Líder catalão se entrega à polícia na Bélgica

O líder separatista e presidente destituído da Catalunha Carles Puigdemont se entregou à polícia da Bélgica neste domingo.

A pedido do Ministério Público da Espanha, a juíza espanhola Carmen Lamela havia emitido uma ordem de prisão contra Puigdemont e quatro de seus assessores por crimes de rebelião, sedição e uso indevido de fundos públicos na iniciativa de independência da Catalunha.

Os cinco haviam fugido para Bruxelas nesta semana.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 28 comentários
  1. E vai para a cadeia mesmo com acusações pesadas. Vai ser exemplo para os outros. É o que est”a faltando no Brasil, o Lula na cadeia!!!

  2. Tambem pensei em fugir pra Bélgica, país pequeno, rico e civilizado no coração da Europa e sede da União Européia… mas aí lembrei que lá já tem várias células de muçulmanos terroristas.
    Abrindo o Atlas geográfico novamente…

    1. O “menino” do impeachment fatiado, aquele que pesa na cueca do Renan, também gosta muito da Bélgica, louquinho por uma embaixada o menino.
      Geralmente é assim, phodem a vida da população e fogem para um lugar civilizado.

  3. Não se discute a FORMA deste movimento, mas sua ORIGEM JUSTA E HISTÓRICA.
    A Catalunha é uma pequena nação, porque era uma pequena nação: com território, cultura e língua (Escocês fala escocês não fala inglês).
    MALUCOS COMO ESTE LÍDER, VÃO EXISTIR E EXISTIRAM, EM OUTROS MOVIMENTOS SEPARATISTAS. Mas assim, com todos “apoiando” a ESPANHA é covardia. E Ainda mais, tendo um Parlamento de nações com direito de opinar SOZINHO, sobre algo EXTREMAMENTE IMPORTANTE COMO É O TEMA DA LIBERDADE DE UM POVO??? NÃO, tá tudo ERRADO! ESTE ASSUNTO É PARA SER LEVADO A SÉRIO. SE É PARA VIVER JUNTOS, DECIDAM “DIRETAMENTE” JUNTOS: Plebiscito da COMUNIDADE EUROPEIA!

    1. “A JAULA”
      Quando é pequena
      É uma prisão.
      Quando é grande
      É o Socialismo.
      Ou,
      É a cabeça de um cabeção
      Todo cheio de razão!

  4. Curiosidade…
    Quando a cortina de ferro fechou suas portas trancou dentro um punhado de nações independentes e criou a UNIÃO SOVIÉTICA!
    Quando a droga Socialista ruiu sobre seus pés de barro… NÃO DEU PARA QUEM QUIS. SÓ NÃO COLOCARAM SEUS PAÍSES NAS COSTAS E NADARAM PARA A COSTA DA INGLATERRA OU EUA, PORQUE NÃO PODIAM COM O PESO.
    Quando a O REINO UNIDO LIBERTOU SUAS EX COLÓNIAS NENHUMA LHE VIROU AS COSTAS, E HOJE PROSPERAM JUNTAS MESMO INDEPENDENTES.
    Pergunta: A COMUNIDADE EUROPEIA É UM MODELO TIPO… INGLÊS OU SOCIALISTA???

  5. O sujeito expôs seu próprio povo à violência justificada da polícia espanhola, não teve culhões para manter o absurdo que contruiu e depois fugiu. O povo catalão deveria pegar e sujeito e matá-lo da mesma maneira que fizeram com Mussolini, linchado até a morte e pendurado morto num posto de gasolina.

  6. Roberto Dias – Folha
    O governo de Carles Puigdemont esticou a corda da independência catalã sem ter: 1) apoio majoritário da população local; 2) suporte da elite econômica; 3) amparo da lei; 4) respaldo internacional; 5) força militar para levar a cabo sua vontade; 6) coragem de declarar a separação com todas as letras e em alto e bom som.
    .
    Folha de S.Paulo
    A Catalunha foi a região que registrou o maior crescimento mensal do desemprego em relação a setembro. O número de desempregados nessa região subiu 14.698, a sua maior elevação desde 2008, o que significa um aumento de 3,67% —o dobro do percentual registrado no restante do país.
    .
    O número de firmas que transferiram sua sede para fora da Catalunha chegou a 1.982 durante outubro. Caso a crise se alastre por todo o ano de 2018, a Catalunha pode perder 2,7 pontos percentuais em sua expectativa de crescimento e estagnar, segundo a Autoridade Fiscal.
    .
    O impacto do separatismo também já é sentido no turismo: uma série de entidades do setor publicou seus números sugerindo uma queda de em torno de 20% na ocupação dos hotéis.

  7. Kkkkk
    Para Bruxelas o EPICENTRO DO FIM DA EUROPA COMO UMA CONFEDERAÇÃO DE NAÇÕES DEMOCRÁTICAS E INDEPENDENTES????
    Olhem TODA essa falta de OPINIÃO EM FAVOR DO SENTIMENTO DE INDEPENDECIA DA CATALUNHA E COMPAREM COM A HARMONIA CHEIA DE PEQUENAS RUSGAS DA ESCÓCIA, IRLANDA e o País de Gales com a INGLATERRA!
    HARMONIA COM INDEPENDÊNCIA, TOLERÂNCIA e LEIS é o SEGREDO DO REINO UNIDO.
    Suas ex colónias nunca a abandonaram quando precisou se defender, sentem orgulho e reconhecem o valor de seus princípios morais, económicos e políticos.
    O único lugar por aquelas bandas com alguma NESGA de liberdade vai ser A INGLATERRA E A RÚSSIA!
    DEUS SALVE A RAINHA!

  8. A única maneira de se separar do Brasil é através da guerra e o Exército Brasileiro está pronto para aniquilar qualquer tentativa de separação.

  9. Onde estão as bolsonaretes separatistas burras, paulistas e gaúchas, que num primeiro momento defenderam esse traidor com cara de Harry Potter velho depois do câncer? Sumiram todas. hahahahaha!!!

  10. A Bélgica se for um país sério, deve entrega-lo imediatamente ao governo Espanhol, que não diferente deverá, assegurar o devido processo é contraditório ao líder separatista. Tudo sob o mando e auspícios da Constituição do Estado Espanhol.

    1. Pelas regras da União Européia, o governo da Bélgica é obrigado a entregar o traidor, caso contrário sofrerá as sanções e penalidades previstas nos acordos.

Os comentários para essa notícia foram encerrados.