Juíza ordena prisão de ex-líder catalão

A juíza espanhola Carmen Lamela atendeu a pedido do Ministério Público e emitiu uma ordem de prisão contra o ex-presidente catalão Carles Puigdemont e quatro de seus assessores.

Os cinco são acusados dos crimes de rebelião, sedição e uso indevido de fundos públicos. As acusações são ligadas à iniciativa separatista da Catalunha.

Puigdemont, que está em Bruxelas, nega que tenha ido à Bélgica pedir asilo depois de sua destituição pelo governo espanhol.

O ex-líder catalão também disse que pretende disputar as eleições regionais marcadas pela Espanha para 21 de dezembro.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 10 comentários
  1. Até na Espanha prendem mais rápido que aqui.Puigdemont,que foi eleito pelos catalões para proclamar a independencia,devia ter renunciado quando sentiu que Madrid não cederia.

  2. Antagonistas: O cenário é das 1001 noites. O caso de “los trés mosqueteros”, e o “Resgate do soldado Ryan”, I e II. O primeiro ‘soldado’ está na Bélgica. O II, aqui mesmo, no norte, é o cara da Balsa. Ou seria outro Lochte?(outro medalhista da Olimpíada do RJ), heim? Talvez força um pouco para virar “notório”; talvez o famoso cineasta Moore transforme tudo em um Longa. Quem sabe?!…

  3. Vai vim pro Brasil refúgio acolchegante , companhia para o Battisti, assim perpetuamos nosss biografia como recebedores de ladrões.

  4. O vagabunndo traiu a Espanha e traiu os catalães que confiaram nele. Colocou seu povo numa roubada e fugiu. Merece ser enforcado.

  5. Esse tentou dar um golpe. Não contava com a firmeza do governo espanhol e o povo que foi para as ruas. No Brasil, a justiça está demorando muito para decretar a prisão do Lula.

  6. O velho autoritarismo espanhol. A Catalunia, tem língua própria, cultura própria e não quer mais levar a Espanha das touradas medievais, das Tomatinas, da Monarquia e de outras coisas estúpidas nas costas e tem toda a razão! Torço pelos catalãs!

    1. Pela sua lógica então, o Sul deveria se separar do Brasil, assim como o Nordeste, afinal hábitos e costumes são muito distintos do resto do país! Conselho: leia um pouco mais, deixe de dar opinião sem a menor base de conhecimento

    2. Você pensa como a minoria dos catalães, de maneira torpe e idiota. Apenas 30% dos catalães são imbecis e querem a independência.

    3. Você que é burro. A Catalunia é um país e tem um idioma próprio. O Sul, Nordeste e as outras regiões foram colonizados pelos portugueses, é um mesmo povo! Vá estudar você!

Os comentários para essa notícia foram encerrados.