbitrário, foi um acordo para salvar vidas de americanos.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....